Qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial?

Qual A Importância Da Contabilidade Para A Gestão Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Você já deve ter acompanhado um fluxo grande de fechamento de empresas. Dados do IBGE apontam que quase 50% dos CNPJs encerram suas atividades antes de cinco anos. Isso acontece por diversos fatores, mas principalmente pela falta de um plano de negócios e de conhecimento administrativo.

Ao observar esses números, é possível entender qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial, principalmente na separação das contas PF e PJ no início do projeto. É muito comum confundir as contas bancárias e mexer no fluxo de caixa da empresa para quitar pendências pessoais, justamente pela falta de experiência administrativa.

Além disso, por não ter um acompanhamento claro das despesas fixas e variáveis, a tomada de decisão não é assertiva. A soma desses fatores é a receita para fechar uma empresa. Isso acontece, principalmente, entre as pequenas e médias que não usam a contabilidade para a gestão empresarial.

Se não bastasse esses fatores acima, os diversos modelos de enquadramento das empresas trazem uma necessidade de organização para quitação dos tributos, aprovação em laudos e certificações. Quando o empresário negligencia estas tarefas, pode ter dores de cabeça com a fiscalização, multas e muitas outras complicações.

Para que você não se perca na administração do negócio, entenda aqui neste post a importância da contabilidade para a gestão empresarial e saiba que pode contar com a Aspecto Contábil. Somos o parceiro ideal para te ajudar neste assunto!

Qual é a importância da contabilidade em um negócio?

Você precisa entender que a contabilidade para a gestão empresarial vai muito além do que um processo burocrático para organizar números. Um dos fatos que torna esta atividade primordial é que ela ajuda a cumprir as exigências legais.

É preciso recolher impostos, pagar encargos e manter as contas em ordem. Esses processos são administrados e garantem que não haverá irregularidades. Logo, empresas que cumprem com a determinação não terão problemas legais que poderiam levar a perdas financeiras com multas.

Outro fator de importância da contabilidade para a gestão empresarial é que ela é capaz de demonstrar a realidade da empresa por meio de números. Com este tipo de auditoria, é possível saber se a organização está saudável ou se passará por dificuldades no curto prazo.

Entenda que é praticamente inviável para qualquer organização se manter sem um bom trabalho de contabilidade. Este setor ajuda a ter dados para tomar as melhores decisões e cuida para que as obrigações fiscais sejam cumpridas.

Quais são os benefícios de integrar a contabilidade à gestão empresarial

Não há dúvida da importância da contabilidade para a gestão empresarial. Os benefícios começam a ficar ainda mais evidentes quando podem ser percebidos. Eles podem ir muito além do papel e refletem no cotidiano do negócio.

Ter controle dos dados

Quando a contabilidade é realizada corretamente, os dados não apresentam erros. É possível confiar neles para saber como andam as finanças da empresa e sua situação real.

Dominar os dados do negócio te permite focar no que realmente é relevante. Por exemplo, se existe caixa, é possível fazer novos investimentos e ampliar os resultados.

Em um mundo em que a concorrência é muito acirrada, administrar sem uma visão clara do negócio é um grande erro e este pode ser fatal. Ou seja, para garantir o futuro da sua empresa, implemente já a contabilidade para apoiar a gestão empresarial.

Analisar os investimentos

Em toda operação, a empresa espera algum tipo de retorno. Seja ele no capital humano para oferecer produtos melhores, seja em divulgação para atrair novos clientes.

Logo, conhecendo os números da empresa, é possível avaliar se o investimento feito foi assertivo ou não. Desta forma, é possível manter aquilo que está funcionando bem e mudar o que deu errado

A diversificação de investimentos pode ser feita tanto em ativos externos quanto internos. E quanto maior o número deles, mais rigoroso precisa ser esse controle.

Ganhar rentabilidade

Sabendo o que dá lucro e onde investir, é possível potencializar os ganhos. Os gestores saberão como fazer para que os valores se multipliquem enquanto corrigem falhas.

Ou seja, é possível entender a importância da contabilidade para a gestão empresarial para aumentar a lucratividade dos negócios. Desta forma, é possível destinar melhor os recursos e colher os benefícios desta ação.

A contabilidade ajuda a ter previsibilidade. Sem necessidade de rever os investimentos com urgência ou movimentar valores para cobrir despesas extras, fica mais fácil administrar a empresa e focar em áreas que são mais relevantes.

Otimização dos processos

Ao monitorar de perto todos os dados da sua organização, é possível saber em quais situações a demanda é maior, o lucro é maior e também é possível identificar os prejuízos. Logo, você pode solicitar estudos para melhorar algum processo que o faça perder dinheiro.

Com este olhar estratégico, você pode perceber que um produto x que tem menor custo operacional é o que tem maior demanda e que poderia ter uma produção ampliada. Da mesma forma, poderá interromper algo que tem dado prejuízo por muito tempo.

É assim que as grandes empresas inovam e melhoram os seus processos internos, com apoio de uma auditoria contábil ativa.

É possível fazer gestão empresarial sem a contabilidade?

Analisando as vantagens, fica fácil perceber a importância da contabilidade para a gestão empresarial e que ela só traz ganhos. Negligenciar essa atividade pode comprometer a saúde do negócio!

Se dentro da organização não existe alguém ou um setor responsável pela gestão das contas, a solução é recorrer a uma contabilidade de confiança. Ela vai fornecer as informações essenciais para você tomar as decisões mais importantes para sua empresa.

Essa é uma decisão importante para que a sua empresa cresça e fique longe das estatísticas do IBGE. Podemos te ajudar a transformar metas em resultados concretos!

Conte com a consultoria da Aspecto Contabilidade para auditar a sua empresa e tomar as melhores decisões. Entre em contato agora mesmo!

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram, siga nosso perfil e conte conosco para conseguir a melhor performance de sua marca diante do mercado!

Depois de entender aqui qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial, queremos te convidar a ler também:

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
No universo do empreendedorismo, muitas dúvidas surgem em relação a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top