Receita Federal decretou o fim da GPS e a obrigatoriedade da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Imagem1 Auto X2 480x301 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Receita Federal decretou o fim da GPS e a obrigatoriedade da Guia de Recolhimento da União.

Diversas alterações estão sendo realizadas, tanto na legislação quanto na operacionalização das relações de trabalho. Com o eSocial, houve mudança nas obrigações acessórias e unificação no envio de informações ao governo.

Uma dessas mudanças é na guia de recolhimento das contribuições previdenciárias (INSS), que não será mais realizado pela Guia da Previdência Social (GPS) conforme feito até a competência setembro/2021.

A partir da competência outubro/2021 (vencimento em novembro), a guia de recolhimento de INSS (tanto do que é descontado do empregado quanto da parte que a empresa paga) será o DARF Previdenciário ilustrado abaixo.

O vencimento da guia permanece até o dia 20 do mês seguinte, antecipado quando recair em dia que não tem expediente bancário (sábado, domingo e feriado). Importante destacar que as alíquotas não foram modificadas, então os valores serão os mesmos que eram recolhidos em GPS.

Caso seja necessário efetuar recolhimentos de INSS anteriores a outubro/2021 que estejam em aberto, será pela GPS, que é a guia devida da sua época.

A Guia de Previdência Social (GPS) se trata de um documento que que surgiu com o objetivo de padronizar a forma de recolhimento mensal das contribuições dos segurados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tanto o carnê GPS, quanto outros meios de pagamentos poderão ser utilizados até o dia 30 de junho de 2022, logo. Após essa data, o novo sistema GRU será obrigatório para todos.

Fonte:https://sagaconsulting.com.br/receita-federal-decretou-o-fim-da-gps-e-a-obrigatoriedade-da-guia-de-recolhimento-da-uniao-gru/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2025 01 15 At 11.00.36 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Benefícios do CPF na nota

Muitas pessoas não sabem, mas incluir o CPF na nota fiscal pode trazer uma série de benefícios! É uma prática simples, mas que faz toda a diferença, especialmente quando se trata de controle fiscal e combate à sonegação de impostos.

Whatsapp Image 2025 01 13 At 10.07.48 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Imposto e taxa – Qual a diferença?

Imposto e taxa são ambos tributos, porém têm finalidades e características diferentes. O imposto é uma quantia obrigatória que o Estado cobra dos cidadãos e empresas, sem necessariamente oferecer um serviço ou benefício direto em troca. Ele tem sua base

Whatsapp Image 2025 01 06 At 09.33.18 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Atenção com o PIX, você está sendo fiscalizado

É importante estar ciente de que as transações realizadas por meio do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, podem ser monitoradas pela Receita Federal. Isso significa que todas as movimentações financeiras realizadas por essa modalidade de pagamento

Whatsapp Image 2025 01 03 At 08.33.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Aplicar ou Distribuir Lucros

Se você está no mundo dos negócios, sabe que uma das decisões mais importantes é o que fazer com os lucros da sua empresa, não é mesmo? Quando se trata de decidir o que fazer com os lucros da sua

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O desenquadramento do cadastro na modalidade pode acontecer de forma…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top