O que é bricolagem, e como ela pode ser útil na gestão empresarial contemporânea?

Startup 594090 1920 Contabilidade Em Campo Limpo Sp | Aspecto Contabilidade Blog - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Em ambientes marcados pela intensa competitividade e turbulências mercadológicas, as empresas com limitados recursos precisam adotar uma estratégia para se tornarem competitivas e a adoção do conceito de bricolagem pode ser a solução para o processo de melhoria da performance e inovação.

A influência tecnológica tem papel fundamental na inovação e aplicação de recursos em inovação é necessária para manter a sustentabilidade empresarial. Entretanto, no Brasil, micros e pequenas empresas enfrentam as dificuldades e desafios com forte tendência de encerramento do ciclo empresarial, sobretudo pela alta carga tributária, ausência de planejamento estratégico, visão holística do próprio negócio e do ambiente em que estão inseridas.

A bricolagem é um conceito aplicável em empresas de qualquer porte e cabível, especialmente, em empresas com baixa capacidade de aplicação de recursos. Bricolagem significa utilizar os recursos que a empresa possui. Quando se pensa em bricolagem, inevitavelmente, remete a ideia de que estudar e conhecer com profundidade as capacidades dinâmicas das empresas com recursos limitados. Por conseguinte, o engajamento com o pensamento bricolagem pode delinear possibilidades não consideradas anteriormente.

A bricolagem permiti pensar o negócio sob novas perspectivas introduzindo a possibilidade de inovação constante, permanecendo competitivo mesmo em ambientes desafiadores e turbulentos.

Além da aplicação do conceito de Bricolagem – trabalhar com os recursos próprios -, é imperativo analisar as capacidades dinâmicas incluindo as capacidades financeiras e operacionais como as perspectivas de microfundamentos das capacidades dinâmicas. O sucesso consiste na capacidade absortiva de compreender as baixas e elevadas capacidades dinâmicas para o adequado planejamento estratégico. Não obstante, a baixa capacidade dinâmica proporciona um crescimento lento e restrito, com a aplicação da bricolagem o êxito será mais provável do que em empresas estagnadas que não aplicam métodos de inovação.

Por outro enfoque, a lacuna que é a ausência do conhecimento absoluto das próprias capacidades dinâmicas tem sido o motivo da mortalidade de muitas empresas.

Do exposto, levanta-se a seguinte questão:

Como poderia ser ancorada a bricolagem nas capacidades dinâmicas em pequenas empresas?

Nessa vereda, o artigo pretendeu tão somente elencar novas possiblidades capazes de protagonizar o desenvolvimento empresarial, abrindo um portal do conhecimento para as empresas que não inovam pela visão limitada de que não possui recursos para aplicar em inovação. A contribuição social repousa na ideia de que as pequenas empresas podem trabalhar com os próprios recursos e transformar, paulatinamente, seus processos e se tornarem competitivas e lucrativas.

No contexto empresarial contemporâneo, justifica-se os insights da bricolagem e as capacidades dinâmicas que são estratégias de crescimento relevantes, busca-se a manutenção de vantagem competitiva. As empresas precisam desenvolver estratégias que permitam potencializar seus negócios e mitigar a mortalidade empresarial.

Autor(a): Ieda Zavatieri Fonte: Portal Dedução Link: http://www.deducao.com.br/index.php/o-que-e-bricolagem-e-como-ela-pode-ser-util-na-gestao-empresarial-contemporanea/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Empresas devem observar algumas características do planejamento tributário para não…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top