Sua empresa está alavancada? Entenda se é isso é bom ou ruim!

Children 593313 1920 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A alavancagem financeira é um termo bem popular no mundo dos investimentos, ela tem como principal objetivo potencializar a rentabilidade dos capitais próprios de uma empresa e o lucro de seus acionistas. Assim, esse método funciona como um multiplicador do capital próprio. Em uma organização, é muito comum o sócio se aproveitar de recursos de terceiros para fazer essa alavancagem e auxiliar no crescimento da sua organização.Não há nenhum problema nisso, porque é uma excelente forma de aumentar os resultados e atingir uma maior rentabilidade, pois o capital de terceiros, mesmo sendo oneroso, pode ser mais barato do que utilizar os recursos próprios da empresa ou dos sócios para financiar a operação.Porém,  existe um risco dessa alavancagem ter um efeito inverso , pois há um limite aceitável para esse “endividamento”, caso ele seja ultrapassado, a empresa passa a ter uma dívida maior ao retorno esperado e passa a possuir um sério risco de insolvência, ou seja, de não ter mais dinheiro suficiente para honrar seus compromissos e ficar “doente” por causa disso.Dessa forma, como uma avaliação médica, cada empresa precisa ser analisada por um profissional especializado e qualificado para dar o diagnóstico de Endividamento, até mesmo para entender o contexto que a empresa está inserida e as reais estratégias dos sócios para fazer um tratamento assertivo. As causas que favorecem essa doença são inúmeras, como:

  •  utilização excessiva  de cheque especial: deve ser utilizado somente para casos emergenciais, no entanto, é comum empresários usarem e abusarem do cheque especial sem avaliarem as consequências.
  • A  antecipação de recebimentos sem estudo prévio: Esta prática pode gerar excesso de despesas financeiras sem a devida capacidade de caixa para quitá las, o que pode incorrer em um imenso endividamento de curto prazo.
  • Excesso de empréstimos de curto prazo:  Ter fácil acesso para contrair pequenos empréstimos junto a bancos, como “crédito de capital de giro pré liberado” e outras nomenclaturas atraentes, pode levar ao inevitáveis dívidas onerosas que costumam ter juros altíssimos e nada amistosos.
  • Estilo muito arrojado do sócio: Esse perfil de sócio prefere financiar toda a empresa com capital de terceiros, nunca com capital próprio.
  • Falta de garantias para aquisição de empréstimos de longo prazo: Os ativos imobilizados da empresa costumam ser as garantias para contrair empréstimos de longo prazo, mas se esses ativos já estiverem financiados, o empresário não tem o que oferecer para a instituição financeira.

Mas se você estiver em um situação parecida, não se desespere! Existem uma série de medidas que  podem ser tomadas para se tratar com ajuda do seu especialista, como por exemplo, o aporte de capital para aumentar o capital próprio da empresa, que também pode  ocorrer através de investidores. Outra alternativa pode ser a venda de imobilizado sem uso e com baixo retorno.

Fonte: NUCONT

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 02 15 At 14.44.16 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Nota Fiscal: você emite?

A Nota Fiscal é o documento oficial que comprova uma transação comercial, tanto de produtos quanto de serviços. Ela serve como uma comprovação tributária das atividades realizadas. Agora, você sabia que emiti-la é obrigatório? Isso mesmo! Empresas e pessoas com

A2ea837b Ebd4 4429 9cfb D71a081c9840 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Tributo: por que existe?

Tributo: por que existe? 💰 A função dos tributos é custear a máquina estatal quanto aos serviços públicos, como saúde 👩‍⚕️, educação 🧑‍🏫 e segurança. Em geral, incidem sobre três bases: consumo, renda e patrimônio dos cidadãos e empresas. Existem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
"O colaborador pode não saber resolver o ponto mencionado no…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top