Empreendedor: Dicas para ganhar um fôlego durante a elevada inflação no Brasil

Pastedimage - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O Brasil vem enfrentando nos últimos meses, a maior crescente inflacionária já vista  na economia brasileira, situação abrupta desde o início do Plano Real, Isso porque a inflação no Brasil já chegou bem acima do teto da meta do governo para este ano (2021), que é de 5,25%,   com isso, o Brasil já ocupa a 3º posição dos países mais ricos da mundo. (ranking de inflações considerando as nações do G-20)

O disparo nos aumentos dos preços e instabilidade do poder de compra do consumidor,  influenciam diretamente no dia a dia dos Brasileiros, investidores, empreendedores e às micros e pequenas empresas impactadas diretamente com esse resultado da economia. O cuidado fundamental do empreendedor com as finanças empresariais, devem ser redobrados, pois os intensos desafios podem acarretar em instabilidades no controle de caixa, e resultar  em duras consequências para os negócios. 

É preciso observar com atenção as fontes de financiamento, e ter inteligência e precaução nos investimentos.

Na precificação dos seus produtos ou serviços, deve-se  entender a situação atual do seu público alvo. Observando quanto o consumidor está disposto a pagar neste cenário, analise seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades. 

Não obstante, é necessário acrescentar que: a gestão de caixa e as contas a pagar precisam estar alinhados e sincronizados. O bom planejamento financeiro é um grande aliado, diríamos, indispensável em qualquer setor, facilitando a enfrentar e dar respostas rápidas às situações de emergência e de tomada de decisões. Existem problemas que são ou não para ontem!

É importante ressaltar que você não está sozinho nessa jornada. Existem profissionais que têm conhecimento para te apoiar, identificando os fatores de atenção, que podem levar risco à saúde da sua empresa. 

Um indicador utilizado nesse tipo de análise é o peso do caixa!

O peso do caixa, é uma variável que permite monitorar e avaliar os impactos do caixa no dia-a-dia. 

Outra também importante, se refere ao capital de giro, onde é avaliado os ciclos financeiros de recebimento e de pagamento. Cada decisão conta, num momento de escassez e custos altos. Ou seja, repassar de imediato os custos da inflação e o aumento da taxa de juros pode não ser uma boa estratégia. “Para que o repasse não seja de imediato é muito importante que haja um controle cuidadoso da sua gestão financeira em relação aos custos e sobre as suas receitas. 

As situações expostas acima reforçam o quanto é importante ter como parceiro nos negócios a sua contabilidade consultiva. 

Todas as decisões bem apresentadas, pautadas num dinamismo e na eficiência de gestão, permitem atravessar esse momento e tomar atitudes em busca de não perder diferencial competitivo, recursos e capacidade de gestão. 

A economia ainda está se recuperando e os investimentos têm um prazo de maturação para que passem a dar o retorno esperado. Um cenário econômico incerto tende a deixar as pessoas receosas de empreenderem alguns investimentos e na expectativa, é preciso avaliar bem e realizar ações bem planejadas. 

Estar pronto para desafios requer organização, conhecimento e habilidades. Estar preparado é o que transformará sua permanência frente à concorrência, pois se hoje eles fazem errado, amanhã o mercado deles pertencerá a você!

Fonte: Nucont.com

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Imposto Retido Na Fonte - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o Imposto Retido na Fonte?

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais tributa empresas no mundo? De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nosso país ficou na frente de outras 109 nações, perdendo somente

Como Calcular O Csll No Lucro Presumido - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o CSLL no Lucro Presumido?

Ficar em dia com as obrigações fiscais de uma empresa não é uma tarefa fácil. Não à toa, organizações de porte médio ou grande possuem setores especificamente dedicados à lidar com essas atividades, garantindo que a fatia do leão seja

O Que é Sócio Majoritário - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é sócio majoritário? Elimine suas dúvidas!

Por trás de qualquer empresa existem pessoas. Quando estamos desempenhando o papel de cliente é fácil nos esquecermos disso, mas o “outro lado” é bastante real. Todas as decisões que levam ao sucesso ou ao fracasso de um negócio são

Como Funciona A Dissolução De Sociedade Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a dissolução de sociedade empresarial?

Segundo informações registradas no boletim do Mapa de Empresas, publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o Brasil conta com quase 20 milhões de empresas ativas. O aumento desses números está relacionado com uma série

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Termos que fazem parte da rotina do planejamento financeiro podem…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top