Quando ouvimos falar sobre folha de pagamento, pensamos logo em uma lista que contém remunerações pagas aos colaboradores e impostos que incidem sobre os salários e isso não deixa de ser verdade, o contracheque é um dos itens que compõem esse documento.
Por muito tempo, falar sobre os funcionários das organizações se resume em falar nas tarefas operacionais: admissão, demissão, pagamento de salários e benefícios, encargos e assim por diante. Atualmente, no entanto, esse cenário mudou, assim como em outras áreas da empresa, o Departamento Pessoal da empresa pode sim deixar de ser apenas burocracia e passar a ter análises estratégicas em busca de melhorar os resultados da empresa.
Você já parou pra pensar, se realmente conhece e usa as informações da sua folha de pagamento a favor dos resultados da empresa?
Independente do foco que pode ser dado às informações oferecidas pela folha de pagamento, nela podem ser encontradas todas informações trabalhistas como por exemplo:
- Parcelas que fazem parte da remuneração;
- Gastos que não compõe a remuneração, como auxílios de custos;
- Valor líquido a ser pago;
- Turnover de funcionários;
- Taxas de contratações e demissões;
- Custo por funcionário sobre faturamento.
Agora que tal ver essas informações de uma forma diferente, mais clara e de fácil compreensão de onde pode estar o problema dos gastos excessivos com seu departamento pessoal:
Faturamento e Custo por Funcionários
Funcionários ( Taxa de Crescimento do quadro de funcionários )
A operação das empresas não se resume em apenas comprar e vender ou prestar serviços, é necessário um conhecimento dos gastos com funcionários dentro da empresa, uma vez que é algo que impacta diretamente nos resultados, então isso precisa estar alinhado direto com o preço.
Diferente de alguns casos, o gasto maior com pessoal pode não estar nos encargos ou nos salários por exemplo, e sem o controle devido, esse pode ser o motivo do prejuízo no final das apurações.
Sendo assim, com uma boa gestão do pessoal, é possível identificar gastos excessivos com determinados colaboradores, fazer gestão de custo-benefício de cada funcionário. Além disso, é possível também visualizar quais setores precisarão de mais investimentos ou, pelo contrário, será necessário sofrer cortes.
Agora vendo a importância dessas informações para os resultados da sua empresa, converse com seu contador e conheça melhor seus gastos com seus colaboradores.
Fonte: Nucont.com