Tarifas de importação: entenda quais são os impactos da redução de 10% anunciada pelo governo

N 49389 549033a9e9adeb5cb90f600c8b05288f - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Apesar do corte anunciado, inflação global e dólar valorizado dificultam queda de preços

O governo anunciou o corte temporário de 10% no Imposto de Importação. A medida deve ter um efeito limitado na redução de preços para a população, segundo especialistas. As principais causas para isso são a inflação que atinge diversos países, incluindo grandes fornecedores do Brasil, e o câmbio desvalorizado.

Os altos preços das commodities — incluindo do petróleo — e uma grande demanda conforme as economias reabrem têm encarecido os custos de produção e levado à escassez de alguns produtos como chips para eletroeletrônicos.

Em entrevista à CNN Brasil, o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral disse que a variação de preços com o corte de 10% deve ocorrer em produtos que possuem alíquotas altas e são importados em grande quantidade, como os farmacêuticos, químicos e aço, o que pode reduzir um pouco os valores.

Já para os de alíquotas baixas, não é esperado uma variação significativa.

Sinalização liberal

Ainda à CNN Brasil, Barral afirmou que a medida foi um “sinal de liberalização”, inserida nas tentativas do governo de reduzir as tarifas de importação para produtos de fora do Mercosul. A proposta inicial, de redução de 50%, enfrenta resistências, principalmente da Argentina, mas os países membros concordaram com o corte de 10%.

Para Barral, a medida serve como uma sinalização da disposição do Brasil em continuar o debate sobre o corte de tarifas, que deve continuar depois de 2022.

Gamboa afirma que o anúncio faz parte de uma “reforma muito esperada para a economia, de abrir mais e inserir o Brasil nas cadeias produtivas globais”. Entretanto, o caráter temporário e o valor baixo acabam dificultando esse objetivo, considerando o quão fechada é a economia brasileira.

“De qualquer forma, em especial para a indústria, é um certo alívio e ajuda para a retomada, já que é um setor com dificuldade de recuperar a trajetória de crescimento. Mas lamento que não tenha caráter permanente, modernizaria a economia brasileira”, diz.

Inhasz afirma que o corte é uma medida importante pensando em abertura comercial e no quão fechada a economia brasileira é. “Mas ela não é genuína. A causa verdadeira é reduzir a pressão no setor produtivo, não de abertura comercial”, diz a professora.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/49389/tarifas-de-importacao-entenda-quais-sao-os-impactos-da-reducao-de-10-anunciada-pelo-governo/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Apenas no segundo quadrimestre deste ano mais de 1,4 milhões…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top