Alta da Selic: bares e restaurantes preveem aumento da inadimplência e crise no Pronampe

N 49282 829057942fbbafbc57d2b2190b350687 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Abrasel diz que atraso de pagamento está subindo e pode piorar com elevação da Selic. Entenda.

O setor de bares e restaurantes enfrenta um ano difícil para se manter equilibrado financeiramente e de portas abertas. Primeiro foram as restrições impostas por causa da pandemia e a necessidade de distanciamento social, exigindo que esses negócios se reinventassem para sobreviver.

Agora, após o afrouxamento dessas restrições, os bares e restaurantes começam a ver a movimentação de público e a um cenário próximo ao visto antes da Covid-19. Contudo, uma nova situação causa preocupação: a elevação da taxa Selic para 7,75% ao ano.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, a questão é que esse índice vai dificultar o crédito no momento em que as empresas estão descapitalizadas e mais de 30% delas seguem com prejuízo.

O representante do setor afirma que as pesquisas de setembro apontam que quase 45% dos negócios que tomaram empréstimo bancário estão com atraso acima de 90 dias, com tendência de alta, e prevê um colapso nos pagamentos.

Pronampe 

Segundo a Abrasel, a preocupação maior é o Pronampe, o programa do governo federal para​ conceder crédito e apoiar micro e pequenas empresas na pandemia.

“Por ser o indexador do Pronampe, eleva para 9% os juros cobrados pelo programa de crédito, ante os 3,25% que eram cobrados no ano passado”, diz.

Solmucci vai pedir prazos mais alongados de pagamentos ou renegociação de taxas para o setor.

“Ou a gente reestrutura essa dívida, ou todos que tomaram recursos para sobreviver vão ser jogados na inadimplência”, afirma. Os custos de aluguel, energia, alimentos e bebidas também alertam.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49282/alta-da-selic-bares-e-restaurantes-preveem-aumento-da-inadimplencia-e-crise-no-pronampe/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2025 01 15 At 11.00.36 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Benefícios do CPF na nota

Muitas pessoas não sabem, mas incluir o CPF na nota fiscal pode trazer uma série de benefícios! É uma prática simples, mas que faz toda a diferença, especialmente quando se trata de controle fiscal e combate à sonegação de impostos.

Whatsapp Image 2025 01 13 At 10.07.48 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Imposto e taxa – Qual a diferença?

Imposto e taxa são ambos tributos, porém têm finalidades e características diferentes. O imposto é uma quantia obrigatória que o Estado cobra dos cidadãos e empresas, sem necessariamente oferecer um serviço ou benefício direto em troca. Ele tem sua base

Whatsapp Image 2025 01 06 At 09.33.18 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Atenção com o PIX, você está sendo fiscalizado

É importante estar ciente de que as transações realizadas por meio do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, podem ser monitoradas pela Receita Federal. Isso significa que todas as movimentações financeiras realizadas por essa modalidade de pagamento

Whatsapp Image 2025 01 03 At 08.33.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Aplicar ou Distribuir Lucros

Se você está no mundo dos negócios, sabe que uma das decisões mais importantes é o que fazer com os lucros da sua empresa, não é mesmo? Quando se trata de decidir o que fazer com os lucros da sua

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Pix é um dos meios de transferência mais utilizados…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top