- O Senado brasileiro autorizou a possibilidade de atualização de valor de imóveis no Imposto de Renda.
- Atualização favorece donos de imóveis e outros bens na hora da venda.
- Projeto ainda precisa ser analisado pela Câmara, onde sofre resistência.
Uma mudança na forma com que o valor de imóveis e outros bens são declarados no Imposto de Renda foi aprovada nesta quinta-feira (15) pelo Senado brasileiro.
Segundo o novo projeto, os proprietários poderão fazer uma atualização nos valores declarados. Na prática, isso tende a ser vantajoso para donos de bens que valorizaram ao longo dos anos, ao se desfazer dos mesmos.
Vantagem na venda
Assim, com o valor atualizado, na hora da venda, a quantidade de dinheiro tributada pelo governo seria proporcionalmente menor.
Isso porque, atualmente, o governo cobra de 15% a 22,5% de impostos sobre o lucro obtido na venda. Sem a possibilidade de atualização de valor, a cobrança se aplica considerando o valor original daquele bem em relação à valorização até o momento da venda – ou seja, a “mordida” do governo tende a ser bem maior.
Com a possibilidade de atualização, a nova regra estipula que apenas 3% sobre a diferença dos valores seja recolhida. Essa soma poderia ser paga de uma vez só ou em até 60 vezes mensais, em parcelas superiores a um R$1000
O projeto ainda será analisado pela Câmara, onde enfrenta resistência, segundo reportagem da agência O Globo.
Fonte:https://esportes.yahoo.com/noticias/atualizacao-de-valor-de-imovel-no-imposto-de-renda-e-autorizada-pelo-senado-133858797.html