Alta da Selic: bares e restaurantes preveem aumento da inadimplência e crise no Pronampe

N 49282 829057942fbbafbc57d2b2190b350687 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Abrasel diz que atraso de pagamento está subindo e pode piorar com elevação da Selic. Entenda.

O setor de bares e restaurantes enfrenta um ano difícil para se manter equilibrado financeiramente e de portas abertas. Primeiro foram as restrições impostas por causa da pandemia e a necessidade de distanciamento social, exigindo que esses negócios se reinventassem para sobreviver.

Agora, após o afrouxamento dessas restrições, os bares e restaurantes começam a ver a movimentação de público e a um cenário próximo ao visto antes da Covid-19. Contudo, uma nova situação causa preocupação: a elevação da taxa Selic para 7,75% ao ano.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, a questão é que esse índice vai dificultar o crédito no momento em que as empresas estão descapitalizadas e mais de 30% delas seguem com prejuízo.

O representante do setor afirma que as pesquisas de setembro apontam que quase 45% dos negócios que tomaram empréstimo bancário estão com atraso acima de 90 dias, com tendência de alta, e prevê um colapso nos pagamentos.

Pronampe 

Segundo a Abrasel, a preocupação maior é o Pronampe, o programa do governo federal para​ conceder crédito e apoiar micro e pequenas empresas na pandemia.

“Por ser o indexador do Pronampe, eleva para 9% os juros cobrados pelo programa de crédito, ante os 3,25% que eram cobrados no ano passado”, diz.

Solmucci vai pedir prazos mais alongados de pagamentos ou renegociação de taxas para o setor.

“Ou a gente reestrutura essa dívida, ou todos que tomaram recursos para sobreviver vão ser jogados na inadimplência”, afirma. Os custos de aluguel, energia, alimentos e bebidas também alertam.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49282/alta-da-selic-bares-e-restaurantes-preveem-aumento-da-inadimplencia-e-crise-no-pronampe/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Pix é um dos meios de transferência mais utilizados…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top