Receita Federal decretou o fim da GPS e a obrigatoriedade da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Imagem1 Auto X2 480x301 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Receita Federal decretou o fim da GPS e a obrigatoriedade da Guia de Recolhimento da União.

Diversas alterações estão sendo realizadas, tanto na legislação quanto na operacionalização das relações de trabalho. Com o eSocial, houve mudança nas obrigações acessórias e unificação no envio de informações ao governo.

Uma dessas mudanças é na guia de recolhimento das contribuições previdenciárias (INSS), que não será mais realizado pela Guia da Previdência Social (GPS) conforme feito até a competência setembro/2021.

A partir da competência outubro/2021 (vencimento em novembro), a guia de recolhimento de INSS (tanto do que é descontado do empregado quanto da parte que a empresa paga) será o DARF Previdenciário ilustrado abaixo.

O vencimento da guia permanece até o dia 20 do mês seguinte, antecipado quando recair em dia que não tem expediente bancário (sábado, domingo e feriado). Importante destacar que as alíquotas não foram modificadas, então os valores serão os mesmos que eram recolhidos em GPS.

Caso seja necessário efetuar recolhimentos de INSS anteriores a outubro/2021 que estejam em aberto, será pela GPS, que é a guia devida da sua época.

A Guia de Previdência Social (GPS) se trata de um documento que que surgiu com o objetivo de padronizar a forma de recolhimento mensal das contribuições dos segurados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tanto o carnê GPS, quanto outros meios de pagamentos poderão ser utilizados até o dia 30 de junho de 2022, logo. Após essa data, o novo sistema GRU será obrigatório para todos.

Fonte:https://sagaconsulting.com.br/receita-federal-decretou-o-fim-da-gps-e-a-obrigatoriedade-da-guia-de-recolhimento-da-uniao-gru/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Holdings 3 Erros Que Nao Se Deve Cometer - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Confira os 3 erros nas holdings que fazem você parecer um iniciante

Neste artigo, o especialista mostra quais erros podem destruir os benefícios da holding. Existe uma estratégia que traz proteção patrimonial a bens particulares, além de vantagens tributárias, que se chama holding, mas podem ocorrer erros que retiram todos esses benefícios. Com a

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, micro e pequenas empresas (MPEs) representam cerca de 99% do total de CNPJs brasileiros. Diante desse dado, é possível afirmar que a economia do Brasil depende das atividades de negócios menores.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O desenquadramento do cadastro na modalidade pode acontecer de forma…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top