Dicas de Documentários

3 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Final de semana está chegando e nada melhor que algumas dicas de documentários disponíveis na internet para se aprofundar melhor no mundo contábil , confira:

1.Trabalho Interno (2010)

Saindo do universo da ficção — e dos crimes —, o documentário Trabalho Interno é uma ótima oportunidade para entender o funcionamento das instituições financeiras. Assim, já é possível ter uma ideia de como será seu cotidiano profissional.

2.“Enron: os mais espertos da sala”

Esse é um documentário que relata um escândalo corporativo de uma das maiores empresas de energia no Texas, Estados Unidos. Essa era uma companhia de capital aberto que tinham ações caras na bolsa. Os acionistas investiam sem pensar, pois entendiam que ela tinha sucesso. Com o passar do tempo, começaram a surgir dúvidas sobre um problema em suas contas, e a comissão responsável por fiscalizar o mercado acionário começou a investigar os resultados da companhia. Ela conseguia inflar os lucros porque muitas operações se referiam a negócios que seriam efetivados apenas no futuro. Então, os operadores colocavam valores altíssimos para as ações, acreditando que ela se valorizaria.

Alguns indícios apontaram que altos executivos da empresa se envolveram em fraudes, assim como muitos bancos. Para maquiar essa situação, eles utilizaram um sistema muito complexo ­de parcerias financeiras. Essa é mais uma história que retrata a importância de um controle efetivo das finanças, transparência das ações e trabalho sério do contador para evitar fraudes e prejuízos aos envolvidos.

3.Capitalismo: Uma História de Amor (2009)

O cineasta Michael Moore já é conhecido por sua postura crítica e questionadora. Nesse documentário, o questionamento do escritor e diretor é sobre o próprio capitalismo. Afinal, que preço os cidadãos norte-americanos têm pago por seu amor a esse modelo econômico? Com entrevistas e cenas reveladoras, o filme nos faz refletir sobre o modelo capitalista, seus valores e excessos, na desenfreada busca por lucro. Por outro lado, a obra pode motivar também a busca por alternativas viáveis. Nesse caso, vale lembrar, aqui, que o cooperativismo tem se mostrado uma ótima solução.

4 – Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)

O documentário conta os altos e baixos da Apple na era Jobs, com a participação do cofundador da empresa, Steve Wozniak, do marqueteiro Mike Murray, do publicitário europeu Andrew McGuiness e do amigo de Jobs, Daniel Kottke, entre outros.

Com tom pessoal e emocionante, o documentário mostra como Steve Jobs encarava as decisões difíceis, sem deixar-se levar pela emoção, fugindo de suposições e trabalhando sempre em equipe. Inspirador!

5 – Living on One Dollar (Vivendo com um dólar, 2013)

Viver com apenas um dólar por dia é um desafio encarado por mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo. Nesse documentário, quatro norte-americanos vivem essa experiência, por dois meses, na Guatemala, enfrentando problemas como a fome e a falta de saneamento.

No intuito de sensibilizar as pessoas para as situações de extrema pobreza ao redor do mundo, o filme não mostra apenas uma nova forma de lidar com o dinheiro, mas, acima de tudo, nos faz questionar realmente o valor das coisas.

6 – Capital C (2014)

Um filme inteirinho sobre financiamento coletivo. Ou melhor, o primeiro documentário “sobre a revolução do crowdfunding” – como foi anunciado o longa – trazendo três casos de sucesso: o fabricante de meias Freaker USA, o artista de cartas de baralho da Federal 52 e o desenvolvedor do game Wasteland.

Ou seja, o filme mostra, de forma empolgante, como pequenos empresários conseguiram levantar capital para seus negócios por meio do financiamento coletivo. Uma ótima forma de entender melhor essa nova ideia.

7 – Banco ou Bitcoin (Banking on Bitcoin, 2017)

O filme ideal para entender a origem, a tecnologia, as polêmicas e as motivações por trás do Bitcoin – a criptomoeda que tenta romper com o domínio dos bancos. Repleto de entrevistas com especialistas e entusiastas da moeda digital, o filme ainda questiona sobre o real papel do dinheiro, dos bancos e do mercado financeiro. Muito indicado para quem quer refletir mais sobre o assunto.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Senador esclarece que vacinas só serão destinadas às empresas após…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top