Operação Crédito Pirata: Receita e PF combatem esquema de fraudes com créditos PIS/Cofins fictícios

Whatsapp Image 2024 06 21 At 12.15.06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Organização criminosa usava créditos de PIS/Cofins fictícios para sonegar impostos e lavar dinheiro, prejudicando o ambiente de negócios.

A Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal, iniciou nesta terça-feira (18) a Operação “Crédito Pirata”.

A ação visa desarticular uma organização criminosa que utilizava declarações de compensação fraudulentas para sonegar impostos e lavar dinheiro, abrangendo 530 contribuintes de 200 cidades em 22 estados, totalizando um prejuízo de R$ 1.020.710.804,39 aos cofres públicos.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios dos investigados em São Paulo, Campos do Jordão, Osasco, Praia Grande e Sorocaba.

Entre os principais alvos estão o operador da fraude  tributária, responsável pela elaboração e transmissão das declarações fraudulentas, e o mentor intelectual, que dava aparente legalidade às operações.

Fraudes em créditos tributários

A falsa consultoria abordava empresários oferecendo redução da carga tributária. Eles transmitiam à Receita Federal declarações fraudulentas, alegando que a empresa possuía créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) suficientes para quitar os débitos. No entanto, esses créditos eram fictícios, e os débitos voltavam a ser cobrados pela Receita Federal.

O uso específico de créditos de PIS/Cofins não foi por acaso. Devido à complexidade desses tributos, os fraudadores convenciam seus clientes de que os créditos existiam e que poderiam realizar a compensação cruzada com qualquer outro tributo.

A consultoria era paga com um percentual dos impostos compensados fraudulentamente, variando entre 30% e 70%. Esses valores eram usados para adquirir imóveis e bens de luxo, dificultando ações de ressarcimento.

Impactos no ambiente de negócios

As fraudes causam grandes prejuízos ao ambiente de negócios, distorcendo a concorrência e destacando profissionais que utilizam métodos fraudulentos. Além disso, os próprios contribuintes são prejudicados, pois além de pagar por serviços fraudulentos, enfrentam fiscalizações, multas e podem ter seu patrimônio bloqueado.

A Receita Federal alerta que débitos tributários só podem ser compensados com créditos tributários, líquidos e certos, apurados pelo próprio declarante. Caso o contribuinte receba ofertas milagrosas, inclusive de compra e venda de créditos que serviriam para quitar tributos federais, a orientação da Receita Federal é para que não aceite e denuncie o fato à Ouvidoria da Receita Federal.

 

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/65668/operacao-credito-pirata-combate-fraudes-em-compensacoes-tributarias/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Postagem 28 06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da lucratividade?

Se você é um empreendedor e tem seu próprio negócio deve se preocupar com a saúde da sua empresa, não é mesmo? Um dos aspectos que precisam ser levados em conta, na hora de medir o sucesso do seu empreendimento

Postagem 26 06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

SPED: você sabe o que é?

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um sistema que foi criado para agilizar a coleta de dados fiscais e contábeis das empresas 🏢. Ele faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e

Postagem 24 06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quando a distribuição de lucros pode ser feita?

A distribuição de lucros é uma espécie de remuneração destinada a todos os membros que investiram capital e assumiram os riscos do negócio 🏢. Assim, ela abrange sócios, acionistas e investidores e divide a lucratividade gerada em um determinado período.

Postagem 21 06 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Entendendo o que é Lucro Presumido!

Não é segredo que o Brasil tem um sistema tributário bem complicado, não é mesmo? Na hora de lidar com os pagamentos de impostos tem alguns modelos que as empresas podem escolher e um desses regimes tributários é o Lucro

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A distribuição de lucros é uma espécie de remuneração destinada…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top