Descomplicando seu Departamento Pessoal

Pastedimage - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

 

Quando ouvimos falar sobre folha de pagamento, pensamos logo em uma lista que contém remunerações pagas aos colaboradores e impostos que incidem sobre os salários e isso não deixa de ser verdade, o contracheque é um dos itens que compõem esse documento.

Por muito tempo, falar sobre os funcionários das organizações se resume em falar nas tarefas operacionais: admissão, demissão, pagamento de salários e benefícios, encargos e assim por diante. Atualmente, no entanto, esse cenário mudou, assim como em outras áreas da empresa, o Departamento Pessoal da empresa pode sim deixar de ser apenas burocracia e passar a ter análises estratégicas em busca de melhorar os resultados da empresa.

Você já parou pra pensar, se realmente conhece e usa as informações da sua folha de pagamento a favor dos resultados da empresa?

Independente do foco que pode ser dado às informações oferecidas pela folha de pagamento, nela podem ser encontradas todas informações trabalhistas como por exemplo:

  • Parcelas que fazem parte da remuneração;
  • Gastos que não compõe a remuneração, como auxílios de custos;
  • Valor líquido a ser pago;
  • Turnover de funcionários;
  • Taxas de contratações e demissões;
  • Custo por funcionário sobre faturamento.

Agora que tal ver essas informações de uma forma diferente, mais clara e de fácil compreensão de onde pode estar o problema dos gastos excessivos com seu departamento pessoal:

Faturamento e Custo por Funcionários

Funcionários ( Taxa de Crescimento do quadro de funcionários ) 

A operação das empresas não se resume em apenas comprar e vender ou prestar serviços, é necessário um conhecimento dos gastos com funcionários dentro da empresa, uma vez que é algo que impacta diretamente nos resultados, então isso precisa estar alinhado direto com o preço.

 

Diferente de alguns casos, o gasto maior com pessoal pode não estar nos encargos ou nos salários por exemplo, e sem o controle devido, esse pode ser o motivo do prejuízo no final das apurações.

 

Sendo assim, com uma boa gestão do pessoal, é possível identificar gastos excessivos com determinados colaboradores, fazer gestão de custo-benefício de cada funcionário. Além disso, é possível também visualizar quais setores precisarão de mais investimentos ou, pelo contrário, será necessário sofrer cortes. 

Agora vendo a importância dessas informações para os resultados da sua empresa, converse com seu contador e conheça melhor seus gastos com seus colaboradores.

 

Fonte: Nucont.com

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Mudança prevê economia em comissões de remessas e pagamento por…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top