Como organizar a empresa?

Como Organizar A Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Na sua empresa, os funcionários iniciam e não terminam as atividades? Seus colaboradores se perdem no meio do processo? Existe atraso na entrega de tarefas? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, com certeza significa que seu negócio necessita de novos processos e rotinas.

Esses conceitos são responsáveis ​​por manter a harmonia entre os funcionários e garantir a boa entrega de produtos e serviços. Dessa forma, uma das maiores questões tanto de quem está iniciando no mercado quanto de quem já atua há um tempo é: como organizar a empresa e ter mais resultados?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70% das empresas interrompem as suas atividades antes de completar 10 anos de mercado. Mas afinal, qual seria a raiz desse problema?

Alguns empreendedores entram no mercado sem saber o básico sobre gestão e sobre como organizar uma empresa e, quando os problemas surgem, não conseguem arrumar a casa e acabam fechando as portas.

Pensando nisso, a Aspecto Contabilidade trouxe este artigo para te ajudar a organizar a sua empresa e ter sucesso no seu mercado.

Caso você ainda não saiba, a Aspecto Contabilidade está localizada na cidade de São Paulo e conta com um time experiente que irá te auxiliar na estruturação do seu negócio.

Acreditamos que uma empresa bem organizada se torna mais efetiva, competitiva e segura.

Você pode se interessar também por:

Áreas essenciais de uma empresa

Antes de começar a pensar sobre como organizar a empresa, é fundamental que você compreenda bem o seu funcionamento e áreas essenciais de um negócio.

Basicamente, as áreas essenciais de uma empresa são:

  • Administrativa: que é voltada para atividades diárias e burocráticas, como por exemplo, controles financeiros, fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, dentre outras atividades;
  • Recursos Humanos: que é voltado para as contratações, demissões, treinamentos, férias, advertências e outros;
  • Comercial: que está relacionado com o atendimento ao cliente, orçamentos, cadastro de fornecedores, controle de estoques e pós-venda;
  • Operacional: que cuida da execução dos serviços, linhas de produção e gerenciamento de processos.

A partir dessas áreas, todas as outras ações da empresa são organizadas e definidas, a fim de atender o cliente da melhor forma possível e satisfazer as suas necessidades.

Entretanto, para responder a dúvida sobre como organizar a empresa, é fundamental ter uma visão estratégica e da empresa como um todo, para identificar onde estão os problemas e resolver na origem deles.

Passo a passo para organizar a empresa

Lembre-se que para organizar sua empresa é importante compreender que não existe uma receita pronta ou uma fórmula mágica, mas é possível melhorar os seus processos em cada área.

A seguir, trouxemos alguns passos de como organizar a empresa e ter mais produtividade e agilidade em suas atividades.

Comunicação é essencial para as coisas fluírem

Um dos primeiros pontos que devem ser pensados ao organizar sua empresa é a comunicação, pois ela é a base de tudo, sejam orientações e até mesmo a melhoria dos processos.

Por isso, quanto mais direta, clara e assertiva for a sua comunicação com os seus colaboradores e clientes, melhor irá entender sobre onde você deve ajustar a sua empresa.

Assim, converse com os seus colaboradores, explique sobre as atividades, responsabilidades, funções e importância de cada um dentro da organização.

Mas, claro, tudo isso tem que ser feito de forma espontânea e não para coagir ou pressionar os seus colaboradores a trabalharem na pressão.

Tenha objetivos e metas bem definidos

A segunda dica de como organizar a empresa está relacionada aos objetivos e metas organizacionais, pois todas as ações são direcionadas para o alcance deles.

Dessa forma, quanto mais alinhado for o seu planejamento empresarial, mais clara será a visão do que deve ser feito, onde você deseja chegar e em quanto tempo determinou para conquistar o objetivo.

Vale lembrar que os objetivos e metas devem ser realistas e estar de acordo com a sua visão e valores, para que as ações ocorram da maneira correta.

Defina os papéis de cada colaborador

Outro detalhe que faz toda a diferença em como organizar a empresa são os papéis de cada colaborador nas rotinas diárias.

Para que os processos sigam bem, é necessário que cada um entenda a sua importância para a organização e saiba o que fazer no dia a dia para ter um norte de como trabalhar.

Por isso, quanto mais claro forem essas atribuições, melhores serão os resultados e o desempenho da sua empresa, já que cada pessoa conhece a sua função e seus limites dentro da organização.

Defina os seus processos

Um dos pontos mais importantes de como organizar a empresa são os processos internos e como eles são estruturados.

Conceitualmente, os processos são a base de todas as atividades de uma empresa, pois é por meio deles que as ações são executadas, gerando assim os resultados.

Para ter uma empresa organizada, é necessário ter em mente quais são os seus processos atuais, como eles influenciam no resultado final e quais os impactos de um cada na satisfação do cliente.

Sendo assim, se os seus processos estão desorganizados, você deve defini-los novamente, considerando as necessidades do cliente e delineando as responsabilidades de cada colaborador.

A tecnologia pode te ajudar a organizar os processos e melhorá-los continuamente, e tem crescido o número de empresas que adotam sistemas de gestão de negócio a fim de automatizar os trabalhos e reduzir custos com retrabalho.

Contudo, é importante lembrar que as mudanças devem ser acompanhadas, para verificar se o que foi planejado está sendo executado da maneira correta, trazendo assim os resultados desejados.

Além disso, as diversas formas de como organizar a empresa devem ser pensadas e adaptadas de acordo com as suas necessidades, pois cada organização é única em suas características, climas, objetivos e perspectivas.

Com grande experiência na atuação de contabilidade em São Paulo, a Aspecto também está no Instagram, siga nosso perfil e conte conosco para te fazer alcançar o sucesso em todos os ASPECTOs.

Se depois de ler aqui as informações sobre como organizar a empresa, você ficou com alguma dúvida, conte com a nossa ajuda. Entre em contato agora!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Obrigação deve ser enviada até 28 fevereiro por empresas e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top