Pandemia: o que estamos vivendo e do que vem por aí

Chemistry 4932607 1920 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Decidi escrever esse texto para compartilhar um pouco do que tenho percebido sobre essa inesperada parte do capítulo do mundo. Esse texto tem como base as conversas com clientes, amigos, familiares e conteúdos que tenho visto.

Quem poderia imaginar uma situação como essa que estamos vivendo por conta do coronavírus? Provavelmente, uma condição como essa não estava na maioria dos planejamentos. Decidi escrever esse texto para compartilhar um pouco do que tenho percebido sobre essa inesperada parte do capítulo do mundo. Esse texto tem como base as conversas com clientes, amigos, familiares e conteúdos que tenho visto.

Para começar falando do que acredito que virá por aí, é importante situar o momento presente que estamos vivendo.

Das conversas que tive e do que tenho absorvido sobre o assunto, percebi uma grande apreensão geral por conta das incertezas que o covid19 carrega. Primeiramente, a incerteza com relação à saúde. Temos a missão de proteger os que amamos da forma como podemos, além disso, temos a responsabilidade de seguir os procedimentos dos órgãos de saúde e evitarmos ao máximo sair de casa para o bem comum. Ainda tem outro ponto preocupante, até o momento que escrevo esse texto, não temos uma vacina.

Em paralelo a essa situação, temos a quarentena impactando também a economia, empresas demitindo colaboradores, outras fechando as portas e os comércios e serviços não essenciais inoperantes. Aqui mais uma incerteza, quando será possível abrir os negócios novamente? Quando tudo voltará ao “normal”? Importante uma pausa aqui, pois, falar de “normal” também é incerto. Muito se tem dito sobre o “novo normal”, uma vez que a atual pandemia mudou muita coisa para sempre. Pense nas mudanças que teremos nas relações de trabalho, de consumo, de comunicação, de lazer e de tantas outras coisas.

E como será esse novo normal? Como serão as coisas quando os comércios puderem reabrir e retomarmos um pouco de nossas rotinas da forma como eram antes disso tudo?

Posso estar enganado, mas arrisco dizer que após a quarentena, ainda teremos períodos difíceis. Por exemplo, a questão da “confiança”. Muitos de nós, cientes de que o vírus ainda está circulando e de que até o momento não temos uma vacina, não estaremos confiantes em voltar a frequentar lugares públicos da mesma forma e com a mesma frequência.

Outro ponto importante de quando reabrirem o comércio é o aspecto financeiro. Tanto os donos de negócios, quanto os consumidores, terão uma percepção diferente de compra e venda. Será que os planos de compra irão serão os mesmos? E as prioridades de como o dinheiro será gasto? Como estará o cenário econômico? É preciso levar em conta também o aumento do número de desempregados e o quanto diversas famílias serão impactadas por essa triste situação. Por isso, mais do que nunca, empatia e solidariedade também são fundamentais.

O atual momento que o mundo está passando traz mais perguntas do que respostas, por isso é importante pensarmos com os “pés no chão” e acima de tudo trabalharmos nossa saúde física e mental. Equilíbrio é o segredo para atravessar esse momento extremamente difícil. Acredito sim, que juntos venceremos esse vírus e quando tudo isso passar, estaremos muito mais fortes e evoluídos, não só como pessoas, mas como humanidade.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Consultora dá dicas para empresas alcançarem resiliência com equipes de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top