IBGE: vendas no comércio avançam 1,2% em julho e atingem patamar recorde

N 48623 599e584e6863b183d3cbef223eeca74d - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Dados apurados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

O volume de vendas do comércio varejista bateu um novo recorde em julho da série histórica iniciada em 2000. Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que houve um avanço de 1,2%. No ano, o setor acumula crescimento de 6,6% e, nos últimos doze meses, de 5,9%.

Mas o Instituto ressalta que, apesar do movimento positivo, algumas atividades do setor ainda não conseguiram recuperar as perdas que tiveram no último ano. É  o caso de combustíveis e lubrificantes, que estão 23,5% abaixo.

Cinco de oito atividades pesquisadas tiveram taxas positivas no mês. O destaque foi para o grupo de “outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que cresceu 19,1% no período. 

O IBGE remete esse movimento de recuperação a promoções feitas recentemente pelos lojistas, que aproveitam o momento de reabertura das atividades não essenciais. A pesquisa destaca ainda avanço dos grupos Tecidos, vestuário e calçados (2,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,6%).

Já hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%) ficaram estáveis.

Do lado das quedas, o destaque foi de livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%), móveis e eletrodomésticos (-1,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

A pesquisa também apontou que o volume de vendas do comércio varejista ampliado, por sua vez, cresceu 1,1% em julho ante junho. O setor abrange, além do varejo, veículos e materiais de construção.

De acordo com o IBGE, a alta foi puxada pelo setor de veículos, motos, partes e peças (0,2%). O grupo material de construção teve queda de 2,3% nas vendas do mês.

Dados por região

O levantamento foi feito nas  27 unidades da federação e, desse total, 19 tiveram avanço nas vendas do comércio em julho. Com alta de 17,5%, o setor de Rondônia foi o destaque, seguido por Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%).

Do lado das quedas, ficam Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,5%).

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/48623/ibge-vendas-no-comercio-avancam-1-2-em-julho-e-atingem-patamar-recorde/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 02 15 At 14.44.16 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Nota Fiscal: você emite?

A Nota Fiscal é o documento oficial que comprova uma transação comercial, tanto de produtos quanto de serviços. Ela serve como uma comprovação tributária das atividades realizadas. Agora, você sabia que emiti-la é obrigatório? Isso mesmo! Empresas e pessoas com

A2ea837b Ebd4 4429 9cfb D71a081c9840 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Tributo: por que existe?

Tributo: por que existe? 💰 A função dos tributos é custear a máquina estatal quanto aos serviços públicos, como saúde 👩‍⚕️, educação 🧑‍🏫 e segurança. Em geral, incidem sobre três bases: consumo, renda e patrimônio dos cidadãos e empresas. Existem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Empresas passaram a ter novas necessidades com modelo de trabalho…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top