4 dicas para planejar o ano novo da sua empresa

N 49820 A3d009d4015f4b3aee6a0dbe255e5f1b - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Saiba como estruturar os principais pilares do seu negócio para conquistar os seus objetivos em 2022.

Com o final do ano, é comum querer planejar um novo ciclo com metas a conquistar nos próximos 365 dias.

Para que tudo ocorra conforme o esperado, é importante montar ações para cada pilar do seu negócio: finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias. Confira algumas dicas.

Controle de caixa

O controle financeiro é algo sério, por isso, terminar o ano com um balanço geral, ajuda a controlar melhor o que está por vir, e a separar valores para fluxo de caixa, investimentos, despesas e estoque.

Ter as entradas e saídas de caixa organizadas é essencial, dando à empresa uma previsão do que pode ou não arriscar, e até promoções que pode ou não fazer. Ter capital de giro para manter o negócio e estar em dia com as contas é básico para quem quer trabalhar com números de resultados.

Alguns fatores preveem maior capital de giro, como compras à vista, estoque grande de mercadorias, redução de prazos de pagamentos, entre outras. O que também deve ser colocado em dia é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) , que apresenta as depreciações e a visibilidade do negócio, e prevendo a margem necessária para cobrir as despesas de operações. É o chamado Ponto de Equilíbrio da empresa, que é importantíssimo avaliar periodicamente. Tendo os custos visíveis, monitore os números para tentar reduzir a proporção com relação aos lucros.

Projetar as vendas

Outra dica bacana é projetar as vendas e as entradas mês a mês, e fazer as cobranças necessárias a fim de diminuir o índice de inadimplência. Fazer uma tabela de clientes e os potenciais clientes, tíquete médio consumido na loja, para avaliar o ano e fazer destes números uma meta a ser superada em 2019.

O passo seguinte será definir ações para os colaboradores, atualizar tabela de preços, descontos e qual será o investimento em marketing necessário. A sazonalidade do ano também deve ser prevista, se o seu produto tem melhores e piores períodos de vendas, se planeje para isso.

Marketing

Aproveite o ano novo também para fortalecer seu marketing e até testar novos canais de vendas, analisando o mercado para direcionar suas ações e atrair ainda mais clientes.

Para isso, é interessante analisar pontos positivos e negativos do seu nicho de atuação, avaliando as ameaças e oportunidades do negócio.

Aposte na disseminação de informação através das redes sociais, pois é um canal dinâmico e permite atingir um número considerável de pessoas.

Mas prepare-se para com um planejamento para gestão de crises, como reclamações, e atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, são as redes grandes aliadas no atendimento e relação direta com o consumidor. É fundamental estar presente e ter boa repercussão, para a disseminação do produto ou serviço oferecido.

Aplicativos de chat também podem dar suporte ao atendimento e manter seu cliente sempre atualizado com as novidades e promoções da loja.

O ambiente e as pessoas

Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar. O custo dos colaboradores durante o ano também deve ser estimado, para planejar pontos de melhoria e economia.

Na hora de contratar, se certifique que a pessoa está qualificada e disposta a assumir a responsabilidade, e se ela tem perfil para o negócio. Apostar em horários de produção mais flexíveis ou benefícios ao funcionário é interessante para torná-lo mais ativo e feliz durante o seu ofício.

O ambiente de trabalho também pode receber um upgrade para motivar ainda mais os funcionários e fazer com que eles trabalhem motivados é fundamental. Além disso, deixe sempre o espaço aberto para o diálogo, iniciativas e sugestões dos colaboradores, para eles se sentirem parte do todo.

Portanto, termine 2021 com tudo organizado e se permita ousar em pontos possíveis no próximo ano. É uma habilidade do empreendedor encontrar nas dificuldades uma oportunidade para fazer melhor e planejar é sempre o melhor caminho.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49820/4-dicas-para-planejar-o-ano-novo-da-sua-empresa/

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba como estruturar os principais pilares do seu negócio para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top