Pessoas que estão iniciando no mundo do empreendedorismo geralmente se perguntam “como organizar financeiramente a empresa?”. Isso ocorre, na maioria das vezes, por não ter uma separação entre as despesas pessoais e as contas do seu negócio. Nesse caso, ter o controle financeiro é essencial para manter o seu estabelecimento saudável.
A saúde financeira de uma empresa é a alma do seu negócio. Portanto, saber organizar as finanças dela é fundamental para manter o sistema empresarial funcionando e conquistar bons frutos.
Nesse sentido, caso as despesas do seu negócio começarem a aumentar e ele acabar ficando no vermelho, é essencial que você tome decisões mais urgentes. Já que uma empresa sem controle financeiro pode acabar quebrando a qualquer momento.
Pensando nisso, aqui Aspecto Contabilidade vamos te explicar como organizar financeiramente a empresa. Sendo assim, continue a leitura do texto para descobrir todos os detalhes!
Veja também: Como criar um logo para empresa
Se você busca por uma contabilidade em São Paulo para te ajudar e cuidar das questões financeiras da sua empresa, saiba que a Aspecto Contabilidade tem um time experiente que pode ser o parceiro ideal para deixar o seu negócio saudável.
Índice
Qual é a importância da organização financeira?
Antes de começar a pensar em como organizar financeiramente a empresa, saiba que ter as contas em dia é o alicerce de qualquer negócio, a gestão de todos os recursos precisa ser feita cuidadosamente e com um propósito.
E sendo a base da companhia, o financeiro não pode ficar no vermelho, já que o endividamento e desequilíbrios das contas podem virar uma bola de neve e levar até a falência da organização. E não é o que queremos!
Uma empresa só poderá crescer se você descobrir como organizá-la financeiramente. Pois assim, ela terá dinheiro para investir em novas áreas, pagar as contas de seus funcionários e visar novos objetivos.
Dicas de como organizar financeiramente a empresa
Veja as dicas que vão te auxiliar no processo de tomar as rédeas da sua empresa e começar a cuidar do financeiro até que ele fique saudável como deveria ser.
Monte um planejamento anual
Junto do planejamento anual, você deve fazer a definição do orçamento referente ao ano. Ou seja, todo o dinheiro que vai ser destinado em prol da companhia, para onde ele irá, com quais objetivos, entre outros.
Já no planejamento será definido o quanto se espera obter como lucro ao final do ano, o que será feito para alcançar esses objetivos, além de estar atento a novas oportunidades, já que é necessário estar de olho no mercado para entender como realmente inovar.
Não misture despesas pessoais e empresariais
Um erro muito comum e digamos até “matador” dos empresários de primeira viagem, que não sabem como organizar financeiramente a empresa, é misturar as despesas da vida pessoal e empresarial. Isso é muito grave e pode fazer um mal gigantesco para a saúde financeira.
Isso porque você pode acabar gastando mais do que devia, seja com o seu dinheiro ou com o da empresa. Nesse caso você ficaria sem o saldo para pagar as contas básicas do negócio.
Controle o estoque
Ter muitos produtos na sua despensa não é um bom sinal, tampouco ter poucos.
No primeiro caso, isso significa que você aplicou muito dinheiro em pouco tempo e, se os itens forem perecíveis, podem estragar. E caso não tenha o suficiente pode perder vendas por causa da falta de estoque.
Por isso, mantenha o olho bem aberto e um controle rígido sobre esse aspecto da sua empresa, independente do porte dela.
Use ferramentas tecnológicas
Nós temos muito mais facilidades do que antigamente e, por isso, podemos usar a tecnologia no caminho de como organizar financeiramente a empresa.
Para isso, pesquise diferentes softwares, sites e programas que podem ser o seu braço direito quando o assunto é comandar uma empresa.
Existem diversas ferramentas que auxiliam no monitoramento do fluxo de caixa, organização do setor financeiro, projeções, controle de custos e entradas, além de possuírem muitas outras funções.
Tenha uma reserva de emergência
Até mesmo na vida pessoal nós devemos ter uma reserva de emergência. E isso se torna ainda mais necessário quando falamos de empresas.
A reserva pode servir para investimentos, salvar a companhia de crises, situações inesperadas ou até mesmo para auxiliar no cumprimento de objetivos futuros.
Tenha um fluxo de caixa
O fluxo de caixa auxilia na preservação da saúde financeira de uma empresa, nele conterá todos os pagamentos, recebimentos, despesas previstas, custos variáveis ou fixos. Ele é como a máquina do tempo do seu negócio.
Isso porque é possível fazer uma rápida avaliação de como estava no passado e quais são as projeções futuras. E falando novamente de inovações tecnológicas, existem algumas que podem auxiliar na criação do fluxo de caixa.
Defina o capital de giro
O capital de giro é todo o recurso que a empresa tem para se manter, ou seja, para seu estoque, funcionários, fornecedores, impostos e outros custos de operação. Por isso, é essencial que você saiba como organizar financeiramente a empresa.
Além disso, ele é o primeiro passo a se tomar quando se abre uma empresa, já que é necessário calcular qual seria a quantia necessária para que o seu negócio se sustente em um primeiro momento, depende de cada negócio e tamanho, mas geralmente 3 meses de capital de giro é um valor razoável.
Evite se endividar
Neste caso, a dica é quase autoexplicativa, não é? Mas muitas pessoas acabam deixando para pagar a conta depois. Entretanto, isso pode resultar em um atraso nos pagamentos que geram juros.
Então, sempre que possível, pague suas contas em dia para que não tenha que sofrer muito com os custos e juros. Siga as dicas da Aspecto Contabilidade de como organizar financeiramente a empresa e você terá grandes mudanças positivas em seu negócio.
Agora que você também sabe quais são as dicas, está pronto para dar o primeiro passo em direção ao seu negócio sustentável e rentável, não é? Caso tenha alguma dúvida, conte com a nossa ajuda. Entre em contato agora!
A Aspecto Contabilidade também está no LinkedIn, siga nosso perfil e conte conosco para te fazer alcançar o sucesso em todos os ASPECTOs.
Leia também: Como alterar CNAE na Receita Federal?