Qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir?

Qual Tipo De Empresa O Engenheiro Pode Abrir - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Você, provavelmente, sabe que a abertura de empresas é um processo relativamente simples e que pode ser feito por qualquer pessoa, independente da profissão ou capital. Existem peculiaridades para cada tipo, mas o ponto de partida é bem semelhante.

Porém, como algumas áreas exigem profissionais graduados, é importante saber qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir. Apesar de todas as burocracias envolvidas nesse processo, as vantagens são inúmeras, então vale a pena legalizar seu negócio.

Sendo assim, hoje vamos ajudá-lo, engenheiro, a eliminar essa dúvida. Existem diferenças de acordo com a área de atuação desse profissional? E quanto às sociedades? Continue sua leitura e consiga as respostas.

Nós ajudamos a formalizar milhares de negócios na cidade de São Paulo e nas regiões vizinhas. Se você tem um escritório de engenharia e pretende legalizá-lo ou fazer mudanças na estrutura da empresa, entre em contato com o nosso atendimento.

Veja qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir

Assim como em outras profissões, é necessário ter um diploma acadêmico dentro da área de engenharia, de acordo com a sua especialização: civil, software, agronômica, mecânica, etc.

Se a sua área for a construção, o diploma é o primeiro passo para se registrar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (o CREA), órgão existente em todos os estados brasileiros. Nessa etapa, o cadastro pelo profissional ainda é como pessoa física. Ou seja, ainda não tem nada a ver com uma empresa.

A partir desse ponto, porém, o profissional já pode atuar dentro da sua área de formação e é quando começam a surgir dúvidas sobre qual é o tipo de empresa o engenheiro pode abrir.

O próximo passo é abrir um CNPJ, que é o que permitirá que você comece o seu negócio.

Assim que tiver um CNPJ, você voltará para o CREA, agora com o objetivo de formalizar a sua empresa. Ou seja, registrar uma pessoa jurídica. Nesta fase, o cadastro será válido para iniciar a prestação ou execução de serviços de engenharia.

Ao fazer o registro do CNPJ no CREA, você solicitará um documento chamado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele é requisitado para a prestação de serviço de algumas diferentes áreas, como a Medicina e a Engenharia.

Tipos de empresa para engenheiros

Etapas anteriores concluídas, chegamos ao tema principal: quais são os tipos de empresa que o engenheiro pode abrir?

Os três tipos disponíveis para profissionais da área são: Sociedades Limitadas (LTDA), Empresário Individual (EI) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Esses não são os únicos existentes, mas são os que se adequam para empresas de engenharia.

Um detalhe importante é que engenheiros não podem ser Microempreendedores Individuais. Quero dizer: por conta de restrições existentes, não é possível abrir uma empresa que atue na prestação de serviços dessa natureza dentro da categoria MEI.

Sendo assim, entenda um pouco mais detalhadamente qual o tipo de empresa o engenheiro pode abrir dentro das demais possibilidades, conforme a lei:

Empresário Individual (EI)

A primeira das três categorias, é também a mais simples. Como o nome sugere, empresas sob a categoria de EI só podem ter um sócio.

A característica definidora do Empresário Individual é que nele não existe separação de bens entre a pessoa física (o empresário) e a jurídica (a empresa). Ou seja, todas as responsabilidades fiscais da sua organização são também suas.

Embora exista o lado negativo associado com essa característica, os EI são as mais acessíveis quando você vai procurar sobre qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir, especialmente para profissionais recém-formados e/ou que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios.

Sociedades Limitadas (LTDA)

Ao contrário das outras duas, as Sociedades Limitadas contam necessariamente com dois ou mais sócios. Aqui também existe a separação entre os bens das pessoas físicas envolvidas (os sócios) e da pessoa jurídica.

As responsabilidades de cada sócio dependem da divisão do capital entre eles, o que acrescenta uma camada maior de complexidade.

Com isso, as Sociedades Limitadas oferecem uma possibilidade intermediária entre as EI (em que o profissional de engenharia está sozinho) e as SLU (em que existe uma separação das responsabilidades entre CPF e CNPJ).

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Este tipo de empresa é relativamente novo, veio para substituir as antigas EIRELI. Trata-se de uma modalidade de sociedade individual, que descarta a exigência de um segundo sócio.

Embora a classificação seja de sociedade, esta é uma modalidade de empresa individual e que faz uma separação do patrimônio do negócio. A vantagem é justamente que, caso haja problemas ou falência, os bens do fundador ficam protegidos.

Se você não sabe qual o melhor modelo e para que não tenha falhas neste processo, o mais indicado é contar com a ajuda de um escritório contábil em São Paulo.

Existem outras decisões envolvidas e que precisam ser avaliadas após descobrir qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir, de forma que essas etapas não necessariamente terminam aqui. Você ainda precisará, por exemplo, optar pelo porte do seu negócio e escolher qual regime de tributação é mais adequado.

Aspectos relacionados com a infraestrutura, como qual será o local físico da sua empresa, também precisarão ser decididos.

Com pesquisa e dedicação, temos certeza que você será bem sucedido nessa empreitada e estamos à disposição para tirar suas dúvidas ou ajudá-lo na abertura da sua empresa.

Explicamos aqui qual tipo de empresa o engenheiro pode abrir. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram!

Leia também:

Como fazer um contrato de sociedade?

Posso ter dois CNPJs em um CPF?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Empresas são feitas, acima de tudo, por pessoas. Indivíduos que…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top