A celeridade nas alterações e as pretensões dos indivíduos, os meios de informações e as inovações tecnológicas em relação a todas as áreas e espaços da atuação humana, alusivas à implacável volatilidade de mercado.
Sabendo da pouca utilização da gestão contábil para a tomada de decisão e análises de cenários prospectivos das empresas, surge o objetivo deste estudo que pretende identificar como a gestão é utilizada por um proprietário de uma empresa de calçados, em Santa Quitéria/CE, e como pode auxiliar no aumento da produtividade.
As bases metodológicas utilizadas foram o método qualitativo, descritivo e documental, do tipo estudo de caso avaliativo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com dois gestores de uma empresa de calçados, na cidade de Santa Quitéria/CE.
De acordo com os resultados coletados na entrevista, foi possível observar que a empresa ainda não conta com um setor apenas para os processos de gestão contábil, que passa a ser feita pelo administrativo desta empresa, que por conta de uma sazonalidade da produção e da quantidade de produção e de colaboradores ainda não foram tomadas proporções maiores, porém a equipe trabalha para: uma visão mais atual do mercado consumidor e principalmente o aumento da capacidade de produtividade da empresa.
Baseado nesse contexto percebe-se a necessidade de serem desenvolvidos mais estudos que envolvam a temática, de modo a comprovar a eficácia da inovação para toda a lucratividade de uma empresa, independente do segmento.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/gestão-contábil-no-processo-de-tomada-de-decisão