Em ambientes marcados pela intensa competitividade e turbulências mercadológicas, as empresas com limitados recursos precisam adotar uma estratégia para se tornarem competitivas e a adoção do conceito de bricolagem pode ser a solução para o processo de melhoria da performance e inovação.
A influência tecnológica tem papel fundamental na inovação e aplicação de recursos em inovação é necessária para manter a sustentabilidade empresarial. Entretanto, no Brasil, micros e pequenas empresas enfrentam as dificuldades e desafios com forte tendência de encerramento do ciclo empresarial, sobretudo pela alta carga tributária, ausência de planejamento estratégico, visão holística do próprio negócio e do ambiente em que estão inseridas.
A bricolagem é um conceito aplicável em empresas de qualquer porte e cabível, especialmente, em empresas com baixa capacidade de aplicação de recursos. Bricolagem significa utilizar os recursos que a empresa possui. Quando se pensa em bricolagem, inevitavelmente, remete a ideia de que estudar e conhecer com profundidade as capacidades dinâmicas das empresas com recursos limitados. Por conseguinte, o engajamento com o pensamento bricolagem pode delinear possibilidades não consideradas anteriormente.
A bricolagem permiti pensar o negócio sob novas perspectivas introduzindo a possibilidade de inovação constante, permanecendo competitivo mesmo em ambientes desafiadores e turbulentos.
Além da aplicação do conceito de Bricolagem – trabalhar com os recursos próprios -, é imperativo analisar as capacidades dinâmicas incluindo as capacidades financeiras e operacionais como as perspectivas de microfundamentos das capacidades dinâmicas. O sucesso consiste na capacidade absortiva de compreender as baixas e elevadas capacidades dinâmicas para o adequado planejamento estratégico. Não obstante, a baixa capacidade dinâmica proporciona um crescimento lento e restrito, com a aplicação da bricolagem o êxito será mais provável do que em empresas estagnadas que não aplicam métodos de inovação.
Por outro enfoque, a lacuna que é a ausência do conhecimento absoluto das próprias capacidades dinâmicas tem sido o motivo da mortalidade de muitas empresas.
Do exposto, levanta-se a seguinte questão:
Como poderia ser ancorada a bricolagem nas capacidades dinâmicas em pequenas empresas?
Nessa vereda, o artigo pretendeu tão somente elencar novas possiblidades capazes de protagonizar o desenvolvimento empresarial, abrindo um portal do conhecimento para as empresas que não inovam pela visão limitada de que não possui recursos para aplicar em inovação. A contribuição social repousa na ideia de que as pequenas empresas podem trabalhar com os próprios recursos e transformar, paulatinamente, seus processos e se tornarem competitivas e lucrativas.
No contexto empresarial contemporâneo, justifica-se os insights da bricolagem e as capacidades dinâmicas que são estratégias de crescimento relevantes, busca-se a manutenção de vantagem competitiva. As empresas precisam desenvolver estratégias que permitam potencializar seus negócios e mitigar a mortalidade empresarial.
Autor(a): Ieda Zavatieri Fonte: Portal Dedução Link: http://www.deducao.com.br/index.php/o-que-e-bricolagem-e-como-ela-pode-ser-util-na-gestao-empresarial-contemporanea/