O que é ?
Trata-se de um recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior.
Estes pagamentos são, geralmente por pensão alimentícia ou trabalhadores sem carteira assinada, como autônomos, profissionais liberais e recebimentos de aluguéis.
Também devem declarar os rendimentos no Carnê Leão pessoas que alugam casas, por exemplo.
Quem deve declarar carnê-leão?
O carnê-leão deve ser declarado mensalmente pela pessoa física, residente no Brasil, que receba rendimentos acima de R$ 2.112,00 de outra pessoa física ou do exterior. Assim, esses são os critérios que definem quem deve fazer carnê-leão. Esses dividendos precisam ser apurados para o recolhimento do imposto até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento.
Como fazer um carnê leão?
Para fazer um carnê-leão é preciso acessar o Programa Carnê-Leão Web, por meio do site da Receita Federal. Ao entrar na página, clique no Portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita.
Como pagar o carnê leão?
Para preencher e pagar o carnê-leão 2024, você precisa fazer o login no Portal e-CAC. Ao acessar a página, clique na aba “Meu Imposto de Renda”. Depois, vá em “Acessar Carnê-Leão”. Primeiro você irá configurar o seu perfil e colocar os seus dados pessoais. Em seguida, chegará à tela para preencher os valores conforme o mês, informando os rendimentos e também as despesas que teve.
O que acontece se não pagar o carnê leão?
O não pagamento de impostos sobre estas rendas pode gerar multas que não serão nem um pouco legais para você. Ao não declarar, você corre o risco de sofrer multas de 20% do imposto devido + juros, no máximo. Além disso, se for obrigado a pagar IRPF dos valores, este percentual sobe e você terá uma multa de 50% sobre o imposto devido.
Precisa de ajuda com o Carnê Leão?