Black friday: confira como evitar incidentes de segurança com seus dados no período de promoções

N 49264 853747f35881e8d680a9ce255b8afd2d - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A época mais agitada do ano no varejo nacional está chegando no próximo mês, confira dicas para não disponibilizar suas informações no lugar errado.

A Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro neste ano com uma grande expectativa para que 2021 seja ainda melhor que o último ano. Enquanto a data não chega, é hora de pensar em estratégias para melhorar a infraestrutura das empresas, principalmente referente à segurança.

Essa preocupação deve ser reforçada em função do aumento de problemas relacionados ao tema no Brasil, em que houve um aumento de 493% nos vazamentos de dados de 2018 a 2019, segundo uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT .

Esse crescimento ocorreu apesar de todo o esforço mundial de regulamentações buscando aplicar regras estritas sobre privacidade e proteção de dados, como o General Data Protection Regulation – GDPR da União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD do Brasil que apesar de já estarem em vigência, ainda não estão completamente implementados pelas empresas.

As implicações sobre segurança da informação e privacidade envolvem questões legais e de reputação, podendo colocar em risco os usuários, a empresa e o governo.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA indicou um aumento de 21,0% nas vendas no varejo em maio deste ano, em comparação com maio de 2020. Esse aumento indica a retomada do consumo pós pandemia global do Covid-19, e os riscos de golpes aumentaram ainda mais com as vendas ocorridas agora principalmente on-line, muitas em canais informais como redes sociais.

Esses fatos levantam a possibilidade da Black Friday trazer mais tentativas de golpes e incidentes de segurança do que o normal, sendo importante se preparar o quanto antes. Veja algumas orientações para que isso ocorra:

Políticas de segurança

Para elevar a segurança de sua empresa, é importante que toda a equipe esteja em sintonia. Por isso, deve existir um padrão de gerência do ambiente e dos ativos, prevendo cenários de riscos e práticas defensivas. Crie uma política de segurança!

Governança de dados

Avaliar e garantir a qualidade de dados é fundamental para se ter uma segurança cibernética. Para isso, é preciso de gestão: criar políticas, diretrizes, e processos, garantindo a maior precisão no tratamento de dados e a mitigação de riscos.

Para tratar os dados de maneira mais eficaz e ter os registros atualizados e precisos, você precisa definir, por exemplo:

• Quais são os dados tratados pela empresa;

• Onde exatamente esses dados ficam armazenados;

• Quem tem acesso.

A partir disso, poderá ser feita a revisão de impactos e riscos, assim como assegurar que medidas de controle sejam implementadas para a mitigação dos riscos.

Plano de ação

É necessário ter um plano de ação para mitigar os riscos gerados por um eventual incidente, como um plano de resposta estruturado e padronizado, bem como um plano de notificação do incidente às autoridades em caso de violação de dados pessoais.

Por meio deste plano, poderá ser realizado o monitoramento e o relato dos incidentes para manter a eficácia das políticas, possibilitando a avaliação para melhorias na segurança.

Atualização dos sistemas

É necessário fazer um check-up periódico dos sistemas, mantendo-os atualizados e realizando o diagnóstico conhecido como “GAP analysis”, a fim de identificar possíveis falhas na segurança e manter sua empresa segura.

Equipe treinada

Importante frisar: investir apenas em sistemas e criação de políticas não é o suficiente. Uma peça muito importante para o funcionamento da gestão de riscos é uma equipe bem treinada para conter a crise. Quanto maior o desconhecimento das técnicas pela equipe, maiores os riscos de haver violação dos sistemas, e menor o retorno dos investimentos. Sua empresa também é feita de pessoas. Mantenha todos os pontos seguros!

Faça backup

Por fim, e igualmente importante para toda a segurança: tenha um backup em nuvem atualizado. Essa pode ser a chave para salvar sua empresa de eventuais incidentes. Além do cenário de sequestro, onde não seria necessário pagar o resgate das informações dos seus bancos de dados, facilita na identificação dos dados perdidos/vazados, não levando tanto tempo para se ter conhecimento da gravidade da violação, possibilitando empregar respostas rápidas.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49264/black-friday-confira-como-evitar-incidentes-de-seguranca-com-seus-dados-no-periodo-de-promocoes/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O IPVA é um imposto anual cobrado sobre veículos automotores…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top