Como melhorar o clima organizacional?

Como Melhorar O Clima Organizacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Empresas são feitas, acima de tudo, por pessoas. Indivíduos que possuem necessidades, desejos e receios, os quais são frequentemente ignorados por gestores com uma visão restrita dos elementos responsáveis pelo funcionamento de uma organização.

Gestores com uma visão mais ampla, porém, compreendem as necessidades de seus colaboradores e trabalham para melhorar a relação entre todos dentro do negócio. Se você não sabe como melhorar o clima organizacional, está na hora de dedicar tempo a esta estratégia.

Manter os profissionais motivados e satisfeitos vai contribuir para que eles entreguem melhores resultados. Além disso, essa é uma excelente forma de atrair e reter talentos para uma organização.

Levando tudo isso em conta, é extremamente importante que elementos do bem-estar dos colaboradores sejam pilares de qualquer empresa. E é nesse ponto que entra o conceito de clima organizacional. Mas afinal de contas, o que isso significa?

Nós da Aspecto Contabilidade queremos te ajudar em todos os assuntos administrativos da sua empresa e isso envolve cuidar do seu capital humano. Para receber uma consultoria, entre em contato!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional nada mais é do que a atmosfera coletiva resultante da relação entre uma empresa e seus funcionários. Isto é: a maneira como colaboradores se sentem, o que esperam da gestão e o que precisam para realizar um bom trabalho.

A avaliação do clima organizacional não é algo novo, tendo se iniciado décadas atrás. Apesar disso, constantes avanços nos estudos do que é e como medir esse item em uma empresa tem permitido que novas soluções sejam encontradas, principalmente em mercados muito competitivos.

5 dicas de como melhorar o clima organizacional

O clima organizacional está relacionado com a qualidade da relação entre empresa e colaborador. Seu objetivo final é proporcionar uma atmosfera que permita o crescimento da organização e das pessoas que fazem parte dela, o que o torna um elemento extremamente importante.

Um ambiente pesado e tóxico provoca mal-estar e as pessoas não se sentem bem, gera estresse e alta rotatividade. Você já mediu o turnover dentro da sua empresa? A razão de várias demissões pode ser um péssimo clima organizacional.

Por conta disso, implementar algumas dicas de como melhorar o clima organizacional pode trazer resultados incríveis. Elas são fáceis de serem implementadas, mas valiosas se você está buscando o sucesso e bem-estar dos colaboradores. Confira!

Realize pesquisas de clima organizacional

Independentemente de quais medidas sejam tomadas para melhorar o clima organizacional de uma empresa, uma pesquisa precisa ser realizada. É impossível que mudanças sejam feitas sem que os gestores saibam o que deve ser melhorado.

A melhor maneira de realizar uma pesquisa é anonimamente, de modo que os colaboradores não se sintam constrangidos em externar suas vontades e preocupações. Só a partir daí é que passos na direção correta podem ser dados.

Promova um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Outra dica importante de como melhorar o clima organizacional é fazer com que o funcionário tenha uma vida fora do trabalho. Embora muitos gestores não considerem que esse seja um “problema” da empresa, questões pessoais afetam grandemente (e de maneira negativa) o clima organizacional.

Colaboradores satisfeitos em sua vida pessoal são profissionais melhores.

A melhor forma de promover um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos trabalhadores é oferecer horários flexíveis, ajustando a carga horária de acordo com as necessidades da empresa e dos funcionários.

Um colaborador com um bom equilíbrio pessoal e profissional irá contribuir muito mais em 4h do que um insatisfeito fará em 8h. Nesse contexto, as horas do relógio não são sinônimo de tempo efetivo de produção em uma organização.

Invista na saúde física e psicológica

Quer saber como melhorar o clima organizacional? Cuide da saúde mental de seus funcionários.

Embora a saúde física de colaboradores costume ser levada a sério em qualquer empresa respeitável, a psicológica acaba sendo menosprezada. Isso é um erro que não deve ser repetido por bons gestores.

Organizações devem levar em conta o bem-estar físico e mental dos funcionários. Essa tarefa pode ser realizada de diferentes maneiras, de acordo com medidas específicas que variam dentro de cada instituição. Em todos os casos, porém, o foco deve ser o mesmo: melhorar a vida do indivíduo.

Crie um ambiente seguro

Os colaboradores não devem temer expressar suas opiniões e insatisfações dentro do local de trabalho. Um ambiente seguro é aquele onde todos podem trocar feedbacks respeitosos de maneira livre e sempre buscando a melhoria profissional de todos os envolvidos.

Essa medida perpassa especialmente a valorização de colaboradores, o investimento na diversidade do quadro de funcionários e medidas firmes de respeito às diferenças. Dessa forma, a instituição se tornará um local de promoção de confiança e ajuda mútuas.

Incentive a cultura do feedback e a famosa caixinha de sugestões. Porém, não as deixe no papel. Escolha uma e peça ajuda aos funcionários para implementá-la. Eles vão se sentir parte do negócio e o clima organizacional vai ficar melhor.

Invista no futuro profissional

Muitas vezes, aquela competência que sua empresa busca pode ser desenvolvida internamente. Por isso, investir na capacitação do colaborador pode te ajudar a alcançar os objetivos do negócio.

E isso só é possível com políticas que promovam o desenvolvimento profissional.

Treinamentos, formação contínua e capacitação são os principais pilares deste item. A busca por mais aprendizado e melhores oportunidades dentro da própria empresa é um passo gigantesco em prol da melhoria do clima organizacional.

Saiba que a sua busca por soluções de como melhorar o clima organizacional não acaba aqui. Observação, mudanças e inovações constantes são necessárias para que o time esteja engajado.

Se chegou até aqui, o primeiro passo já foi dado. Você compreende a importância da valorização da relação entre empresa e colaboradores e busca soluções. Continue o bom trabalho, temos certeza que obterá bons resultados mais cedo do que imagina.

Você está no blog da Aspecto Contabilidade, temos um escritório na cidade de São Paulo e oferecemos suporte administrativo para diversas empresas. Queremos te ajudar na gestão de seus funcionários. Somos o parceiro ideal para te assessorar neste e em outros temas que interferem no funcionamento do seu negócio.

Além de explicar aqui como melhorar o clima organizacional, nós também já abordamos a tributação do Simples Nacional e DEFIS.

Nós também estamos no Linkedin e Instagram. Acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Empreender não é tão fácil e encantador quanto parece, afinal,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top