Qual é o melhor certificado digital?

Qual O Melhor Certificado Digital - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Anda se perguntando qual é o melhor certificado digital? Pois saiba que existem vários tipos deles, e é preciso analisar bem as opções. Inclusive, eles têm compatibilidades e funções diferentes.

O certificado funciona como uma espécie de autenticação de pessoas e empresas para atestar assinaturas e proteger informações sensíveis no mundo virtual. Algumas operações empresariais só podem ser executadas mediante a instalação dele no computador.

Pela legislação atual, para emitir NF-e, empresas optantes pelos regimes Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional, desde que tenha mais de um funcionário neste último, precisam ter um certificado digital ativo.

Para que você consiga compreender melhor o assunto, vamos explicar aqui detalhes sobre os tipos de certificados disponíveis e outras informações essenciais.

Este conteúdo foi elaborado pela equipe da Aspecto Contabilidade. Atuamos na cidade de São Paulo e ajudamos milhares de empresas iguais a sua em diversos assuntos. Conheça aqui as nossas soluções!

O que é um certificado digital?

Antes de mostrar os detalhes para responder qual é o melhor certificado digital, vamos entendê-lo. De forma bem resumida, trata-se de uma tecnologia que usa a criptografia para enviar e receber informações. Ele é usado para autenticar assinaturas, proteger os dados transmitidos, garantindo a confidencialidade e integridade dos documentos.

O certificado digital foi instaurado por meio da Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001. Ele já está integrado ao dia a dia das empresas há muito tempo, mesmo assim nem todo mundo conhece as suas características.

Afinal, para que serve o certificado digital?

O certificado digital é uma tecnologia usada para identificar pessoas e empresas no meio online. Por meio dele, torna-se possível validar documentos e acessar informações restritas a um grupo. Com a identificação feita, você passa a ter acesso àquele dado.

Com a assinatura digital, os documentos online ganham validade jurídica. É algo que facilita muito os processos e não requer a assinatura física de várias informações.

Ele também pode servir para emitir e validar notas fiscais, dando credibilidade e segurança aos processos. Diante de tanta utilidade, muitas pessoas se questionam qual é o melhor certificado digital. Nós vamos ajudá-lo a entender esse assunto!

Existem vários tipos de certificados digitais para escolher

Vale dizer que um certificado digital é mais comum para empresas, mas pessoas físicas e também MEI podem obter suas assinaturas eletrônicas. Assim, será mais simples validar informações pela internet, inclusive as mais simples, como para fazer a Declaração Anual do Imposto de Renda.

A seguir, listamos algumas das opções disponíveis no mercado para você conhecer e ter mais facilidade de escolher qual é o melhor certificado digital para sua necessidade.

Certificado A1

O certificado digital A1 é uma opção que será instalada diretamente no seu computador. Isso quer dizer que você precisará instalá-lo várias vezes para usar em mais de um PC, pois ele não tem uma mídia externa para ser “transferido” de um lugar para outro.

Esse pode ser um incômodo para muita gente, já que não há mobilidade da assinatura. No entanto, o certificado A1 também é considerado mais seguro, exatamente por isso. Essa segurança surge pelo menor risco de ser roubado ou perdido. Só terá acesso ele quem estiver em seu computador.

A validade deste certificado digital é de 1 ano e, após esse período, é preciso se lembrar de renovar a assinatura. Do contrário, você perderá acesso e não conseguirá mais fazer os processos que precisam dele.

Um atrativo dessa opção é que ela é bem flexível. Então, você vai poder usá-la não apenas em computadores, mas também em dispositivos como tablets e smartphones. Basta que o aparelho seja compatível com o certificado.

Não é preciso digitar a senha de acesso sempre que for usar o certificado, pois ela vai ficar salva no dispositivo. Assim, o A1 tende a tornar os processos mais simples e rápidos na hora de usar a assinatura digital.

Se as suas exigências são atendidas de acordo com as características apresentadas, esse é o melhor certificado digital para você.

Certificado A3

Um certificado A3 é, talvez, um dos mais comuns, pois é aquele que tem uma mídia externa. Ou seja, você vai precisar de um token ou de um smart card para utilizá-lo. Neste caso, é preciso instalar a mídia no computador sempre que for usá-lo. Isso cria mobilidade para o dispositivo, mas também aumenta o risco dele ser perdido, roubado ou furtado.

Assim, é preciso ter atenção extra com o certificado, evitando esquecê-lo em algum lugar ou deixá-lo exposto demais.

Outra coisa que complica um pouco o A3 é que ele só pode ser usado em um dispositivo por vez. Afinal, é preciso que o token ou smart card esteja conectado na máquina. É bem diferente do A1 que, como comentamos, pode ser instalado em vários equipamentos ao mesmo tempo.

Em compensação, o certificado digital A3 tem período de validade maior, podendo durar até 5 anos até exigir a renovação. Para sua segurança, há uma senha de acesso, que precisa ser digitada sempre que o ele for usado.

Certificado Digital e-CPF e e-CNPJ

Se você ainda não sabe qual é o melhor certificado digital, precisa entender os detalhes sobre a opção e-CNPJ. Ele é uma opção híbrida que une o A1 ou o A3, se adaptando às necessidades de cada negócio ou pessoa física.

O cidadão comum também pode usar seu e-CPF no dia a dia, como para acessar sites oficiais. Por exemplo, os da Receita Federal do Brasil (RFB), eSocial e Conectividade Social.

Certificado Digital de tempo T3

Este tipo de certificado com a sigla T é recomendado para quem pretende atestar as informações assinadas a partir de uma determinada data. Isso impede que dados sejam modificados após a vigência, sem o consentimento de uma das partes. Ele é indicado para evitar fraudes.

Certificado Digital de sigilo – S1, S3 e S4

Se você pretende preservar o sigilo e confidencialidade das informações, o melhor certificado digital para isso é do tipo S. Ele criptografa os dados a partir da sua assinatura e só poderão ser acessados por quem tiver a permissão para isso. Ele é recomendado para evitar vazamento de contratos, por exemplo.

Qual é o melhor certificado digital para usar?

Agora que você já conhece as opções mais comuns, é hora de definir qual é o melhor certificado digital para o seu caso.

A resposta é simples: depende do que você quer fazer. Se pretende emitir muitos documentos fiscais, por exemplo, o tipo A1 deve ser mais vantajoso, pois é bastante flexível. Este também é o melhor caso tenha que instalá-lo em um servidor na nuvem. Se for participar de licitações e precisar preservar o sigilo da informação, o tipo S é interessante.

Agora, se o objetivo for economizar com o certificado digital e usá-lo poucas vezes ao dia, o A3 deve ser suficiente. E assim por diante. É preciso avaliar o que você precisa, e assim descobrirá qual é o melhor certificado digital para o seu caso.

Caso tenha mais dúvidas, consulte o seu escritório de contabilidade, a Junta Comercial da sua cidade ou o seu time de tecnologia.

A Aspecto Contabilidade também está no LinkedIn, siga nosso perfil e conte conosco para uma consultoria completa em gestão para sua empresa!

Veja também:

Como organizar a sua empresa?

Como fazer um contrato de sociedade?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dentista Pode Ser Mei - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Vai atender por conta própria? Descubra se o dentista pode ser MEI!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial que se colocou como oportunidade para autônomos e pequenos empresários saírem da informalidade e, ainda, terem os mesmos direitos e benefícios de pessoa jurídica. Entretanto, nem todas as ocupações podem aderir. Diante

O Que São Despesas Variáveis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são despesas variáveis? Entenda agora!

É difícil imaginar uma empresa que não se preocupe com as contas. Afinal, são elas que garantem o acesso a serviços, produtos e que o negócio possa continuar operando. Mesmo as que não são muito organizadas financeiramente, conseguem ter uma

Como Fazer A Distribuição De Lucros De Uma Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como fazer a distribuição de lucros de uma empresa?

Lidar com os números de um empreendimento, independentemente do tamanho, é um desafio. Não à toa, organizações de maior porte possuem equipes de profissionais dedicadas a cuidar de toda a parte financeira, entre contribuições tributárias, pagamento de contas e lucros.

O Que São Indicadores Financeiros - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que são indicadores financeiros?

Definir o quão bem-sucedida uma empresa é não é fácil. O significado de “sucesso” por si só já é bastante abstrato, dependendo de uma série de “poréns”. Dessa forma, pode-se concluir que é preciso fazer uma análise mais profunda dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Todo empreendedor, quando está iniciando suas atividades, é questionado sobre…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top