4 dicas para planejar o ano novo da sua empresa

N 49820 A3d009d4015f4b3aee6a0dbe255e5f1b - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Saiba como estruturar os principais pilares do seu negócio para conquistar os seus objetivos em 2022.

Com o final do ano, é comum querer planejar um novo ciclo com metas a conquistar nos próximos 365 dias.

Para que tudo ocorra conforme o esperado, é importante montar ações para cada pilar do seu negócio: finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias. Confira algumas dicas.

Controle de caixa

O controle financeiro é algo sério, por isso, terminar o ano com um balanço geral, ajuda a controlar melhor o que está por vir, e a separar valores para fluxo de caixa, investimentos, despesas e estoque.

Ter as entradas e saídas de caixa organizadas é essencial, dando à empresa uma previsão do que pode ou não arriscar, e até promoções que pode ou não fazer. Ter capital de giro para manter o negócio e estar em dia com as contas é básico para quem quer trabalhar com números de resultados.

Alguns fatores preveem maior capital de giro, como compras à vista, estoque grande de mercadorias, redução de prazos de pagamentos, entre outras. O que também deve ser colocado em dia é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) , que apresenta as depreciações e a visibilidade do negócio, e prevendo a margem necessária para cobrir as despesas de operações. É o chamado Ponto de Equilíbrio da empresa, que é importantíssimo avaliar periodicamente. Tendo os custos visíveis, monitore os números para tentar reduzir a proporção com relação aos lucros.

Projetar as vendas

Outra dica bacana é projetar as vendas e as entradas mês a mês, e fazer as cobranças necessárias a fim de diminuir o índice de inadimplência. Fazer uma tabela de clientes e os potenciais clientes, tíquete médio consumido na loja, para avaliar o ano e fazer destes números uma meta a ser superada em 2019.

O passo seguinte será definir ações para os colaboradores, atualizar tabela de preços, descontos e qual será o investimento em marketing necessário. A sazonalidade do ano também deve ser prevista, se o seu produto tem melhores e piores períodos de vendas, se planeje para isso.

Marketing

Aproveite o ano novo também para fortalecer seu marketing e até testar novos canais de vendas, analisando o mercado para direcionar suas ações e atrair ainda mais clientes.

Para isso, é interessante analisar pontos positivos e negativos do seu nicho de atuação, avaliando as ameaças e oportunidades do negócio.

Aposte na disseminação de informação através das redes sociais, pois é um canal dinâmico e permite atingir um número considerável de pessoas.

Mas prepare-se para com um planejamento para gestão de crises, como reclamações, e atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, são as redes grandes aliadas no atendimento e relação direta com o consumidor. É fundamental estar presente e ter boa repercussão, para a disseminação do produto ou serviço oferecido.

Aplicativos de chat também podem dar suporte ao atendimento e manter seu cliente sempre atualizado com as novidades e promoções da loja.

O ambiente e as pessoas

Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar. O custo dos colaboradores durante o ano também deve ser estimado, para planejar pontos de melhoria e economia.

Na hora de contratar, se certifique que a pessoa está qualificada e disposta a assumir a responsabilidade, e se ela tem perfil para o negócio. Apostar em horários de produção mais flexíveis ou benefícios ao funcionário é interessante para torná-lo mais ativo e feliz durante o seu ofício.

O ambiente de trabalho também pode receber um upgrade para motivar ainda mais os funcionários e fazer com que eles trabalhem motivados é fundamental. Além disso, deixe sempre o espaço aberto para o diálogo, iniciativas e sugestões dos colaboradores, para eles se sentirem parte do todo.

Portanto, termine 2021 com tudo organizado e se permita ousar em pontos possíveis no próximo ano. É uma habilidade do empreendedor encontrar nas dificuldades uma oportunidade para fazer melhor e planejar é sempre o melhor caminho.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49820/4-dicas-para-planejar-o-ano-novo-da-sua-empresa/

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba como estruturar os principais pilares do seu negócio para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top