Tarifas de importação: entenda quais são os impactos da redução de 10% anunciada pelo governo

N 49389 549033a9e9adeb5cb90f600c8b05288f - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Apesar do corte anunciado, inflação global e dólar valorizado dificultam queda de preços

O governo anunciou o corte temporário de 10% no Imposto de Importação. A medida deve ter um efeito limitado na redução de preços para a população, segundo especialistas. As principais causas para isso são a inflação que atinge diversos países, incluindo grandes fornecedores do Brasil, e o câmbio desvalorizado.

Os altos preços das commodities — incluindo do petróleo — e uma grande demanda conforme as economias reabrem têm encarecido os custos de produção e levado à escassez de alguns produtos como chips para eletroeletrônicos.

Em entrevista à CNN Brasil, o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral disse que a variação de preços com o corte de 10% deve ocorrer em produtos que possuem alíquotas altas e são importados em grande quantidade, como os farmacêuticos, químicos e aço, o que pode reduzir um pouco os valores.

Já para os de alíquotas baixas, não é esperado uma variação significativa.

Sinalização liberal

Ainda à CNN Brasil, Barral afirmou que a medida foi um “sinal de liberalização”, inserida nas tentativas do governo de reduzir as tarifas de importação para produtos de fora do Mercosul. A proposta inicial, de redução de 50%, enfrenta resistências, principalmente da Argentina, mas os países membros concordaram com o corte de 10%.

Para Barral, a medida serve como uma sinalização da disposição do Brasil em continuar o debate sobre o corte de tarifas, que deve continuar depois de 2022.

Gamboa afirma que o anúncio faz parte de uma “reforma muito esperada para a economia, de abrir mais e inserir o Brasil nas cadeias produtivas globais”. Entretanto, o caráter temporário e o valor baixo acabam dificultando esse objetivo, considerando o quão fechada é a economia brasileira.

“De qualquer forma, em especial para a indústria, é um certo alívio e ajuda para a retomada, já que é um setor com dificuldade de recuperar a trajetória de crescimento. Mas lamento que não tenha caráter permanente, modernizaria a economia brasileira”, diz.

Inhasz afirma que o corte é uma medida importante pensando em abertura comercial e no quão fechada a economia brasileira é. “Mas ela não é genuína. A causa verdadeira é reduzir a pressão no setor produtivo, não de abertura comercial”, diz a professora.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/49389/tarifas-de-importacao-entenda-quais-sao-os-impactos-da-reducao-de-10-anunciada-pelo-governo/

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Apenas no segundo quadrimestre deste ano mais de 1,4 milhões…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top