Qual é a importância do fluxo de caixa?

Qual A Importancia Do Fluxo De Caixa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Se você é um empresário ou tem planos de se tornar um, precisa saber que preservar a saúde financeira do seu negócio é fundamental para que ele evolua. Isso porque é por meio dela que terá a tranquilidade para gerenciar as outras áreas.

Para isso, é necessário saber qual é a importância do fluxo de caixa, identificar suas receitas e despesas e fazer um acompanhamento diário, semanal e mensal. Este documento ajudará a manter um controle imediato do seu negócio, a fim de ter uma ideia rápida sobre o lucro da empresa.

O fluxo de caixa é um conceito essencial dentro da gestão financeira de uma empresa, de modo que todo gestor deve monitorá-lo bem de perto. Ele deve ajudar a prever o futuro da empresa. Afinal, se você não conseguir controlar ‘o que entra e sai’, não terá nenhum domínio sobre seu negócio, não é mesmo?

Sempre ajudamos nossos clientes a fazer um planejamento financeiro, a avaliar os enquadramentos e até a melhorar os seus recursos humanos. Neste sentido, criamos este artigo aqui no blog para detalhar qual é a importância do fluxo de caixa e uma série de dicas para implementar em sua empresa.

Este é um conteúdo especial da Aspecto, uma contabilidade em São Paulo, que tem muita experiência e excelentes profissionais, sendo a parceira ideal para lhe ajudar a potencializar os seus resultados. Conheça aqui os nossos serviços!

O que é fluxo de caixa?

Da maneira mais simples possível, o fluxo de caixa é um instrumento básico de controle e planejamento financeiro. Ele apresenta as movimentações (receitas e despesas) durante um período de tempo delimitado, que pode ser um dia, uma semana ou um mês.

Essa é uma ferramenta que precisa ser implementada com disciplina pela gestão do negócio. Inclusive, é importante colocar as despesas e receitas futuras, dados que vão ajudar a ter uma previsão orçamentária.

Sendo assim, para entender qual é a importância do fluxo de caixa, você deve saber que sua definição se parece bastante com a do controle de caixa, mas existem diferenças primordiais.

Enquanto o controle preocupa-se somente com as entradas e saídas imediatas, o fluxo de caixa engloba também movimentações previstas. Desta forma, é válido dizer que o primeiro é parte do segundo dentro do monitoramento financeiro da sua empresa.

O que deve constar no fluxo de caixa?

Ganhos e gastos: essa é a resposta curta, mas – na prática – essas duas palavras representam muito mais coisas em uma empresa. Nesta sua busca para compreender melhor qual é a importância do fluxo de caixa, vamos detalhar melhor a sua estrutura.

Dentro dos ganhos, devem estar incluídos os recebimentos de vendas imediatas (semelhante ao controle de caixa), mas também aquelas projetadas. Isso é válido para contratos de longo prazo, para pedidos recorrentes, etc.

Se a empresa tiver um valor X para receber em uma data, esse dinheiro deve estar incluído no fluxo de caixa daquele período.

A mesma coisa vale para os gastos, e eles são um pouco mais certeiros. Isso porque enquanto uma empresa não pode ter certeza de que algum devedor irá honrar sua dívida, os pagamentos que ela própria irá realizar estão sob seu controle.

Nos gastos, vale o mesmo critério dos ganhos: se inclui aqueles imediatos e os projetados. Folhas de pagamento, impostos, gastos com fornecedores e melhorias… Tudo faz parte.

Os métodos de pagamento independem e devem estar todos dentro do fluxo de caixa. Colocam-se tanto valores em dinheiro como aqueles de cartões, cheques etc.

Dentro dos gastos previstos em seu fluxo de caixa, devem constar aqueles pagamentos (ou recebimentos) a prazo e os que tenham uma data fixa, mas um valor oscilante (como a conta de luz ou água, por exemplo).

É muito importante que cada dado do fluxo do caixa tenha um indicativo de sua origem. Ou seja, que esteja bem demarcado de onde aquele valor veio ou para onde ele irá.

O resultado de um fluxo de caixa é simplesmente a soma dos ganhos menos os gastos. Essa é uma das etapas da contabilidade, extremamente importante para a sua empresa.

Qual é a importância do fluxo de caixa em uma empresa?

Os motivos são muitos, mas todos eles têm em comum um objetivo: o crescimento da empresa. Para entender a importância do fluxo de caixa, saiba que a sua função primária é manter o cotidiano financeiro sob controle.

Para isso, é essencial que os dados sejam precisos (ou seja, nada de erros) e estejam constantemente atualizados.

É por meio do fluxo de caixa também que as organizações podem fazer uma previsão adequada do seu futuro financeiro. Isso inclui estimar se haverá lucros ou prejuízos e quais serão estes valores. A partir deles, é possível tomar decisões mais embasadas.

Dependendo de como estiver esse fluxo, você será capaz de planejar o que fazer.

Será preciso aumentar prazos? Fazer empréstimos? Ou, pelo lado oposto: será possível investir na expansão? Contratar mais colaboradores?

Ao entender a importância do fluxo de caixa, você consegue tomar decisões muito valiosas em seu negócio.

Outras dicas importantes sobre fluxo de caixa

Se analisado superficialmente, o fluxo de caixa corre o risco de ser mal interpretado e induzir ao erro. Para que isso não ocorra, ele deve ser sempre visto dentro de um contexto maior, geralmente ao lado de outros realizados durante diferentes períodos de tempo.

Isso acontece porque o fluxo de caixa representa um momento específico de uma empresa. Não é possível, analisando-o individualmente, dizer se um negócio está dando lucro ou prejuízo.

É recomendado que seja preenchido diariamente, sempre que tiver uma situação nova (despesa ou receita) para permitir uma avaliação posterior mais minuciosa (a qual deve sempre ser feita, após um período pré-definido). Sem uma análise dos dados, o fluxo de caixa perde sua importância.

A maneira de elaborar esse fluxo depende de você. Embora seja possível realizá-lo manualmente (com papel e caneta), é muito mais indicado utilizar ferramentas eletrônicas, como planilhas em um computador ou sistemas próprios para isso.

Entender qual é a importância do fluxo de caixa em uma empresa independe do seu tamanho. É claro que, quanto maior for o seu negócio, mais complexo (e essencial) ele será, mas os princípios são os mesmos.

Por isso, é primordial que não ignore ou minimize o valor dessa ferramenta, tudo bem?

Se precisar de ajuda, nós podemos te ajudar a começar agora mesmo. Entre em contato conosco!

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as novas publicações!

Depois de aprender qual é a importância do fluxo de caixa, queremos convidá-lo a ver também:

Como alterar o CNAE na Receita Federal?

Como migrar de MEI para microempresa?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você, provavelmente, sabe que a abertura de empresas é um…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top