Quais são os benefícios da Contabilidade Consultiva?

Pastedimage - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

“O trabalho contábil só se completa quando se associam informação, explicação, estudo e orientação” – Antônio Lopes de Sá.

Como bons profissionais, nada melhor que aprender com a fera da contabilidade.

Como empresários, podemos nos perguntar: para que meu contador apresentou a contabilidade consultiva para minha empresa?

Para responder essa pergunta vamos ver alguns benefícios que ela traz para o seu negócio.

Inovação

Ter uma contabilidade inovadora é uma forma criativa de identificar e resolver os problemas encontrados nas empresas. A contabilidade consultiva está diretamente ligada à inovação.

Quando o contador faz uso de processos automatizados, estratégias de marketing, ferramentas tecnológicas, além de integrações de relatórios financeiros e contábeis para facilitar o entendimento, ele está trabalhando em seu favor. Todo esse processo é feito para que o relacionamento de vocês seja mais próximo e que as informações fornecidas sejam usadas para a tomada de decisões estratégicas.

Estratégia de preços

Os preços dos produtos e serviços não são definidos apenas de acordo com os objetivos traçados pelos empresários. É preciso utilizar de todo um contexto sobre os custos de produção, média de lucros e principalmente o mercado em que se encontra. Neste momento, a contabilidade consultiva apoia o empresário no entendimento dos dados de forma estratégica, identificando o que é praticado no mercado.

Vale ressaltar que essa identificação começa pelo conhecimento da posição atual da empresa no mercado e o quanto se conhece da precificação ideal. Dessa forma, o empresário consegue entender o quanto é necessário cobrar para que seu faturamento seja capaz de cumprir com seus custos e despesas envolvidos na operação.

Estratégia Financeira

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. Ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.

Durante a estratégia financeira o contador consultor irá atuar junto ao departamento financeiro e apoiará na interligação das áreas por meio das informações contidas em fluxos de caixa, demonstrações contábeis, balanços, balancetes, entre outros. Dessa forma o trabalho em conjunto se tornará cada vez mais alinhado, conquistando grandes ganhos nas tomadas de decisões.

Agilidade e Produtividade

Unindo a tecnologia e a inovação, a contabilidade consultiva faz com o que os contadores tenham mais tempo para analisar os dados contábeis das empresas, identificando possíveis inconsistências, reduzindo as falhas nos processos e tornando o relacionamento com gestores e empresários mais forte, confiante e duradouro.

Redução de custos

Os processos internos e externos se tornam mais eficazes com a automação, economizando tempo e aumentando produtividade. Com isso, há um aumento significativo na lucratividade.

Quando você tem como parceiro de negócios um contador consultor para tomada de decisões, a redução dos custos com tributos, por exemplo, é bem real. Afinal, ele irá  analisar a fundo as contas existentes da empresa, possibilitando assim uma redução de cada uma delas.

Entregas de Valor

Outro benefício da contabilidade consultiva é a aproximação com o empresário de forma significativa para melhorar seus índices financeiros e contábeis. As análises e interpretações de dados visam elaborar planejamentos e auxiliar os empresários nas tomadas de decisões.

 

Fonte: Nucont

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Penalidades para empresas que não se adaptarem à Lei Geral…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top