Quais são os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes?

Tipos De Empresas Ou Sociedades Empresariais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Quando pensamos em abrir um negócio, nos prendemos aos tipos mais comuns de empresas. No Brasil, entre os mais conhecidos estão os modelos individuais e até formas de sociedade simples ou limitada. Entretanto, além desses mais comuns, existem muitos outros formatos de companhias no país.

Nesse sentido, é importante que você conheça quais são os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes.

Uma das coisas que vale levar em consideração é que os sócios não necessitam ter partes iguais dentro da companhia. Ou seja, cada participante pode ter porcentagens distintas de participação na empresa. Aquele que tiver maior percentual do negócio será o sócio-proprietário.

Pensando nisso, a Aspecto Contabilidade preparou esse post para ajudá-lo a entender todos os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes, facilitando a escolha do melhor caminho para iniciar o seu negócio.

Se essa sua pesquisa tem relação com a abertura de um novo negócio, conte com toda a expertise da Aspecto Contabilidade em assuntos fiscais e outras especialidades para que você possa focar no desenvolvimento da empresa.

Tipos de sociedade empresarial

Segundo o boletim do segundo quadrimestre de 2021, emitido pelo Ministério da Economia, cerca de 1.420.782 empresas foram abertas nesse período.

Desse total, 214 mil são Sociedades Limitadas, 35 mil são Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada e 5.442 são Sociedade Anônima. Mas afinal, o que são esses negócios e como eles funcionam?

Saiba todos os detalhes sobre cada um destes modelos empresariais a seguir.

Sociedade Simples

Um dos primeiros negócios que aparecem quando buscamos sobre quais os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes são os de modelo simples.

De modo geral, uma Sociedade Simples é aquela que é composta por especialistas que têm atividades profissionais semelhantes, executando-as de forma conjunta em um espaço.

Normalmente, é celebrado um contrato de sociedade e há a necessidade de um registro de classe, como é o caso dos corretores de imóvel, advogados, psicólogos, dentre outras profissões.

Assim, para formalizar essa sociedade, não se faz necessário o registro na Junta Comercial, apenas o registro no cartório e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

Sociedade Limitada

Esta é outra modalidade de negócios que é bastante comum quando falamos sobre quais os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes.

Nesse sentido, as sociedades limitadas são caracterizadas pela participação ou o investimento financeiro por parte de todos os sócios, podendo conter vários acionistas.

Contudo, para organizar todos os acionistas, cotas e participações é necessário haver o contrato de sociedade, o qual descreve todas as obrigações, direitos e deveres dos sócios e um deles será definido como o administrador do negócio.

Além disso, a sociedade limitada deve ser registrada na Junta Comercial, tal como deve conter a sigla LTDA em sua razão social.

Sociedade em Nome Coletivo

Como o próprio nome já diz, a sociedade em nome coletivo parte do princípio de que todos os acionistas ou membros da empresa são responsáveis pelas dívidas do negócio em questão.

Sendo assim, o Código Civil traz em seu artigo 1039 que somente pessoas físicas podem tomar parte em um negócio coletivo, e tal como a sociedade limitada, as obrigações devem estar claras no contrato social.

Sociedade em Comandita Simples

Muito comum quando tratamos dos tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes é a sociedade em comandita simples.

Esta sociedade é composta pelos comanditários e os comanditados, onde os primeiros não compõem o quadro da negócio, enquanto os outros podem fazer parte da empresa e assumir funções.

Além disso, os comanditados ainda têm a responsabilidade de cuidar do capital social da empresa e todos os aspectos dessas sociedades estão claros no contrato social, o qual rege e limite a ação dos sócios em todos os sentidos.

Sociedade em Comandita por Ações

Dentre os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes, não devemos esquecer a sociedade em comandita por ações.

Este modelo de negócio é caracterizado pela divisão do capital social em cotas, e a principal diferença dela para a sociedade anônima é que apenas os sócios administradores, ou ainda, os diretores, possuem responsabilidades ilimitadas.

Sociedade Anônima

E por falar em sociedade anônima, este é um dos tipos de empresas mais populares aqui no Brasil, sendo a mais conhecida dentre todas as outras.

A sociedade anônima também divide o seu capital social por cotas, podendo ser formada por 02 (dois) ou mais sócios. Além disso, esse modelo pode ter o seu capital aberto ou fechado.

No caso do capital aberto, as ações ficam disponíveis para a compra na Bolsa de Valores, enquanto nas sociedades de capital fechado não é possível negociar as cotas de maneira externa.

Sociedade Cooperativa

Outro negócio que é bastante comum quando estudamos os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes são as sociedades cooperativas.

Neste tipo de companhia, é necessário que haja, pelo menos, 20 pessoas para compor o negócio, que pode ter responsabilidade limitada ou ilimitada, e este detalhe sempre está previsto no contrato social.

Sociedade em Conta de Participações

A sociedade em conta de participações é formada por 02 (dois) ou mais sócios e atua exclusivamente no comércio.

Esse tipo de empresa tem como figura principal o gerente, o qual geralmente não possui nenhuma formalidade.

Sociedade de Advogados ou atividades profissionais

Por último, mas não menos importante, temos como uma das empresas existentes a sociedade de advogados ou de profissionais que possuam atividades regulamentadas, como: advogados, contadores, engenheiros, etc.

Contudo, para formar este tipo de empresa, é necessário seguir o Estatuto da OAB ou o modelo de cada Conselho de classe, tal como registrar os atos na seccional de atuação do seu negócio.

Neste estudo sobre os tipos de empresa, é importante compreender como elas funcionam, para assim escolher qual a melhor forma para o seu negócio.

Entretanto, caso você ainda tenha dificuldades acerca dos tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes, é importante contar com a consultoria da Aspecto Contabilidade. Nossa equipe está disponível para te assessorar nesse momento tão importante para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo!

A Aspecto Contabilidade também está no LinkedIn, siga nosso perfil e conte conosco para uma consultoria completa em gestão para sua empresa!

Além de descobrir aqui quais são os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes, quero te convidar a ler outro artigo interessante em que explicamos como fechar uma empresa na Receita Federal.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Imposto Retido Na Fonte - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o Imposto Retido na Fonte?

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais tributa empresas no mundo? De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nosso país ficou na frente de outras 109 nações, perdendo somente

Como Calcular O Csll No Lucro Presumido - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o CSLL no Lucro Presumido?

Ficar em dia com as obrigações fiscais de uma empresa não é uma tarefa fácil. Não à toa, organizações de porte médio ou grande possuem setores especificamente dedicados à lidar com essas atividades, garantindo que a fatia do leão seja

O Que é Sócio Majoritário - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é sócio majoritário? Elimine suas dúvidas!

Por trás de qualquer empresa existem pessoas. Quando estamos desempenhando o papel de cliente é fácil nos esquecermos disso, mas o “outro lado” é bastante real. Todas as decisões que levam ao sucesso ou ao fracasso de um negócio são

Como Funciona A Dissolução De Sociedade Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a dissolução de sociedade empresarial?

Segundo informações registradas no boletim do Mapa de Empresas, publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o Brasil conta com quase 20 milhões de empresas ativas. O aumento desses números está relacionado com uma série

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Manter uma empresa em dia não é uma tarefa fácil,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top