CCJ limita penhora de dívida trabalhista à 10% do faturamento mensal

N 52243 3cbfb2330b21840b385a45c958602663 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Para o autor do projeto, abusos nas penhoras podem comprometer atividades e ameaçar empregos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3083/19, que determina que a penhora do faturamento da empresa para pagamento de débito trabalhista será limitada a 10% das receitas mensais, deduzidas as despesas com salários dos empregados.

Por recomendação do relator, deputado Luizão Goulart (Solidariedade-PR), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Trabalho ao Projeto de Lei 3083/19, do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

O autor do projeto ressalta que o faturamento da empresa consiste em um dos últimos recursos de que se deve valer o Judiciário para garantir a satisfação dos direitos do credor, no entanto, muitas vezes ocorrem abusos nas penhoras, notadamente nas execuções trabalhistas, no qual se verificam bloqueios de altos percentuais do faturamento, que por consequente podem comprometer atividades e ameaçar empregos.

A proposta foi analisada em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação, antes, pelo Plenário.

Penhora

Pelo texto, o percentual exato de penhora do faturamento da empresa será definido pelo juiz, com base no caso e nas provas existentes, de modo a garantir o pagamento da dívida em tempo razoável, mas sem tornar inviável a atividade empresarial.

O texto aprovado prevê ainda que a emissão da Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas poderá ocorrer após a penhora de percentual do faturamento da empresa pela Justiça, quando o valor penhorado cobrir o débito trabalhista.

A certidão positiva é expedida quando a Justiça trabalhista reconhece que os débitos do empregador estão garantidos por bens penhorados. O documento tem os mesmos efeitos da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e permite que a empresa participe de licitações públicas ou contrate empréstimos.

 

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/52243/penhora-de-divida-trabalhista-pode-ser-limitada-a-10/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2025 07 02 At 23.43.28 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Nova nota fiscal eletrônica entra em fase de testes

Empresas começam a testar a nova nota fiscal eletrônica criada pela reforma tributária; modelo será obrigatório a partir de janeiro de 2026 Empresas de todo o país iniciaram nesta terça-feira (1º) os testes com o novo modelo de nota fiscal eletrônica,

Whatsapp Image 2025 07 03 At 08.27.32 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Receita Federal facilita uso do Portal do Contribuinte

A Receita Federal implementou duas novas funcionalidades no Portal de Serviços do Contribuinte, com o objetivo de tornar o atendimento digital mais prático e acessível. A partir de agora, os usuários podem realizar login utilizando a conta Gov.br e também

Whatsapp Image 2025 03 11 At 08.09.17 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é CARO para você?

-Contratar uma contabilidade não é caro! Caro é ver sua empresa estagnada por falta de estratégia e planejamento! -Contratar uma contabilidade não é caro! Caro é passar anos em um Regime Tributário INADEQUADO! -Contratar uma contabilidade não é caro! Caro

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O objetivo de exigir a contabilização de carbono é incentivar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top