Micro e pequenas empresas registram queda de inadimplência de 0,9% em agosto

N 48858 82d81ceb440acae35be11f4e062f7e46 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A pesquisa da Serasa destacou os setores de comércio e indústria nessa movimentação, pois ambos tiveram redução de 1%.

Micro e pequenas empresas começam a ver um cenário de melhora quando o assunto é inadimplência, é o que mostra o levantamento da Serasa Experian. O índice recuou 0,9% em agosto ante julho, para esses empresários.

De acordo com a Serasa, são 5,33 milhões de negócios  desse porte que estão com as contas no vermelho.

Os dados mostram que negócios desses segmentos também se tornaram menos insolventes, ou seja, saíram da situação de não ter meios para pagar o que devem. Os setores de comércio e indústria são destaques com uma redução de 1%.

Já em serviços, a pesquisa registrou um recuo de 0,7%.

Linhas de crédito

Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, as linhas de crédito que foram criadas justamente para essas micro e pequenas empresas negociarem suas dívidas podem ter impactado de forma positiva o índice.

“Os donos de negócios estão em busca de auxílio para lidar com suas pendências financeiras. Por isso, o recuo observado não reflete uma melhora para as empresas, mas sim um alívio temporário, já que os empreendedores ainda devem encontrar muitos desafios diante ao quadro econômico do país”, afirma Rabi.

Região

A análise por região apontou que o Norte teve o melhor desempenho sobre a retração da inadimplência, caindo mais que a média geral (-5,0%). Na sequência vêm Sudeste (0,9%), Centro-Oeste (-0,7%), Sul (-0,3%) e Nordeste (-0,1%).

Considerando os negócios de micro, pequeno, médio e grande porte, foram registradas 5,83 milhões de empresas insolventes em agosto deste ano.

“Ainda assim, o cenário de inadimplência revela retração (-0,7%), já que em julho o número marcava 5,87 milhões”, mostra a Serasa.

A maior parcela de companhias negativadas é do setor de serviços (51,2%), seguido pelo comércio (38,7%) e indústria (8,0%).

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/48858/micro-e-pequenas-empresas-registram-queda-de-inadimplencia-de-0-9-em-agosto/
Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2025 08 11 At 11.03.02 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Imposto Seletivo

A Reforma Tributária está chegando e trazendo mudanças importantes! Uma delas é a criação do Imposto Seletivo, um tributo federal que vai incidir sobre produtos

Whatsapp Image 2025 08 05 At 12.03.48 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Entenda os impactos da reforma tributária, que começa em 2026, para empresas, incluindo o Simples Nacional, e como se preparar para essa mudança. A reforma tributária nunca

Whatsapp Image 2025 07 14 At 09.42.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

IBS e CBS : Novas Tabelas já disponíveis

Nova versão das tabelas de Classificação Tributária e Índice de Mistura de Biocombustível traz orientações essenciais para correta emissão de documentos fiscais   As tabelas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Documentos como holerite, contrato de trabalho e termo de rescisão…
Cresta Posts Box by CP