El Salvador se torna primeiro país a adotar bitcoin como moeda legal

N 48578 E2012d8753bf74a94110b7a03c737303 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Mudança prevê economia em comissões de remessas e pagamento por meio do bitcoin nas empresas, junto com o dólar americano, moeda local.

El Salvador se tornou nesta terça-feira (7) o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal. A mudança significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá com curso legal.

Ainda não houve pronunciamento sobre a obrigatoriedade de aceite da nova moeda entre os comércios e se as empresas serão penalizadas se não aceitarem o bitcoin.

O presidente Nayib Bukele, que auxiliou e incentivou a adoção da criptomoeda, pediu ajuda aos usuários por meio do aplicativo Twitter, para aqueles que já haviam baixado o aplicativo testarem se estava funcionando corretamente.

“Você poderia por favor tentar se registrar e postar nos comentários se há algum erro ou se todo o processo funciona bem?”, escreveu o presidente no Twitter.

Bukele disse que o uso do bitcoin ajudará os salvadorenhos a economizar 400 milhões de dólares por ano em comissões para remessas ao mesmo tempo que dará acesso a serviços financeiros para quem não tem conta bancária.

Falta de acessibilidade

No entanto, os mais pobres podem ter dificuldade em acessar a tecnologia necessária para fazer o bitcoin funcionar em El Salvador, onde quase metade da população não tem internet e muitos mais têm acesso apenas esporádico.

Outros dizem que a mudança pode alimentar a lavagem de dinheiro e a instabilidade financeira. Isso já turvou as perspectivas de mais de 1 bilhão de dólares em financiamento que El Salvador está buscando do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No início da última terça-feira (7) , os salvadorenhos que tentavam baixar a carteira digital Chivo, proposta pelo governo, não estava disponível em lojas de aplicativos populares. Em seguida, Bukele tuitou que o governo o havia desconectado temporariamente para lidar com a demanda.

Chivo é a carteira digital escolhida e promovida pelo governo, prometendo 30 dólares em bitcoin como incentivo para cada usuário que utilizar a carteira.

Pesquisas indicam que os salvadorenhos estão preocupados com a volatilidade da criptomoeda, que pode perder centenas de dólares em valor por dia.

Antes do lançamento, El Salvador comprou 400 bitcoins no valor de cerca de 20 milhões de dólares, disse Bukele, ajudando a elevar o preço da moeda para acima de 52.000 dólares pela primeira vez desde maio. Horas depois, no entanto, havia enfraquecido cerca de 4%, para 50.516 dólares.

 

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/48578/el-salvador-se-torna-primeiro-pais-a-adotar-bitcoin-como-moeda-legal/

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Como Calcular Os Lucros Cessantes - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular os lucros cessantes?

Se você é empresário ou está pensando em se tornar um, sabe que precisa saber sobre muitos processos de uma organização. E entender como calcular os lucros cessantes é algo muito importante nesta jornada. Independentemente do quão cuidadoso você seja

O Que é Imposto Sobre Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é imposto sobre serviço? Quem paga ISS?

Pagar tributos faz parte do cotidiano de qualquer cidadão brasileiro. IPTU, IPVA, PIS, ISS… Eles são inúmeros e cada um se adequa a um tipo de pessoa ou atividade. E essa realidade vale especialmente para empresários e seus negócios. Neste

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda como a contabilidade e a tecnologia tendem a estar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top