O PIS é a sigla para Programa de Integração Social e é um benefício pago todo ano pelo governo aos trabalhadores de empresas privadas empregados em regime CLT. Ele é cobrado das empresas na forma de um tributo sobre a importação, o faturamento e a folha de pagamento.
🔎 É normal nos referirmos ao programa como PIS-PASEP, isso porque o PASEP é o mesmo tipo de benefício, só que voltado para os funcionários públicos. A sigla é para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Outra diferença entre eles é que o PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
Agora, como o PIS beneficia o trabalhador? O valor cobrado das empresas é revertido para ele das seguintes formas:
💸Seguro-desemprego: o valor recolhido das empresas custeia o Programa de Seguro-Desemprego, que presta assistência aos trabalhadores desempregados sem justa causa.
💰 Abono Salarial: valor de até um salário mínimo dado ao trabalhador que está a pelo menos cinco anos inscritos no PIS e que recebe até dois salários mínimos.
Programas de desenvolvimento econômico pelo BNDES: o que é recolhido pelo PIS vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador que, por sua vez, é um dos financiadores do BNDES.
Você sabe seu número do PIS? É fácil encontrá-lo! Basta procurar na sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, no holerite de pagamento, no extrato do FGTS ou no 💳 Cidadão.
Se nenhuma das formas funcionar, você pode perguntar ao seu empregador ou ir até uma agência da Caixa Econômica com seu documento com foto e consultá-lo. No caso do PASEP, é só fazer o mesmo numa agência do Banco do Brasil.
E aí, conseguimos explicar o que é o PIS?
#PIS #PASEP #CLT #segurodesemprego #abonosalarial #BNDES #postsdecontabilidade #FGTS #caixaeconomica #bancodobrasil