Três lições para aprender com o diretor de Parasita

Parasita Oscar Contabilidade Em Campo Limpo Sp | Aspecto Contabilidade Blog - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

l

Entre competidores favoritos ao Oscar como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, quem se destacou na cerimônia de 9 de fevereiro de 2020 foi o diretor sul-coreano Bong Joon-ho.

Com o filme Parasita, ele levou dois dos principais prêmios da noite, de diretor e filme do ano, além de mais duas estatuetas por melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro.

Além de conquistar o público com sua sinceridade, sua postura durante toda a temporada de premiações mostra características importantes de um bom líder.

Segundo Roberto Aylmer, médico, PhD e professor internacional da Fundação Dom Cabral, o papel de diretor numa produção cinematográfica é de uma liderança complexa, que precisa encabeçar diversas frentes do processo.

Pelo lado criativo e visionário da posição, muitos correm o risco de ceder à vaidade, um traço que pode arriscar a performance de um líder e entrar em conflito com os talentos que precisa gerir.

“Bong Joon-ho não age como uma estrela. Ele não estava naquele palco para ser aplaudido, mas por acreditar no seu filme. Ele é o tipo de liderança que joga para fazer seu melhor”, explica Aylmer.

Esse é o primeiro traço de um bom líder que o sul-coreano ensina. O segundo ensinamento de Joon-ho é seu gesto honroso em relação a seus competidores, demonstrando humildade e lembrando quem foram seus professores.

Em seu discurso de vitória no palco do Oscar, o diretor mencionou um ensinamento de Scorsese que o inspirou desde o começo da carreira.

 “Quando eu era jovem e começando no cinema, havia uma frase que ficou marcada no fundo do meu coração: ‘o mais pessoal é o mais criativo’. É uma citação de nosso grande Martin Scorsese”, declarou Joon-ho.

“Nunca se fala no discurso de nossos professores. Então a segunda grande marca de um bom líder é a gratidão ao reconhecer sua história e suas fontes de inspiração. Novamente, ele não precisa do holofote, valorizando o outro e seu reflexo sobre seu trabalho”, diz Aylmer.

Uma faceta importante, mas não muito comentada da humildade, vem de sua origem: do latim “humus”, que se refere ao solo, a palavra mostra a necessidade de manter os pés nos chão durante a jornada.

No passado, Joon-ho se referiu ao Oscar como uma premiação local de cinema por celebrar mais as obras norte-americanas. No entanto, ele não deixa de reconhecer a importância e impacto cultural dessa indústria e seu maior prêmio.

Foi o equilíbrio entre saber reconhecer seus pares e manter a confiança em seu trabalho que o colocou em evidência entre os grandes nomes da área, quebrando anos de tradição e tornando Parasita o primeiro filme em língua estrangeira a vencer como melhor filme.

“Não é necessariamente abaixar a cabeça, a humildade é se posicionar e também saber colocar suas críticas”, diz Aylmer.

Um momento emocionante da premiação foi a visível alegria do time de produção e do elenco do filme a cada vitória. Estavam todos prontos para celebrar seu líder.

E o sentimento era recíproco. No SAG Awards, premiação do sindicato de atores de Hollywood, as estrelas de Parasita ganharam o prêmio como melhor elenco e Bong Joon-ho ficou na plateia aplaudindo o grupo e tirando fotos como um fã orgulhoso.

Esse elemento demonstra um ponto importante da liderança moderna que rompe com ideias tradicionais dentro de organizações: o fim de hierarquias.

“A equipe tem paixão por ele e você vê que ele cuidou bem de seu time. Ali não tem hierarquia ou superioridade, mas uma comunhão e celebração pelo resultado”, explica Aylmer.

O traço é marcante também com a presença constante de sua tradutora no palco e no tapete vermelho, a diretora aspirante Sharon Choi, que foi elogiada e destacada pelo diretor durante entrevistas.

“Normalmente, o tradutor é uma figura invisível. Ao demonstrar a importância dela, ele compartilha seu prestígio e destaca o valor humano de seu trabalho”, comenta o especialista.

Fonte: Exame – Luísa Granato.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Com relação ao estoque devem ser observados com o enfoque…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top