Como escolher um bom contador?

Como Escolher Um Bom Contador - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

As finanças são, talvez, a parte mais importante do processo de gerenciamento de uma empresa. Independentemente dos motivos que levaram um empreendedor a abrir um negócio, o lucro é um dos objetivos. Sem ele, o sucesso da empreitada não é possível. E é justamente por isso que saber como escolher um bom contador é parte essencial para alcançar bons resultados.

Manter as finanças em ordem não é uma tarefa fácil, especialmente para quem administra empresas maiores. Por conta disso, se faz necessário contratar os serviços de um profissional especializado na área contábil, o qual garantirá que os números estejam sempre em dia.

É nesse espaço que os contadores ganham protagonismo. Responsáveis por lidar com a parte financeira de uma empresa (entre lucros, prejuízos e pagamento de tributos), eles são essenciais não somente para o sucesso, mas para a própria legalidade de um negócio.

Então se você está precisando contratar um bom profissional, hoje vamos dar dicas importantes para tomar a melhor decisão nesse momento tão importante. Vamos lá?!

Saiba como escolher um bom contador com essas 7 dicas

Considerando o papel do contador para as finanças de uma empresa, é de vital importância agregar um expert dos números ao seu time.

Pensando nisso, separamos 7 importantes dicas para gestores que estão em busca de um bom profissional, afinal, você não vai entregar nas mãos de qualquer pessoa essa parte tão valiosa da gestão do seu negócio, não é mesmo?

1 – Compreenda a importância de um contador

Antes de iniciar qualquer busca por profissionais e saber como escolher um bom contador, é recomendado que o gestor compreenda os papéis desta vaga.

No caso dos contadores, é preciso entender que o trabalho vai muito além do que somente fazer algumas contas e assinar documentos.

Como já citamos aqui, é o contador que garante que uma empresa esteja em dia com o fisco. Sem o papel desempenhado por ele, negócios não somente perdem dinheiro, como correm o risco de serem obrigados a fechar as portas.

2 – Peça indicações

Mesmo aqueles que não estão em uma posição de gerência compreendem o qual valiosas são as indicações, especialmente quando você não tem muita ideia do que está fazendo ou buscando.

As recomendações servem como uma lanterna na escuridão quando você está querendo saber como escolher um bom contador. Buscar indicações garante que saberá previamente como um determinado profissional trabalha, o que por si só poupa vários problemas.

Isso assegura que menos tempo e dinheiro sejam gastos com processos seletivos ou testes remunerados, economiza recursos da empresa.

Da mesma forma, a recomendação pode ser para que você contrate um escritório de contabilidade de confiança, com indicação de outros empresários. Isso vai ajudar a levar a gestão da sua empresa a outro patamar.

3 – Faça pesquisas

Não é difícil encontrar trabalhos de contadores individuais ou escritórios de contabilidade, mas essa é só uma parte do processo.

A partir disso, você deve dedicar algum tempo para pesquisar sobre a legitimidade do profissional, estabelecer contato e pedir orçamentos enquanto avalia como escolher um bom contador.

É interessante notar que essa dica vale também para aquelas contratações decorrentes de indicações. Mesmo que um profissional tenha entregue bons trabalhos para outras empresas no passado, situações mudam. Em todos os casos, uma pesquisa é sempre indicada.

4 – Considere as necessidades do seu negócio

Embora até aqui tenhamos usado a palavra contador de maneira “coringa”, a verdade é que eles desenvolvem atividades múltiplas, às vezes, completamente diferentes. Um bom profissional será versátil em sua área de atuação, mas a afinidade não é garantida.

A fim de realizar a melhor contratação possível, gestores devem ter em mente as definições específicas da empresa. Isso possibilitará que sejam contratados os serviços mais adequados, de acordo com necessidades da organização e o melhor custo-benefício.

5 – Leve em conta diferentes aspectos

Pegando carona na dica anterior, a partir do momento em que você sabe exatamente o que precisa quando pesquisa como escolher um bom contador, pode começar a filtrar o tipo de profissional que está buscando.

Um dos primeiros dilemas, nesse ponto, é a contratação de um profissional individual ou de um escritório.

Também são fatores a serem considerados: a especialidade do contador (ou do escritório), a experiência que possui no mercado, os pacotes de serviços oferecidos, o tempo a ser despendido no trabalho e o uso (ou não) de tecnologias e softwares.

Veja também: Como elaborar um plano de ação para minha empresa?

6 – Combine todos os detalhes previamente

“’O que é combinado não é caro”. Você com certeza já ouviu esse ditado, certo? Embora o seu uso no dia a dia seja variado, ele se encaixa muito bem no contexto desse texto e é crucial ao aprender como escolher um bom contador.

Combinar previamente todos os detalhes de um trabalho contábil é essencial ao sucesso.

Alguns dos elementos a serem definidos previamente são: quais trabalhos serão realizados, qual será a regularidade, quais serão os valores cobrados, qual será o tipo (e frequência) da comunicação e o que ambas as partes podem esperar da parceria.

7 – Saiba o que evitar

Tão importante quanto saber o que buscar na hora de contratar um bom contador, é saber o evitar. É válido dizer que todas as dicas anteriores podem ser aplicadas também aqui, a fim de filtrar o profissional que mais se adequa ao tipo de negócio e trabalho em questão.

Contratar um profissional baseado exclusivamente em valores baixos do serviço é sempre uma péssima ideia. O mesmo vale para a não descrição detalhada das atividades da contração e a não checagem da regularização do contador (ou escritório).

Quando uma empresa e um contador dão um “match”, o resultado é sempre positivo para ambas as partes. Com conhecimentos estratégicos, diligência e priorização da ética profissional, os trabalhos de contabilidade são capazes de conduzir um negócio ao sucesso.

E então, você busca um contador de confiança para seu negócio? Somos uma contabilidade em São Paulo e teremos o maior prazer em ajudá-lo. Fale com o nosso time!

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil e acompanhe nossas dicas.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, micro e pequenas empresas (MPEs) representam cerca de 99% do total de CNPJs brasileiros. Diante desse dado, é possível afirmar que a economia do Brasil depende das atividades de negócios menores.

O Que é Cpp No Simples Nacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é CPP no Simples Nacional?

Informações divulgadas pelo Sebrae apontam que Micro e Pequenas Empresas (MPE) são responsáveis por empregar 52% de todas as pessoas contratadas em regime de carteira assinada. No Brasil, o total de empresas (entre todas as categorias) chega a 20 milhões.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Organizações existem em uma multiplicidade de formas. Tanto uma fábrica…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top