Quais são as funções da contabilidade? Entenda a definição, objetivo e atribuições da área

Quais São As Funções Da Contabilidade - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A ciência tem finalidade de gerenciar informações financeiras, tributárias e patrimoniais

Esta é uma das ciências mais antigas do mundo, surgida há 2.000 a.C. Os primeiros registros da prática foram encontrados na região das antigas Suméria e Babilônia. Obviamente, ela evoluiu ao longo dos séculos sem, no entanto, deixar sua importância de lado. Logo, é indispensável aos empreendedores entenderem quais são as funções da contabilidade.

Enquanto ciência social, a contabilidade cuida do gerenciamento das informações relacionadas à gestão. Nisso estão: controle patrimonial, direitos e deveres legais, folhas de pagamento, entre outros pontos.

Como avalia o desempenho da organização, os dados fornecidos pelos contadores servem de subsídio para que os gestores do negócio tomem decisões e possam planejar o futuro das empresas.

Logo, por diversas razões, uma empresa precisa ter profissionais atuando em sua contabilidade, sejam eles internos ou um escritório parceiro, que vão ajudar, desde o processo inicial de abertura do negócio, na consultoria tributária e até na orientação sobre novos investimentos e expansão da organização. Consequentemente, não deve haver dúvidas a respeito da contratação deste serviço.

O que é a contabilidade?

Antes de abranger as funções da contabilidade, vale pincelar o que, de fato, ela é. Em termos gerais, ela é uma ciência teórica e prática que estuda os métodos de registro e cálculo da movimentação financeira de uma empresa.

Por estudar, interpretar e controlar o patrimônio por meio dos registros contábeis, bem como a demonstração dos resultados, a contabilidade produz dados valiosos para que a gestão obtenha lucratividade. A fonte de trabalho dos profissionais da área são as movimentações diárias, como pagamentos, recebimentos, compra e venda, etc.

A título de curiosidade, a palavra contabilidade é originada do latim computabilis, aquilo que se pode contar. Também, se computare, somar, calcular.

Qual é o objetivo da contabilidade?

A contabilidade tem, por objetivo, acompanhar as atividades da empresa, no que é relacionado ao controle dos patrimônios, elaboração e demonstração de resultados. A partir das informações prestadas, é possível avaliar a saúde financeira e econômica do negócio.

Os dados gerados pelo setor podem ser usados por instituições financeiras e investidores, além da gestão do negócio. Alguns exemplos dos documentos produzidos são:

  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Balanço Patrimonial.

Quais são as funções da contabilidade?

Acima introduzimos a você os conceitos gerais por trás desta área tão importante na administração do negócio. Contudo, o objetivo primário deste artigo é explicar, em detalhes, quais são as funções da contabilidade.

De forma bem resumida, podemos dizer que ela se envolve na formalização da empresa, na sua organização, na análise de desempenho e no acompanhamento da sua evolução. Entenda melhor nos tópicos abaixo!

Registrar

Neste tópico, as funções da contabilidade podem ser separadas em duas. A primeira envolve todo o processo de consulta de viabilidade, alvarás e a formalização do negócio para iniciar o seu funcionamento. Já a segunda está relacionada com a evolução da empresa.

A contabilidade deve registrar, de forma metódica e ordenada, os negócios, resultados e fatos importantes relacionados à organização e que possam vir sob representação monetária. A documentação é feita pela identificação, classificação e anotação destas operações.

Controle

A partir do momento em que registra tais fatos, uma das funções da contabilidade é controlar, a partir de um sistema, as operações da empresa e tudo aquilo que afete sua saúde financeira, econômica e patrimonial.

O controle permite acompanhar os planos econômicos em execução, prevê pagamentos e recebimentos, monitorando de perto o fluxo de caixa. Deve ainda avaliar se a empresa age em conformidade com as questões legais.

Demonstração de resultados

Os dados levantados pelo registro e controle são periodicamente expostos pela contabilidade durante a demonstração de resultados. Esta apresentação é, também, ordenada, constando tanto o histórico das atividades quanto a interpretação destes resultados.

Tais resultados têm fins civis, tributários, comerciais e judiciais, o que reforça o papel estratégico do contador dentro da organização.

Análise

Mais que apenas fazer a demonstração de resultados, estudar os dados dos relatórios e interpretá-los é uma das funções da contabilidade. A partir desta análise são levantadas hipóteses e solicitadas investigações para confirmá-las ou não.

Planejamento

Por meio das informações contábeis obtidas, especialmente no que diz respeito aos planos orçamentários, o planejamento empresarial tem embasamento para os processos decisórios.

Diante das diversas funções da contabilidade dentro do negócio, qual é a sua finalidade? Enquanto ciência social, ela deve orientar a gestão em suas atribuições. Assim, configura-se como base para o planejamento e controle da organização.

É importante destacar que apenas os registros provenientes dos livros contábeis têm credibilidade para refletir a realidade da empresa.

Quais são as áreas de atuação da contabilidade?

A ciência abrange diferentes funções e setores de atuação. De forma geral, a contabilidade é útil, prioritariamente, nas seguintes áreas:

  • Perícia: laudos sobre empresas que apresentem questões financeiras decorrentes de ingerência;
  • Auditoria: exame dos livros, registros, documentos e informações pertinentes ao controle patrimonial, bem como demonstrações contábeis. O objetivo é confirmar o quão exatos são os dados;
  • Financeira: demonstrações contábeis;
  • Gerencial: suporte à administração para otimizar os recursos ao controlar custos e patrimônio;
  • Pública: instrumento de fiscalização e controle para preparação de orçamentos, registro de transações e controle orçamentário;
  • Fiscal: informações destinadas aos órgãos de fiscalização.

Além das áreas gerais, há ainda aquelas de atuação específica, como social, atuarial, ambiental, agronegócio e análise de projetos. Ou seja, existem diversas respostas à pergunta sobre quais são as funções da contabilidade.

O fato é que ter profissionais da área capacitados dentro da sua equipe ou contar com um escritório de contabilidade de confiança é uma decisão estratégica essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Se você pretende empreender ou tem uma empresa, mas não conta com este profissional dentro da sua estrutura, venha conversar com o nosso time. Temos a solução ideal para o seu caso!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Como Calcular Os Lucros Cessantes - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular os lucros cessantes?

Se você é empresário ou está pensando em se tornar um, sabe que precisa saber sobre muitos processos de uma organização. E entender como calcular os lucros cessantes é algo muito importante nesta jornada. Independentemente do quão cuidadoso você seja

O Que é Imposto Sobre Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é imposto sobre serviço? Quem paga ISS?

Pagar tributos faz parte do cotidiano de qualquer cidadão brasileiro. IPTU, IPVA, PIS, ISS… Eles são inúmeros e cada um se adequa a um tipo de pessoa ou atividade. E essa realidade vale especialmente para empresários e seus negócios. Neste

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Organizar as finanças de uma empresa não é uma tarefa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top