4 formas de usar a curiosidade inteligente para ser um líder bem-sucedido

Up 2081170 1280 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Além de estar atento a tudo o que acontece, uma liderança de sucesso é capaz de solucionar problemas com total consciência sobre as situações

Um bom líder é dotado de habilidades que envolvem ter a consciência total sobre o que está acontecendo em uma equipe. Contudo, não basta apenas saber sobre as situações – o que é chamado de consciência situacional. É necessário encará-las com curiosidade para investigar todas as possíveis oportunidades presentes em um determinado contexto. Para isso, é importante se aliar à estratégia da curiosidade inteligente.

O conceito foi descrito pela estrategista Lisa Patrick em um artigo publicado no portal Entrepreneur. Segundo ela, esta técnica é efetiva ao unir direcionamento, foco, elaboração de estratégias e intenção. Ao colocar a curiosidade inteligente em prática, você demonstra um interesse profundo ao que está à sua frente, ao mesmo tempo em que presta atenção ao que está acontecendo nos arredores. Além disso, sua aplicação pode nos levar a pensar e agir de maneira mais criativa.

Um exemplo prático da aplicação da curiosidade criativa, segundo ela, pode ser visto em um produto criado pela P&G. A empresa lançou nos Estados Unidos o Febreze, um spray que remove odores desagradáveis, como cheiro da fumaça de cigarro ou de excretos de animais em tecidos. À primeira vista, diz ela, o produto foi um fracasso: as pessoas que já estão habituadas a viver com cheiros ruins nem sempre percebem sua presença.

Para virar o jogo, os desenvolvedores adicionaram um perfume ao produto e passaram a comercializá-lo como um spray para ser usado após as faxinas. O fracasso do “eliminador de odores” se tornou um sucesso assumindo o papel de “ambientador”.

A estrategista listou quatro dicas para colocar a curiosidade inteligente em prática e se tornar um líder de sucesso. Confira:

1. Procure sempre fazer perguntas

Segundo Lisa Patrick, aqueles que desenvolvem e utilizam a curiosidade inteligente são empreendedores mais bem-sucedidos e costumam ser reconhecidos como líderes de pensamento. Tendo trabalhado com muitos deles, ela indica que eles estão sempre fazendo perguntas e buscando a maior quantidade de conhecimento possível.

“Não importa o setor ou nível de sucesso financeiro, eles estão sempre alerta”, salienta a especialista. Os líderes de pensamento costumam entrar em contato com problemas e soluções fazendo perguntas como “O que causou este problema? Por que essa foi a melhor solução? Quem ou o que foi afetado pela situação e de que maneiras?”

2. Tenha em mente que cada conversa é um aprendizado

Ao trabalhar com dois grandes exemplos de líderes do pensamento, Lisa Patrick notou que a cada encontro eles colocavam a estratégia em prática. Sempre procuravam saber sobre as experiências e opiniões de quem estava conversando com eles. Um deles, o treinador de vendas Tom Hopkins, ensina: “Quando você está falando, você só pode transmitir o que sabe. Quando você faz perguntas aos outros, você está aprendendo – adquirindo novos conhecimentos que lhe permitem compreender melhor as pessoas e suas necessidades”.

fonte: https://www.contadores.cnt.br/noticias/empresariais/2020/09/25/4-formas-de-usar-a-curiosidade-inteligente-para-ser-um-lider-bem-sucedido.html

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os tempos são outros para os profissionais de todos os…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top