5 passos para se relacionar com seu cliente durante a pandemia

Bar 1846137 1920 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

“Valorizar o consumo consciente em um momento de crise também é uma forma de demonstrar preocupação e se relacionar com o cliente”

É uma situação inédita para a grande maioria das empresas brasileiras. A pandemia do coronavírus, com milhares de mortes em todo o mundo, levou a maioria dos estados e municípios a determinar a quarentena, isto é, o fechamento do comércio não essencial e o isolamento em casa para evitar o contágio. A medida, necessária por questões de saúde pública, traz impacto gigantesco para as empresas. A questão é que, mesmo em um momento difícil, (e necessário) se relacionar com seus clientes é possível. Veja como:

1 – Esteja presente SEMPRE

Em um momento de crise como o que enfrentamos atualmente, a primeira recomendação às marcas é justamente estar ao lado do seu cliente sempre que possível. Ainda que a determinação da quarentena tenha fechado as portas de muitos varejistas por tempo indeterminado, é possível manter uma conexão com o cliente em outros canais, seja por meio de redes sociais, seja por grupo no WhatsApp, etc. O importante é mostrar que a empresa continua atuante e próxima das pessoas.

2 – Aposte em canais digitais

Seu negócio pode ser totalmente off-line, mas a pandemia do coronavírus está mostrando que os canais digitais são essenciais para qualquer tipo de empresa atualmente. Se o consumidor não pode ir até sua loja, que tal disponibilizar um serviço de entrega de pedidos via WhatsApp? As redes sociais, por sua vez, também servem para comunicar novidades, informar sobre horário de funcionamento e oferecer descontos aos consumidores, incentivando-os a comprarem neste momento. Por fim, há também os aplicativos de entregas, que podem agilizar pedidos.

3 – Demonstre preocupação

O impacto econômico é grande, sem dúvida, e todo empresário quer reduzir seus prejuízos durante este período. Contudo, antes da economia, é preciso lembrar que passamos por uma crise de saúde pública. Dessa forma, mostre que sua empresa tem consciência da situação e está tomando medidas de prevenção tanto para os clientes quanto para seus funcionários. Uma alternativa, por exemplo, é fazer campanhas de conscientização e adotar hábitos de entrega que reduzam o contato entre as pessoas.

4 – Destaque itens de necessidade

Valorizar o consumo consciente em um momento de crise também é uma forma de demonstrar preocupação e se relacionar com o cliente. Em sua comunicação, valorize itens e serviços que são mais úteis às pessoas na atual circunstância, oferecendo condições para que possam adquiri-los. Dessa forma, quando um consumidor precisar de algo não essencial do seu segmento, ele certamente vai se lembrar de sua marca.

5 – Seja transparente

Por fim, a última recomendação é a mesma para qualquer negócio em situações normais: seja transparente e claro no relacionamento com o cliente. Nenhuma pessoa gosta de se sentir enganada por uma empresa, ainda mais em um momento de grave crise. Tire todas as dúvidas, informe eventuais problemas que possam ocorrer e, principalmente, não pratique preços abusivos. Lembre-se de que o consumidor é inteligente e não vai pensar duas vezes em trocá-lo pelo concorrente.

Fonte: Guia dos Contadores

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Imposto Retido Na Fonte - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o Imposto Retido na Fonte?

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais tributa empresas no mundo? De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nosso país ficou na frente de outras 109 nações, perdendo somente

Como Calcular O Csll No Lucro Presumido - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o CSLL no Lucro Presumido?

Ficar em dia com as obrigações fiscais de uma empresa não é uma tarefa fácil. Não à toa, organizações de porte médio ou grande possuem setores especificamente dedicados à lidar com essas atividades, garantindo que a fatia do leão seja

O Que é Sócio Majoritário - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é sócio majoritário? Elimine suas dúvidas!

Por trás de qualquer empresa existem pessoas. Quando estamos desempenhando o papel de cliente é fácil nos esquecermos disso, mas o “outro lado” é bastante real. Todas as decisões que levam ao sucesso ou ao fracasso de um negócio são

Como Funciona A Dissolução De Sociedade Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a dissolução de sociedade empresarial?

Segundo informações registradas no boletim do Mapa de Empresas, publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o Brasil conta com quase 20 milhões de empresas ativas. O aumento desses números está relacionado com uma série

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Será necessário apenas concordar com termo de responsabilidade. A abertura…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top