Quais são as declarações do Simples Nacional?

Quais São As Declarações Do Simples Nacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

No universo do empreendedorismo, muitas dúvidas surgem em relação a obrigações fiscais dos negócios e o ideal é buscar informações confiáveis para lidar com esses deveres. Ao abrir um estabelecimento, você terá que enviar diversos relatórios mensais e anuais, documentos estes que vão definir os valores de impostos que deverão ser pagos.

No Brasil, dentre os regimes de tributação disponíveis para as empresas estão: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

Se a sua empresa foi enquadrada neste último regime tributário, é sempre importante saber quais são as declarações do Simples Nacional, evitando assim receber multas por atraso na entrega de alguma das obrigações do seu negócio.

Já adiantamos que manter esse acompanhamento com a sua contabilidade de confiança é ideal para que você ocupe o seu tempo em temas mais relevantes para o negócio.

Com tantas obrigações fiscais, a Aspecto Contabilidade atua como o parceiro ideal para cuidar das questões que envolvem o tema, além de cuidar para que todas declarações mensais e anuais sejam entregues sem atrasos! Venha conhecer nossas soluções.

O que é o Simples Nacional?

De maneira resumida, o Simples Nacional é o regime de tributação aplicado às micro e pequenas empresas. Ele unifica arrecadações, cobranças e fiscalizações relacionadas para simplificar a vida dos empresários.

Além disso, esse regime de tributação conta com a participação conjunta de órgãos de nível nacional, estadual e municipal.

Quando falamos sobre impostos, o Simples Nacional é a melhor opção para micro e pequenos empreendedores, já que, por conta de sua definição, ele oferece uma série de benefícios que não estão presentes nos outros regimes de tributação.

Quais são as declarações do Simples Nacional?

Toda empresa deve informar aos órgãos fiscais as suas operações mensais, lucros e diversas outras informações. Neste caso, as declarações deste regime são justamente estes comprovantes da movimentação que vão definir os tributos que serão pagos.

Quando falamos sobre quais são as declarações do Simples Nacional, é interessante que trabalhemos elas de maneira separada. Isso porque cada documento possui suas peculiaridades e diferenças importantes de serem observadas.

Declarações mensais do Simples Nacional

Quando falamos sobre quais são as declarações do Simples Nacional, duas delas são exclusivas e diretamente impostas por esse regime de tributação.

A declaração mensal no site do Simples é a primeira delas e deve ser entregue para a geração do DARF devido.

Nesse site, o responsável por esse setor da sua empresa deverá declarar todas as informações necessárias relacionadas às atividades do seu negócio em um determinado mês. Isso inclui o faturamento mensal, gastos, como eles foram realizados, dentre outros dados.

A declaração mensal é feita no próprio site do Simples e, como o nome implica, deve ser realizada mensalmente.

As declarações mensais do Simples Nacional devem ser entregues até o dia 20 de cada mês. Elas existem tanto para micro e pequenos empreendedores, como para outros tipos de empresas.

Entre as declarações mensais desse regime de tributação estão:

  • Declaração de Substituição Tributária;
  • Diferencial de Alíquota e Antecipação; e
  • Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social.

Também se incluem o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços; a Guia de Informação e Apuração do ICMS; e a Declaração de Débitos Tributários Federais.

Declarações anuais do Simples Nacional

Quando falamos sobre quais são as declarações do Simples Nacional, essas são as que devem ser entregues anualmente, com informações referentes ao ano fiscal anterior. Elas também são uma obrigação de todos os empreendedores.

Entre as declarações do Simples Nacional que devem ser entregues todos anos estão:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte;
  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais; e
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)

A DEFIS é o segundo tipo de declaração exclusiva e imposta diretamente pelo Simples Nacional. Além disso, ela é bem parecida com a declaração mensal, mas possui duas peculiaridades.

Entre as declarações do Simples Nacional, a DEFIS abrange basicamente tudo o que foi feito na sua empresa no ano em questão. Isso inclui rendimentos, despesas, contratação e demissão de funcionários, entre outras coisas.

Enquanto a primeira declaração deve ser realizada a cada mês, a DEFIS é uma obrigação anual.

Ficou um pouco mais fácil entender quais são as declarações do Simples Nacional depois deste conteúdo? Saber essas informações pode te poupar muita dor de cabeça no futuro, então não tenha medo de se aprofundar nestes conhecimentos!

Apesar de parecerem complicados, cada um dos nomes e siglas apresentados podem ser facilmente explicados por meio de uma consultoria tributária. Por isso, conte com o auxílio da Aspecto Contabilidade para tornar essa ação menos burocrática.

Se gostou deste conteúdo, siga-nos no Linkedin e Instagram, e conte conosco para uma consultoria completa para definição do regime tributário ideal para o seu negócio!

Após entender quais são as declarações do Simples Nacional, aprenda aqui como tirar alvará de funcionamento para lanchonete!

4/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 02 15 At 14.44.16 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Nota Fiscal: você emite?

A Nota Fiscal é o documento oficial que comprova uma transação comercial, tanto de produtos quanto de serviços. Ela serve como uma comprovação tributária das atividades realizadas. Agora, você sabia que emiti-la é obrigatório? Isso mesmo! Empresas e pessoas com

A2ea837b Ebd4 4429 9cfb D71a081c9840 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Tributo: por que existe?

Tributo: por que existe? 💰 A função dos tributos é custear a máquina estatal quanto aos serviços públicos, como saúde 👩‍⚕️, educação 🧑‍🏫 e segurança. Em geral, incidem sobre três bases: consumo, renda e patrimônio dos cidadãos e empresas. Existem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Começar um novo negócio pode ser bastante desafiador, tanto na…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top