Presença feminina avança no mercado financeiro

N 48746 8cc86efa8516f4638e05d49b07244ed5 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Elas representam 47% dos investidores no Brasil e marcam presença em cargos estratégicos em bancos e outras instituições financeiras.

O perfil do investidor brasileiro tem passado por transformações importantes nos últimos anos. Nos bancos, corretoras e demais instituições financeiras, o cenário antes dominado por homens de terno e gravata também não é o mesmo de tempos atrás.

Dados recentes, divulgados pela B3 e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), são a prova de que a presença feminina como investidoras e profissionais está cada vez maior no ecossistema financeiro do nosso país. A era “invista como uma mulher” já começou – e dá sinais de que veio para ficar.

O estudo Raio-x do Investidor 2021 , realizado anualmente pela Anbima, apontou que 47% dos brasileiros que investem em produtos financeiros são mulheres.

Na B3, em agosto, o público feminino representa va 27,94% do total de investidores , somando 1.094.926 CPFs cadastrados na bolsa de valores. E quem pensa que o despertar para investir está sendo puxado somente por mulheres mais jovens, incentivadas por influenciadoras digitais como Nath Finanças e Nathalia Arcuri, está enganado: na corretora digital NuInvest , o número de mulheres investidoras com mais de 60 anos cresceu 50% nos últimos dois anos. Elas, inclusive, já representam 45% do total de investidores dessa faixa etária na plataforma e têm R﹩ 1,3 bilhão sob custódia (dado divulgado em agosto de 2021).

“Com a chegada de rostos femininos em cargos de liderança e estratégicos dentro das instituições financeiras, e de mais educadoras falando abertamente sobre investimentos com o grande público, mulheres que antes tinham uma relação conflituosa com o dinheiro buscaram conhecimento e agora se sentem mais seguras para investir e se tornarem independentes do ponto de vista das finanças”, afirma a especialista em investimentos Amanda Natacha, coordenadora de cursos da escola Eu Me Banco .

Na escola, que atua na formação de profissionais para o mercado financeiro, o número de alunas e alunos é equilibrado. Na última turma do Programa Advisor de Alta Performance (PAAP) , as mulheres são 50% do total de estudantes, e em poucos meses estarão qualificadas para atuar como gerentes, especialistas e assessoras de investimentos em bancos e outras instituições financeiras.

“O mercado financeiro está em franco crescimento, e mesmo sendo um espaço ainda predominantemente masculino, representa um oceano de oportunidades de carreira também para mulheres. O que marca este momento do mercado é a presença feminina em cargos que até pouco tempo eram ocupados, 90% ou mais, por homens”, relata Daniela Schulz, formada em Ciências Contábeis e detentora das certificações CPA-20, CEA (para especialistas em investimentos) e Ancord (que habilita agentes autônomos de investimento).

Resiliência feminina

Daniela, que também é professora de certificações na Eu Me Banco, destaca a resiliência feminina, qualificação e comprometimento com o trabalho como fatores que contribuem para o avanço das mulheres enquanto profissionais do mercado financeiro.

“Ao passo que o número de investidoras aumenta, também aumentam o número de gerentes de conta, assessoras de investimento, diretoras, superintendentes. São mulheres que estão ganhando espaço e deixando sua marca no mercado, apesar de todos os desafios que enfrentam, muitas vezes, apenas por serem mulheres. Essa é uma tendência que irá se expandir muito mais nos próximos anos”, acredita Schulz.

A crença de Daniela Schulz tem fundamento. Pelo menos é o que indica um estudo realizado pela Teva Indices em parceria com a Easynvest (hoje, NuInvest), divulgado em março de 2021, que avaliou a presença de mulheres em conselhos de administração de 204 empresas listadas na B3. Em segundo lugar entre as maiores presenças femininas dentro dos conselhos, aparece um representante do mercado financeiro – o banco BMG, com 50% de participação.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/48746/presenca-feminina-avanca-no-mercado-financeiro/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Linha de crédito permite a antecipação do saque do FGTS,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top