Qual é a importância da contabilidade para as empresas? Entenda agora!

Qual A Importância Da Contabilidade Para As Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A pergunta do título deste texto se faz necessária, uma vez que o desconhecimento leva a gestão da organização a se questionar acerca da contratação do serviço. Entretanto, trata-se de ferramenta essencial no controle, planejamento e legalidade da empresa.

Para que você compreenda melhor qual é a importância da contabilidade para as empresas, com a evolução das técnicas e preceitos, este setor busca o aprimoramento e gerenciamento das informações do negócio. A sua atuação pode ser interna ou por meio da contratação de um escritório terceirizado, tudo de acordo com as decisões das lideranças.

A contabilidade se coloca como fundamental no posicionamento estratégico, bem como o andamento legal do próprio negócio. Ou seja, proporciona maior credibilidade à organização.

Por estudar bens, patrimônio, direitos e deveres da empresa, seja ela pública ou privada, é possível afirmar que a importância da contabilidade está relacionada diretamente com o crescimento estratégico. Você compreenderá melhor o assunto na sequência deste conteúdo. Boa leitura!

Entenda melhor qual é a importância da contabilidade para as empresas

A contabilidade é importante para a empresa por proporcionar planejamento e gestão financeira. Nisso, garante que a organização atue conforme a lei e as exigências da Receita Federal.

Também atesta agilidade e precisão das informações que dão aporte ao planejamento quanto à redução de gastos, pagamento das contas e análise patrimonial.

Para se ter uma ideia e entender um pouco melhor qual é a importância da contabilidade para as empresas, um negócio tem 160 possíveis obrigações, entre declarações e tributos. Obviamente, o administrador não tem conhecimento ou tempo para cuidar de todas elas.

Assim, a pessoa responsável pela contabilidade deve:

  • Calcular os tributos;
  • Enviar as folhas;
  • Entregar demonstrações financeiras e declarações.

Desta forma, os profissionais da contabilidade orientam a gestão quanto à transmissão das informações a fim de dar transparência aos procedimentos e, consequentemente, manter a empresa na lei.

Principais aspectos da contabilidade empresarial

Outro ponto relevante ao falarmos sobre a qual é a importância da contabilidade para as empresas diz respeito ao estudo do patrimônio, classificado como o conjunto de direitos, obrigações e bens da organização.

Tal análise se dá nos aspectos dinâmicos e estáticos. Os primeiros se relacionam às variações do patrimônio, enquanto o último pontua as condições financeiras e econômicas. O estudo também avalia elementos qualitativos e quantitativos.

A partir deste levantamento, a contabilidade atua em:

    1. Planejamento financeiro e estratégico: projeção das despesas e receitas com base no cenário do mercado. Por ele, a empresa toma decisões e desenha metas de ações;
      1. Controle financeiro para acompanhamento das finanças, inadimplência, viabilizar contratação de empréstimos, financiamentos e manter a organização;
      2. Fluxo de caixa: controle do fluxo de caixa ao separar os tipos de despesa, entrada e saída;
    2. Obrigações acessórias: relacionadas à burocracia, diz respeito aos tributos e obrigações legais. Por exemplo, pagamento de taxas e impostos e enquadramento em regimes tributários, declaração do Imposto de Renda;
    3. Planejamento tributário: a pessoa responsável pela contabilidade orienta quanto a regimes tributários conforme o faturamento, com vistas à redução das obrigações legais e fiscais;
    4. Legislação trabalhista: cuida da folha de pagamento e documentos pertinentes às relações trabalhistas, garantindo direitos e deveres;
    5. Confidencialidade dos dados;
  • Economia na aplicação de recursos.

Em suma, podemos resumir bem a importância da contabilidade para as empresas ao falar que ela é determinante na apuração de resultados, gerenciamento do patrimônio, bem como na orientação sobre a administração das finanças.

Com isso, foca a atividade principal da companhia, a partir da análise de custos, desempenho e fluxo de caixa. Assegura, ainda, a regularidade tributária e trabalhista, dando maior transparência.

Quem usa a contabilidade na empresa?

Tanto pessoas externas quanto internas podem se beneficiar dos processos contábeis de uma empresa. Entre os usuários internos, estão os contadores, auditores internos, acionistas, sócios, investidores, administradores e funcionários.

Já os usuários externos consistem no governo, fornecedores, bancos e investidores, por exemplo.

Para o que servem as informações contábeis?

Os grupos que utilizam a contabilidade usam as informações para subsidiar fornecedores, clientes, bancos, investidores, sindicatos e governos.

Isso se dá para avaliação econômica e financeira da organização.

Onde a contabilidade atua?

Após entender qual é a importância da contabilidade para as empresas, convém entender em quais cenários ela atua:

  • Demonstrações contábeis: demonstração do resultado de exercício, demonstração dos lucros e prejuízos, balanço patrimonial;
  • Contas a pagar e receber;
  • Controle patrimonial.

Com isso, o setor gera demonstrações contábeis, por exemplo:

  • Demonstração;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Balanço Patrimonial.

Nas Notas Explicativas, também são pontuadas informações como taxas de depreciação do ativo imobilizado e juros.

Quem a empresa pode contratar para a contabilidade?

Depois de entender sobre a importância da contabilidade para as empresas, pode ser que você não saiba bem quem pode cuidar dessa tarefa tão importante do seu negócio. E, lógico, você não vai entregar essa responsabilidade nas mãos de qualquer pessoa.

A contabilidade só pode ser exercida por pessoas graduadas em Ciências Contábeis e registradas devidamente junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Assim, podem atuar como:

  • Executivos;
  • Membros de comitê de auditoria ou entidade de classe;
  • Perito;
  • Auditor;
  • Autônomo;
  • Consultor tributário;
  • Controller;
  • Árbitro;
  • Acadêmico.

Por se tratar de ferramenta indispensável para a gestão, uma ótima opção é buscar por um escritório de contabilidade com experiência. Temos aqui na Aspecto Contábil um time formado pelos melhores profissionais do mercado. Vamos conversar?

Além de alicerçar a tomada de decisões, os profissionais deste setor dão conhecimento econômico, segurança e, também, contábil para viabilizar análises necessárias e desenhar visão estratégica focada em resultados.

Agora você já pode compreender melhor qual é a importância da contabilidade para as empresas. Desta forma, é hora de tomar uma decisão estratégica para impulsionar o seu projeto. Veja aqui as nossas soluções. Isso lhe permitirá focar em outras atividades essenciais!

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma das etapas da abertura de um negócio, independentemente da…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top