Como organizar a empresa?

Como Organizar A Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Na sua empresa, os funcionários iniciam e não terminam as atividades? Seus colaboradores se perdem no meio do processo? Existe atraso na entrega de tarefas? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, com certeza significa que seu negócio necessita de novos processos e rotinas.

Esses conceitos são responsáveis ​​por manter a harmonia entre os funcionários e garantir a boa entrega de produtos e serviços. Dessa forma, uma das maiores questões tanto de quem está iniciando no mercado quanto de quem já atua há um tempo é: como organizar a empresa e ter mais resultados?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70% das empresas interrompem as suas atividades antes de completar 10 anos de mercado. Mas afinal, qual seria a raiz desse problema?

Alguns empreendedores entram no mercado sem saber o básico sobre gestão e sobre como organizar uma empresa e, quando os problemas surgem, não conseguem arrumar a casa e acabam fechando as portas.

Pensando nisso, a Aspecto Contabilidade trouxe este artigo para te ajudar a organizar a sua empresa e ter sucesso no seu mercado.

Caso você ainda não saiba, a Aspecto Contabilidade está localizada na cidade de São Paulo e conta com um time experiente que irá te auxiliar na estruturação do seu negócio.

Acreditamos que uma empresa bem organizada se torna mais efetiva, competitiva e segura.

Você pode se interessar também por:

Áreas essenciais de uma empresa

Antes de começar a pensar sobre como organizar a empresa, é fundamental que você compreenda bem o seu funcionamento e áreas essenciais de um negócio.

Basicamente, as áreas essenciais de uma empresa são:

  • Administrativa: que é voltada para atividades diárias e burocráticas, como por exemplo, controles financeiros, fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, dentre outras atividades;
  • Recursos Humanos: que é voltado para as contratações, demissões, treinamentos, férias, advertências e outros;
  • Comercial: que está relacionado com o atendimento ao cliente, orçamentos, cadastro de fornecedores, controle de estoques e pós-venda;
  • Operacional: que cuida da execução dos serviços, linhas de produção e gerenciamento de processos.

A partir dessas áreas, todas as outras ações da empresa são organizadas e definidas, a fim de atender o cliente da melhor forma possível e satisfazer as suas necessidades.

Entretanto, para responder a dúvida sobre como organizar a empresa, é fundamental ter uma visão estratégica e da empresa como um todo, para identificar onde estão os problemas e resolver na origem deles.

Passo a passo para organizar a empresa

Lembre-se que para organizar sua empresa é importante compreender que não existe uma receita pronta ou uma fórmula mágica, mas é possível melhorar os seus processos em cada área.

A seguir, trouxemos alguns passos de como organizar a empresa e ter mais produtividade e agilidade em suas atividades.

Comunicação é essencial para as coisas fluírem

Um dos primeiros pontos que devem ser pensados ao organizar sua empresa é a comunicação, pois ela é a base de tudo, sejam orientações e até mesmo a melhoria dos processos.

Por isso, quanto mais direta, clara e assertiva for a sua comunicação com os seus colaboradores e clientes, melhor irá entender sobre onde você deve ajustar a sua empresa.

Assim, converse com os seus colaboradores, explique sobre as atividades, responsabilidades, funções e importância de cada um dentro da organização.

Mas, claro, tudo isso tem que ser feito de forma espontânea e não para coagir ou pressionar os seus colaboradores a trabalharem na pressão.

Tenha objetivos e metas bem definidos

A segunda dica de como organizar a empresa está relacionada aos objetivos e metas organizacionais, pois todas as ações são direcionadas para o alcance deles.

Dessa forma, quanto mais alinhado for o seu planejamento empresarial, mais clara será a visão do que deve ser feito, onde você deseja chegar e em quanto tempo determinou para conquistar o objetivo.

Vale lembrar que os objetivos e metas devem ser realistas e estar de acordo com a sua visão e valores, para que as ações ocorram da maneira correta.

Defina os papéis de cada colaborador

Outro detalhe que faz toda a diferença em como organizar a empresa são os papéis de cada colaborador nas rotinas diárias.

Para que os processos sigam bem, é necessário que cada um entenda a sua importância para a organização e saiba o que fazer no dia a dia para ter um norte de como trabalhar.

Por isso, quanto mais claro forem essas atribuições, melhores serão os resultados e o desempenho da sua empresa, já que cada pessoa conhece a sua função e seus limites dentro da organização.

Defina os seus processos

Um dos pontos mais importantes de como organizar a empresa são os processos internos e como eles são estruturados.

Conceitualmente, os processos são a base de todas as atividades de uma empresa, pois é por meio deles que as ações são executadas, gerando assim os resultados.

Para ter uma empresa organizada, é necessário ter em mente quais são os seus processos atuais, como eles influenciam no resultado final e quais os impactos de um cada na satisfação do cliente.

Sendo assim, se os seus processos estão desorganizados, você deve defini-los novamente, considerando as necessidades do cliente e delineando as responsabilidades de cada colaborador.

A tecnologia pode te ajudar a organizar os processos e melhorá-los continuamente, e tem crescido o número de empresas que adotam sistemas de gestão de negócio a fim de automatizar os trabalhos e reduzir custos com retrabalho.

Contudo, é importante lembrar que as mudanças devem ser acompanhadas, para verificar se o que foi planejado está sendo executado da maneira correta, trazendo assim os resultados desejados.

Além disso, as diversas formas de como organizar a empresa devem ser pensadas e adaptadas de acordo com as suas necessidades, pois cada organização é única em suas características, climas, objetivos e perspectivas.

Com grande experiência na atuação de contabilidade em São Paulo, a Aspecto também está no Instagram, siga nosso perfil e conte conosco para te fazer alcançar o sucesso em todos os ASPECTOs.

Se depois de ler aqui as informações sobre como organizar a empresa, você ficou com alguma dúvida, conte com a nossa ajuda. Entre em contato agora!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Obrigação deve ser enviada até 28 fevereiro por empresas e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top