A importância dos demonstrativos gerados pela contabilidade

Pastedimage - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A contabilidade é a ciência que estuda, analisa, interpreta as mudanças que atingem o patrimônio das empresas. Historicamente veio se desenvolvendo junto com a humanidade e sempre foi usada como uma ferramenta de administração para bens, alimentos, valores de troca e também servia para auxiliar no controle de quantidades com registros escritos.
 
Os demonstrativos gerados pela contabilidade hoje têm um papel crucial nas empresas, desde que com essas informações geradas é possível ter uma visão clara das reais situações financeiras em determinados períodos. Em um mercado cada vez mais competitivo, é de grande importância o conhecimento geral da própria empresa, desde suas finanças até seu patrimônio, pois é esse o diferencial para o crescimento junto a evolução, e isso a contabilidade é algo que está em total poder da contabilidade. 
 
As demonstrações contábeis são relatórios que anualmente devem ser divulgados, descrevendo as situações patrimoniais, financeiras e econômicas das companhias, mas não só olhando a parte burocrática, são essas informações que vão fazer com que os empresários entendam a saúde de suas empresas, portanto é de grande valor o conhecimento dos indicadores de sua organização. Através de determinados padrões, são gerados informações reais e confiáveis dos resultados das operações, investimentos, bens, lucros, prejuízos, despesas, custos, obrigações, mas além dos padrões também, como por exemplo em Dashboards, é possível enxergar de forma clara e resumida o desempenho  e estrutura da empresa.  
 
A necessidade da transparência e não manipulação dos dados nessas informações são de responsabilidade do contador junto ao empresário, onde cabe ao mesmo passar informações coerentes e assertivas para o profissional da contabilidade, e o mesmo trabalhando em cima dessas informações garante clareza e honestidade nas demonstrações geradas através de seus conhecimentos contábeis. 
 
No que tange o objetivo das demonstrações contábeis, este se caracteriza por fornecer dados pertinentes para a interpretação da posição em que as empresas se encontram atualmente ou em um determinado período. Dessa forma auxiliando nas tomadas de decisões e gerenciamento dos recursos para sócios, e para os usuários externos apresenta a capacidade de honrar com suas obrigações ou se é de valia possíveis parcerias e investimentos, tendo como exemplo: clientes, bancos, fornecedores, acionistas, etc.
 
Por fim, certifique-se que suas informações enviadas a contabilidade são assertivas, para que conheça sua empresa cada vez mais, alcançando o sucesso !!!
Fonte: NUCONT
 
Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A primeira versão do programa, em 2020, impactou 7 mil…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top