IPVA pode ficar mais caro em 2022; saiba como calcular e se preparar

N 49270 03ea6b394800f50c6b83426631d91b70 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O IPVA é um imposto anual cobrado sobre veículos automotores e leva em consideração o valor de venda do veículo.

Fim de ano se aproximando e com isso já surgem as preocupações sobre os gastos que o início de 2022 trás. O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é uma das dívidas que não tem como escapar em janeiro.

O tributo é cobrado anualmente de donos de carros, motos, caminhões, ônibus e demais veículos automotores registrados, até mesmo tratores. E pode ser que você gaste mais com ele em 2022.

IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), como o nome diz, é pago somente por quem tem um veículo. O valor cobrado é direcionado à Secretaria de Fazenda do respectivo estado que, então, o divide da seguinte forma: 40% para o governo estadual, 40% para o municipal e os 20% restantes para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A cobrança é baseada no valor venal do veículo, calculado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base no mês de setembro do ano anterior. Ou seja, os valores que serão utilizados em 2022 foram definidos agora, em setembro deste ano.

A alíquota pode variar entre 2% e 4%, e o imposto precisa ser pago por um período que varia entre 10 e 20 anos. Como é estadual, cada unidade federativa aplica uma alíquota e um período, valendo conferir a informação junto à Secretaria de Fazenda de seu estado.

No caso do estado de São Paulo, todos os carros de passeio pagam 4% de IPVA e precisam fazê-lo por 20 anos antes de serem isentos. As exceções para veículos de uso pessoal são os que usam exclusivamente etanol como combustível ou foram adaptados para utilizar gás natural veicular. Nesse caso, a alíquota é de 3%. Carros flex também pagam 4%.

IPVA mais caro em 2022

Por se tratar de um imposto calculado sobre o valor do bem, em situações normais é mais comum que seu valor diminua ao longo dos anos. Isso ocorre pois a porcentagem é a mesma todos os anos, mas o bem passa por um processo de depreciação conforme o tempo passa.

Porém, 2021 não foi um ano normal. Pelo contrário, vem sendo extremamente atípico. Desde o início da pandemia, em 2020, a indústria automotiva está enfrentando uma série de desafios. Eles vão desde a necessidade de paralisar as linhas de montagem para evitar aglomerações nos momentos mais graves da pandemia, até a escassez de componentes eletrônicos e matérias-primas mais recentemente.

Seja qual for o motivo, o resultado é que a produção de veículos 0 km no Brasil atualmente não está mais acompanhando a demanda. Junte a isso a desvalorização do real nos últimos dois anos, pressionando os custos das montadoras, e o resultado é que comprar um carro novo por aqui está bem mais caro.

Além de pagar a mais, quem está no processo de compra de um 0 km ainda tem que aturar longas filas de espera, o que criou mais uma situação atípica: dependendo do veículo, uma unidade seminova disponível a pronta entrega pode sair mais cara do que o equivalente novo.

Com os carros 0 km mais caros e difíceis de obter, o custo dos usados também subiu. Aí surge o problema: se o valor do usado subiu e a alíquota de IPVA é a mesma, você pagará mais imposto no ano que vem.

Valor do IPVA 2022

É possível calcular qual será o valor do IPVA de seu carro no ano que vem. Basta multiplicar o valor do veículo no mês de setembro, que pode ser acessado no site da Fipe, pela alíquota. Em seguida, divide-se o resultado por 100 e o tem-se o valor do imposto.

Por exemplo: um carro com valor de tabela de R$ 30.000 no estado de São Paulo, pagando 4% de alíquota. A conta ficaria assim:

30.000 x 4 = 120.000

120.000 ÷ 100 = 1.200

Ou seja, o valor do IPVA será de R$ 1.200

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/49270/ipva-pode-ficar-mais-caro-em-2022-saiba-como-calcular-e-se-preparar/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 09 10 At 08.35.06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

É possível reativar o CNPJ da empresa?

Uma dúvida comum entre empresários que encerraram suas atividades, é se é possível reativar o CNPJ da empresa. Vamos esclarecer essa questão: A resposta para essa pergunta é depende. 🔍 Primeiramente, é preciso verificar a situação em que o cadastro

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O segredo para economizar impostos

Se você está em busca do segredo para economizar impostos, saiba que ele está diretamente ligado ao planejamento tributário e financeiro do seu negócio. 🔍💼 Um bom planejamento nessa área pode representar uma significativa economia para a sua empresa, garantindo

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Organização de empresas para atuar no Brasil

Organizar uma empresa para atuar no Brasil envolve diversas etapas e considerações legais, fiscais e operacionais. Aqui estão alguns pontos importantes para ter em mente ao planejar a estruturação de uma empresa no país: 1. Escolha do Tipo de Empresa

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dificuldades de empreender no Brasil

Empreender no Brasil pode ser desafiador devido a uma série de fatores econômicos, regulatórios e sociais. Aqui estão algumas das principais dificuldades que os empreendedores enfrentam no país: 1. **Burocracia Excessiva**: O Brasil é conhecido por sua carga burocrática pesada.

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe para que serve uma Auditoria?

🔍 A auditoria é um processo de verificação e análise das demonstrações financeiras, registros contábeis e procedimentos internos de uma empresa. Seu objetivo principal é garantir a precisão e a confiabilidade das informações financeiras, bem como identificar possíveis irregularidades, fraudes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Receita Federal decretou o fim da GPS e a obrigatoriedade…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top