O que é planejamento empresarial?

O Que é Planejamento Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Muito se fala em estratégia, modelos de negócios de planos de ação e diversas etapas que o empresário precisa ficar atento em sua empresa. Estes processos fazem parte do planejamento empresarial que ajuda a guiar as decisões mais importantes.

De maneira bem simples, o planejamento empresarial serve como uma espécie de mapa da empresa, que traz as ações a serem realizadas com base nos resultados esperados. Ele é um guia que ajuda a tirar as coisas da teoria e orienta a operação.

Por ser uma ferramenta muito importante na gestão dos negócios, vamos explicar aqui o que é planejamento empresarial e mais detalhes para que você possa implementá-lo em sua empresa. Os benefícios serão percebidos em médio e longo prazos.

Se essa for a sua primeira visita ao blog da Aspecto Contabilidade, saiba que somos o parceiro ideal para alavancar a sua empresa. Temos uma equipe altamente qualificada para te orientar nas decisões mais importantes. Conheça nossas soluções!

Saiba o que é o planejamento empresarial

Conceitualmente, o planejamento empresarial pode ser entendido como uma das ferramentas utilizadas tanto para identificar os cenários atuais quanto para definir os futuros caminhos a serem percorridos. Ele atua como um guia operacional para guiar a gestão sobre os objetivos da empresa.

Contudo, é importante destacar que o planejamento empresarial, independente da área em que ele será aplicado ou empresa, deve ser pensado de forma estratégica, considerando a organização como um todo. Ou seja, ele deve representar uma engrenagem em que cada setor contribuirá para o todo.

Quais são os tipos de planejamento empresarial?

Ao entender o que é planejamento empresarial, saiba que o administrador pode usar um dos três tipos que existem de acordo com a sua necessidade: o estratégico, o tático e o operacional. A seguir, falaremos com detalhes sobre cada um deles.

Planejamento empresarial Estratégico

O primeiro tipo de planejamento empresarial é o estratégico, que tem como principal característica a visão de longo prazo, focada no futuro da empresa e em como ela pode ser melhor e mais competitiva.

Aqui, são muito comuns os conceitos de qualidade, competitividade, diferenciação e estratégia. Além disso, o planejamento estratégico é focado na identificação de cenários na empresa, tal como a missão, visão e valores empresariais e nos objetivos organizacionais, que são pautados em todos estes aspectos.

Inclusive, existe uma ferramenta muito popular no mundo empresarial para realizar o planejamento empresarial, que é a Análise SWOT.

Por si só, a Análise SWOT mapeia o cenário atual da empresa, considerando os fatores internos e externos à organização, a fim de compreender onde estão os pontos fortes e fracos, tal como as oportunidades de mercado e ameaças que a organização pode enfrentar.

Ao considerar todos esses itens, é criado um plano de ação, definindo onde a empresa está e onde ela deseja chegar. O planejamento empresarial estratégico deve mapear os caminhos disponíveis para realizar esta transformação e em quanto tempo será possível alcançar os objetivos, e claro, o sucesso organizacional.

Planejamento empresarial Tático

Já o planejamento tático é aquele que faz a intermediação entre a alta direção e as pessoas que executam diretamente o trabalho. Desta forma, baseado no estratégico, ele definirá as metas e objetivos de cada setor, contribuindo para que a empresa alcance os resultados principais.

Comumente, o planejamento tático é elaborado a médio prazo, além de contar com o gerenciamento de todos os departamentos para garantir o alcance dos objetivos.

Planejamento empresarial Operacional

Por fim, temos o planejamento operacional, que tem como principal característica a visão de curto prazo e resultados imediatos. Assim, fazem parte dele as ações voltadas para os ajustes de rotina, procedimentos que devem ser seguidos para tornar a empresa mais rápida. Nesta etapa, o uso da tecnologia é recomendado.

Aqui, o papel do planejamento é dar apoio e promover um melhor fluxo de trabalho, sempre focado na melhoria das atividades internas. Por exemplo, atendimentos telefônicos, modelos de documentos, dentre outros.

Como fazer um bom planejamento empresarial?

Sabendo o que é planejamento empresarial e quais os tipos que existem, chega a hora de colocar este conhecimento em prática. Mas antes de tudo, é importante dizer que não existe uma receita pronta para cada negócio, pois cada um possui as suas características e modos de funcionamento.

Porém, as dicas a seguir podem ser aplicadas em quaisquer empresas, ramos e tamanhos de negócio, e para isso, basta adaptá-las.

Identifique a área que precisa de aplicação do planejamento

Uma das primeiras dicas para fazer um bom planejamento empresarial é identificar a área ou o tipo de plano que será feito. Criar um macro demanda muito tempo, mas usar a ferramenta em um único setor é algo mais prático e permite avaliar como a organização se comporta.

Portanto, pense em qual tipo de planejamento é o essencial para a sua empresa, para assim seguir para as próximas fases.

Entretanto, é importante ressaltar que se você deseja resultados a longo prazo, mas que sejam transformadores, a melhor opção é escolher o planejamento estratégico. Caso contrário, o operacional será efetivo.

Defina sua missão, visão e valor

Não basta apenas entender o que é planejamento empresarial e o modelo que será usado, é importante fazer um estudo macro do seu negócio. Esta fase é muito importante para que você saiba quem é a sua empresa, onde ela está, onde deseja chegar e quais os valores que os seus clientes irão receber em cada produto ou serviço prestado.

Basicamente, a definição de cada um dos itens é a seguinte:

  • Missão: razão pela qual a sua empresa existe. Por que foi fundada? Qual é o propósito?
  • Visão: onde a sua empresa deseja chegar, principalmente quando comparada à concorrência e ao mercado atual.
  • Valores: aquilo que você demonstra em suas ações. Por exemplo: transparência, alta qualidade, diversidade e respeito, dentre outros.

Aplique o plano de ação

Sabendo quem você é, chegou o momento de definir as ações, metas e objetivos. No caso do planejamento estratégico, é necessário aplicar a Análise SWOT e elaborar um plano de ação.

Se a demanda for imediata, pule a análise e já vá para o plano de ação.

Porém, é importante dizer que todos os planejamentos empresariais devem conter os seguintes aspectos:

  • Ação a ser tomada;
  • Responsável pela ação;
  • Prazo para a realização da ação.

E claro, para que o planejamento empresarial tenha resultados, é essencial aplicá-lo e acompanhar as ações, verificando se o que foi definido foi executado de fato, alcançando assim a efetividade. Por isso, toda a gestão deve estar envolvida neste trabalho.

Conseguiu compreender o que é planejamento empresarial e a sua importância para os negócios? Se precisar de apoio nesta etapa, nós vamos ajudá-lo. Entre em contato com a nossa equipe!

Ao fazer um mapa do cenário atual e estabelecer as metas para o futuro, ficará mais fácil focar nas coisas essenciais para a sua empresa crescer. Pense nisso!

Nós também estamos no Linkedin e Instagram. Acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Depois de explicar o que é planejamento empresarial, queremos convidá-lo a ler:

Como alterar o CNAE na Receita Federal?

É possível ter dois CNPJs em um único CPF?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abrir uma empresa é uma iniciativa corajosa, mas exige enfrentar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top