Quais são os tipos de planejamento tributário?

Quais São Os Tipos De Planejamento Tributário - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Organizar as finanças de uma empresa não é uma tarefa fácil. Diversos fatores estão associados aqui, desde gastos com obtenção de materiais e serviços até o cumprimento das obrigações fiscais. Um bom empreendedor mantém um controle rigoroso dos números do negócio.

Isso é especialmente necessário porque as obrigações tributárias cobradas de empresas no Brasil são numerosas e complexas. Mesmo sem intenção, é possível se esquecer de alguma delas, o que resulta em multas, prejuízos econômicos e transtornos de toda ordem.

Conhecer quais são os tipos de planejamento tributário torna-se obrigatório para uma eficiente organização financeira. Este tipo de acompanhamento permitirá, inclusive, adotar alguma estratégia de desoneração, caso seja possível.

Neste sentido, é essencial que você tenha em sua organização um profissional responsável pela contabilidade do negócio ou uma contabilidade de confiança capaz de muni-lo de informações valiosas para decidir os próximos passos da sua empresa.

Pensando nisso, nesse texto vamos falar um pouco sobre esse assunto, explicando quais são os principais tipos de planejamentos tributários em empresas e quando eles devem ser aplicados. Boa leitura!

Entenda o que é planejamento tributário

Não existe como escapar do leão. Qualquer empresa brasileira que queira atuar dentro da legalidade precisa cumprir obrigações tributárias, o que inclui pagar impostos. Os tipos de tributos dependem de uma série de fatores associados com a natureza do negócio e o seu faturamento.

O planejamento tributário está inserido nesse contexto. Ele tem como principal objetivo manter um bom controle das obrigações requeridas de uma organização para, a partir dessas informações, descobrir como gastar menos dentro das possibilidades da lei.

Ou seja, o responsável pelo planejamento tributário é a pessoa (idealmente um contador) que estuda as finanças de uma empresa e avalia opções para reduzir o valor destinado ao pagamento de impostos. Tudo é feito dentro do que a lei permite!

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Existem três principais tipos de planejamento tributário associados com empresas: o operacional, o estratégico e o tátil. Cada um deles possui características distintas e é usado em uma etapa diferente, respeitando uma hierarquia de operações.

Saber detalhadamente sobre cada um deles é necessário para o sucesso de qualquer organização. Apesar da responsabilidade dos números recair sobre os contadores, a tomada de decisões deve vir daqueles que estão no controle da empresa.

Planejamento tributário operacional

Operacional é o planejamento ligado com o cotidiano de uma empresa e as responsabilidades fiscais básicas. Todas as obrigações estão de acordo com a lei? Quais são os tributos que devem ser pagos? Quais são os seus prazos?

O foco deste tipo de planejamento tributário é uma boa estruturação e execução de elementos, sem se preocupar com as decisões maiores. Por conta disso, ele existe com uma função essencial, mas secundária, se atendo às decisões tomadas nos dois outros.

Uma organização eficiente nesse tipo de planejamento inclui o pagamento de tributos em datas previstas e a entrega de documentos necessários quando solicitados pelos órgãos, a fim de manter as atividades da empresa correndo sem transtornos.

Planejamento tributário estratégico

O mais complexo dos três tipos de planejamento tributário, é dentro do estratégico que se encontra boa parte dos conceitos mencionados nos parágrafos introdutórios deste texto. É aqui que são tomadas as decisões que afetarão as operações de uma empresa.

Tudo começa com a escolha do regime tributário (ou seja, a forma como uma empresa paga seus impostos), o qual será escolhido de acordo com o que mais beneficiar o negócio. Por sua natureza de decisão, ele é feito por gestores e contadores experientes, em conjunto.

O planejamento tributário estratégico pensa a longo prazo, no que vai ser melhor para o futuro. Por consequência, é levada em conta a identidade da empresa, sua visão e como tudo isso pode ser beneficiado por uma eficiente alocação de recursos financeiros.

Naturalmente, o planejamento estratégico ocorre antes do operacional, sendo quem determinará como este será realizado. Por meio de conhecimentos tributários, ele considera fatores externos e internos e está constantemente sendo revisado pela equipe de contabilidade.

Planejamento tributário tático

O terceiro e último tipo, o planejamento tributário tático existe como a parte “do meio”, fazendo a ligação entre o operacional e o estratégico. Apesar da sua posição, ele não é menos importante do que os outros, exercendo papel fundamental para que todos funcionem.

No planejamento tributário tático, coloca-se em prática decisões tomadas no estratégico, mas com um foco a médio prazo. Por meio dele, pega-se o que foi decidido antes e aplica-se na prática dentro de cada setor de uma empresa. O foco continua sendo sempre nos tributos.

Por estar voltado para departamentos específicos dentro de uma organização, o planejamento tributário tático requer conhecimentos diversificados. Se o estratégico possui uma importância “macro”, aqui o valor está nos detalhes e em como eles são executados.

As obrigações fiscais não precisam ser inimigas de um negócio. Diante do olhar atento do fisco, um bom contador é capaz de obter os melhores resultados possíveis para a organização sem precisar recorrer a nenhum tipo de recurso ilegal para isto.

Dessa forma, é imprescindível não ignorar a importância de uma boa gestão financeira e dos profissionais responsáveis por fazê-la. Estude a respeito dos tipos de planejamento tributário e aplique aquele que mais se adequa para cada etapa.

Se preferir, entre em contato com o nosso time de atendimento. Aqui a Aspecto Contabilidade temos um time altamente capacitado no assunto e vamos lhe orientar da melhor forma possível.

Vamos cuidar de toda a parte burocrática da sua empresa, isso lhe permitirá focar em outras atividades essenciais!

Além de ler aqui alguns detalhes sobre os diversos tipos de planejamento tributário, veja outros conteúdos que preparamos:

O que é planejamento sucessório?

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Se você é empresário, com certeza precisa saber o que…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top