Home office: Veja dicas para uma boa gestão de equipes à distância

Blogger 336371 1920 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Especialista relata as mudanças na maneira de gerir equipes diante do home office e dá dicas de como tornar adaptação mais fácil.

Em época de quarentena, o mundo corporativo precisou se adequar ao cenário imposto pela pandemia e milhões de brasileiros passaram a trabalhar em sistema home office. A adaptação ao novo formato de trabalho foi difícil tanto para os funcionários, quanto para os gestores.

Controlar todos os processos e tarefas de um negócio à distância, é bastante desafiador. Administrar horários, criar um espaço exclusivo para trabalhar, dividir a atenção com os filhos. Esses são desafios comuns de quem se viu obrigado a adotar o home office. Mas e para quem precisa gerir todo um negócio à distância, quais as dificuldades no dia a dia?

Para Wdson Sandenys, fundador da Caricanecas e líder de mais de 85 pessoas, para manter o sucesso do negócio longe da sede da empresa é preciso levar em consideração diversos fatores, como se fazer presente constantemente, estar por dentro do que está acontecendo em todos os setores, estipular metas e garantir o bem-estar dos funcionários.

“Ao mesmo tempo que corremos para garantir que todos tivessem as condições necessárias para o home office, como empresário, também surgiu muitas incertezas se o trabalho continuaria a ser feito mesmo sem supervisão constante. Foi o momento de comprovar se nossas metodologias de trabalho realmente funcionam e o comprometimento de todos com o trabalho”, conta o empresário.

Presença nas equipes

De acordo com Wdson, esse é um momento em que é preciso estar mais presente em todo o mecanismo da empresa. “Estando por dentro da rotina da empresa como um todo, você consegue antecipar possíveis problemas e correr para solucioná-los”, comenta.

O profissional aconselha a participação em reuniões de equipe, conversar constantemente com a liderança e imergir no funcionamento e dia-a-dia de cada setor.

“A distância gera uma certa insegurança, então ficar por dentro de tudo o que está acontecendo me deu mais tranquilidade e segurança de que tudo está ocorrendo bem”, explica.

Liderança ativa

Os líderes de uma empresa são mais importantes do que nunca. Mesmo que o dono do negócio acompanhe a rotina mais de perto, são os líderes que estimulam e conduzem as equipes a atingirem os objetivos.
“Quando você tem vários setores em uma única empresa, precisa de lideranças para que o trabalho flua. E neste momento, essas pessoas são fundamentais para que o trabalho continue sendo executado, ainda melhor do que antes”, conta o especialista.

“Eu tenho recomendado aos líderes que observem de perto o empenho da equipe, procurando sempre incentivar e auxiliar cada um em seu papel, além de manter a harmonia e satisfação do grupo, o que costuma ajudar muito no alcance de bons resultados”.

Metas e reuniões

Para Wdson, estabelecer metas fez toda a diferença para conseguir adaptação e bons resultados em meio a tudo em que estamos enfrentando.

“Além disso, reuniões semanais para alinhar demandas permitiu maior proximidade e alinhamento dos processos e expectativas”, conta

. O empresário complementa que foram estratégias que resultaram em um saldo positivo e que está repensando, no futuro, se há necessidade de todos os funcionários trabalharem no escritório.

Voz para equipes

O empresário afirma que ter a mente aberta, ouvir e levar em consideração as necessidades e vontades da equipe, são itens fundamentais para que todos “lutem” por um único propósito.

“É muito importante dar voz aos funcionários. Ao ouvirmos as necessidades, preocupações e expectativa de cada um com o novo modelo de trabalho, conseguimos criar um ‘ambiente’ confortável para todos. O que irá refletir diretamente no negócio, de maneira positiva”, ressalta.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/43733/home-office-veja-dicas-para-uma-boa-gestao-de-equipes-a-distancia/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O “novo normal” já está entre nós e a tecnologia…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top