Como elaborar um plano de ação para minha empresa?

Como elaborar um plano de ação para minha empresa

Compartilhe nas redes!

Todo empreendedor, quando está iniciando suas atividades, é questionado sobre os objetivos de seu negócio. Saiba que além de facilitar o acompanhamento da evolução da empresa, este tipo de mapeamento é um item indispensável, pois será a base para saber se as ações estão sendo feitas. Portanto, se você não sabe como elaborar um plano de ação para minha empresa, vamos te ajudar!

O plano de ação é uma ferramenta essencial para saber quais as etapas que serão seguidas no negócio, o que se espera de resultado e o que precisa ser feito para que ele seja alcançado. Se você não sabe o que quer, dificilmente poderá medir o sucesso ou fracasso.

No entanto, muitos empreendedores não têm o conhecimento sobre a importância deste documento, sendo esta uma das razões para o fechamento de empresas em seus primeiros anos de vida. Se seu negócio funciona hoje sem um plano de ação, é hora de rever essa estratégia e criar o seu, o quanto antes.

Se você chegou aqui a este conteúdo por não saber como elaborar um plano de ação para minha empresa, fique tranquilo, pois vamos te orientar. Além disso, você pode contar com uma consultoria especializada da Aspecto Contabilidade para mapear os seus objetivos, avaliar as questões fiscais e administrativas. Venha conhecer nossas soluções!

Afinal, o que é o plano de ação?

O plano de ação é um tipo de documento (na maioria das vezes uma planilha), onde são armazenadas as informações sobre as atividades que serão desenvolvidas. Muitos o conhecem pelo nome em inglês (Business Plan), um arquivo padronizado que ajudará a medir aquilo que é feito, estabelecer novos investimentos ou ajustes.

Geralmente, o material deve listar todas as tarefas que serão desenvolvidas, pela gestão e pelos demais funcionários, sempre focando no resultado final de cada ação. O plano de negócio faz um diagnóstico do cenário atual e projeta a evolução da empresa em um, dois, cinco anos, e o que deve ser feito para que as metas sejam alcançadas.

Em suma, ele compõe as ações que cada setor da empresa deve tomar, no intuito de alterar níveis de desempenho rumo à meta projetada. Por isso, o plano de atividade normalmente é integrado ao planejamento estratégico.

Por que o plano de ação é importante para a empresa?

Se chegou aqui na pesquisa para saber como elaborar um plano de ação para minha empresa, certamente você deve ter percebido a importância desse documento. Contudo, mesmo que alguém tenha te falado sobre ele, vale reforçar aqui novamente.

Basicamente, o plano de ação contém cronogramas, tarefas específicas, metas e todos os elementos que vão conduzir o seu negócio. Muitas empresas atualizam este documento após cada ano fiscal para que ele represente a realidade.

Entre as principais contribuições do plano de ação, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de gastos;
  • Melhoria da reputação;
  • Resolução de falhas;
  • Personalização conforme a empresa.

Ou seja, a maior importância dele é ajudar a auditar se as decisões foram as melhores e quais medidas devem ser tomadas para que as metas sejam alcançadas. Trata-se de um documento de apoio para a administração. Com isso, você pode otimizar os processos internos.

Qual metodologia usar em meu plano de ação?

Antes de te ensinar como elaborar um plano de ação para minha empresa, é importante mencionar que existem diferentes metodologias para realizar o planejamento do seu negócio.

Entretanto, antes de apresentá-las, é importante saber os elementos que elas possuem:

  1. Objetivo geral;
  2. Metas;
  3. Ações e tarefas;
  4. Início e prazo para conclusão de cada tarefa;
  5. Recursos financeiros;
  6. Responsáveis pelas ações;
  7. Escopo das atividades;
  8. Riscos das ações;
  9. Planos de contingência.

Com estes elementos em mente, é hora de conhecer as metodologias envolvidas na elaboração do plano de ação. Assim, é necessário uma avaliação de qual se encaixa no perfil da sua empresa.

5W2H

A metodologia 5W2H é composta de sete perguntas que vão guiar o desenvolvimento das atividades, ou seja, a elaboração do planejamento da empresa. Confira abaixo, quais são elas:

  • What (o que);
  • Why (por que);
  • Where (onde);
  • Who (quem);
  • When (quando);
  • How (como);
  • How much (quanto).

Funciona como um mapeamento das atividades. Em outras palavras, um check list de tudo que será feito, quem está envolvido, os recursos necessários e o prazo. O objetivo desta metodologia é otimizar os processos.

Por isso, normalmente é usado na manutenção de equipamentos, ajustes ou criação de processos, resolução de falhas, gestão de conformidades e aumento da produtividade.

Diagrama de Ishikawa

Consiste no diagrama de causa e efeito, relacionando um resultado não esperado ao que levou a isso. Assim, ele organiza, resume e identifica possíveis causas que levaram a uma consequência específica. Logo, é uma das metodologias mais empregadas para elaborar o plano de ação.

Uma das características do Diagrama de Ishikawa é o desenho da espinha de peixe. Isso porque ela é o problema central, enquanto as ramificações são os aspectos que levaram a ela.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é o Plan – Do – Check – Act, traduzido como “planejar, fazer, checar e agir”. Ao compreender como elaborar um plano de ação para minha empresa, saiba que algumas das metodologias empregadas na elaboração dele, de modo geral, é a relação de gestão aos quatro passos que compõem o seu nome.

O objetivo maior do Ciclo PDCA é utilizar o plano de ação do negócio na organização das tarefas. Consequentemente, o gestor terá recursos estratégicos que vão favorecer a correção dos erros de percurso.

Como elaborar um plano de ação para minha empresa?

Após escolher a metodologia mais adequada, o próximo passo é saber como elaborar um plano de ação para minha empresa. Nesse sentido, siga os passos a seguir:

  1. Definir objetivos a partir da missão, visão e valores da empresa;
  2. Estruturar metas que considerem os conceitos de especificidade, mensuração, alcance, relevância e temporalidade;
  3. Listar as tarefas a serem executadas;
  4. Estabelecer prazos;
  5. Delegar funções;
  6. Visualizar o plano de trabalho;
  7. Prever crises e situações de riscos;
  8. Monitorar resultados.

O planejamento e controle de atividades é fundamental para a otimização dos processos. Por isso, além de aprender como elaborar um plano de ação para minha empresa, é essencial incorporá-lo no dia a dia e monitorar a evolução dos trabalhos.

Este tipo de orientação pode ser obtida diretamente em uma unidade do Sebrae perto de você. É possível também contar com a consultoria de uma contabilidade de confiança para assessorá-lo!

Agora que aprendeu como elaborar o plano de ação para seu negócio, conte com o auxílio da Aspecto Contabilidade em questões fiscais e administrativas. Somos o parceiro ideal para te ajudar a alcançar o sucesso. Entre em contato para saber mais!

Neste artigo, apresentamos informações importantes para atender a sua busca de como elaborar um plano de ação para sua empresa. Veja também como migrar de MEI para microempresa!

Nós também estamos no Linkedin e Instagram. Acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Buscar dicas para empreender com pouco dinheiro é uma forma…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top