Qual a diferença entre contratar um consultoria ou uma assessoria contábil?

N 49171 2ac05bd1e5803717118af483612dec49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

É natural que haja uma confusão nos serviços contábeis oferecidos entre a Consultoria e uma Assessoria contábil, mas, qual a diferença entre contratar uma consultoria ou uma assessoria contábil?

A diferença entre a consultoria e assessoria contábil é que o consultor identifica as necessidades, analisa, orienta, opina, dar o diagnóstico e mostra as soluções, porém, não pratica, já assessoria contábil trabalha no suporte, na execução dos lançamentos e fechamentos contábeis de forma mais ampla.

O objetivo da Consultoria Contábil é orientar nos assuntos financeiros, fiscais e tributários, afim de guiar os empresários possibilitando uma melhor analise para uma melhor tomada de decisão.

Segundo Sá (2008), O papel do Consultor Contábil, do ponto de vista ético, é oferecer opiniões, orientações, no sentido de que os referidos propósitos sejam alcançados, denunciando todos os desvios em relação a tal propósito.

Observa-se que muitos profissionais deixaram de oferecer a consultoria contábil, que nada mais é que, indicar o melhor caminho que o empresário deve seguir, orientando e analisando toda a movimentação contábil da empresa, como contas a pagar e a receber, custos voltados para a folha de pagamento, melhor forma de tributação, e até a rotina financeira da empresa observando os empréstimos e extratos bancários.

Para Silva (2008, p.05): A importância da contabilidade para qualquer empresa independe de seu tamanho; é decorrente da necessidade e ter a escrituração contábil completa, inclusive o livro diário e os balancetes, não apenas para controlar o patrimônio, mas também para administrar as tomadas de decisões nos negócios. Se uma empresa não tem as mínimas condições de sobreviver, de planejar seu crescimento, de obter linhas de crédito, empréstimos em instituições financeiras, ou mesmo de preencher uma simples informação cadastral.

Todas as empresas necessitam de uma assessoria contábil ou consultor contábil que auxilie nas reduções das despesas e custos  e nas tomadas de decisões do seu negócio, infelizmente o motivo pelo qual as empresas não contratam um consultor para as suas empresas é o custo desse profissional ser um pouco mais elevado que a assessoria contábil. Além disso, o cenário atual exige que a empresa conte e esteja assistida por um profissional contábil cada vez mais eficiente e preparado.

A consultoria Contábil tem um papel bem mais essencial não só para o contador que tem através da consultoria o seu trabalho valorizado, mas também para as empresas que obtém resultados e diagnósticos de acordo com a realidade da empresa.

É importante ressaltar que tanto a Consultoria contábil como a assessoria contábil são essenciais para a saúde financeira do negócio, e que prestados de forma conjunta gera um resultado bem mais proveitoso para a empresa e para o empresário.

Destacamos a importância da assessoria quanto a consultoria contábil, ambas podem apresentar excelentes resultados, pois a consultoria poderá ajudar ao empresário a encontrar as soluções e buscar resultados, enquanto a assessoria orientará as possíveis soluções e buscará se adequar melhor as necessidades da empresa.

Fonte:https://www.contabeis.com.br/artigos/7016/qual-a-diferenca-entre-contratar-um-consultoria-ou-uma-assessoria-contabil/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Tempo de armazenamento de documentos pode chegar a até 30…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top