Brasil fica em 51º no ranking de competitividade digital; dados mostram falta de preparo para economia digital

N 48851 0aff79643e0e8ce75a892aa9a9e736f4 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O ranking, feito anualmente, leva em consideração 64 países

Anualmente, o International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), elabora um ranking de competitividade digital. O estudo mostrou que o Brasil tem dificuldade para formar brasileiros na qualidade e velocidade necessária para fazer frente aos desafios da economia digital que avança no mundo.

O ranking colocou o Brasil na posição 51 em uma lista de 64 países, atrás apenas de países como Chile, Portugal, República Checa, Turquia e Jordânia.

Liderando o ranking estão os Estados Unidos, seguido por Hong Kong, Suécia e Dinamarca.

Piora nos indicadores

De acordo com o levantamento, a posição geral do Brasil em 2020 foi a mesma do ano anterior, mas houve piora em indicadores específicos, como o que exibe a formação de pessoas para o mundo digital.

No tema da atração de cérebros para o mercado de trabalho, o Brasil ficou na posição 63 – apenas a Venezuela teve colocação pior.

“A economia digital vai querer mão de obra qualificada e o Brasil está ficando para trás neste quesito”, diz o professor Carlos Arruda, professor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Uma notícia boa é que o Brasil surpreendeu com o fato de o país ser o 8º na publicação acadêmica e na presença de mulheres na ciência.

Contexto digital 

O país também teve um pequeno avanço no contexto digital em áreas como home office, varejo online, telemedicina. Mas outros países também avançaram nestes mesmos pontos. O Brasil também melhorou nos últimos anos na simplificação de procedimentos e marco regulatório.

Para Arruda, a formação de poucos brasileiros qualificados para o desafio digital que o mundo enfrenta mostra um sinal preocupante, de uma sociedade não está valorizando a educação como deveria.

“A gente não vê passeatas na rua por melhor educação. Nem se vê pais brigando nas escolas públicas e privadas pela melhora da educação. Nossa sociedade precisa valorizar mais a educação, em especial em um momento de transformação tecnológica”, diz Arruda.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/48851/brasil-fica-em-51o-no-ranking-de-competitividade-digital-dados-mostram-falta-de-preparo-para-economia-digital/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Artigo sobre a importância do atendimento rápido para converter vendas.…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top