Entenda o que é um cartão corporativo e como funciona

O Que é Um Cartão Corporativo - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Se você é empresário, com certeza precisa saber o que é um cartão corporativo. Isso porque  saber do que se trata, para quem é destinado e como utilizá-lo é primordial para não incorrer em gastos desnecessários e até não permitidos.

Primeiro, é preciso entender que o cartão corporativo é destinado, como o próprio nome já fala, a empresas. Isso inclui tanto os sócios-proprietários como colaboradores de confiança, especialmente aqueles com funções vinculadas a compras.

O cartão corporativo é usado tanto na administração privada quanto na pública. Sendo assim, vamos te ajudar a tirar dúvidas e saber usá-lo de maneira correta.

Você está no blog da Aspecto Contabilidade, uma empresa que assessora empresários em diversos temas do negócio, desburocratizando a sua atuação. Caso precise de ajuda especializada, pode contar conosco!

O que é um cartão corporativo?

Em suma, ele é um cartão de crédito ou débito destinado para gastos exclusivos de uma empresa privada ou órgão público. Isso significa que tudo creditado ou debitado por meio dele deve ser destinado à organização.

Então quem pode usar o cartão corporativo? Nas empresas privadas, isso depende da política interna, mas normalmente ele é endereçado aos sócios e funcionários com cargos que demandam compras ou gastos funcionais.

Já na administração pública, ele costuma ser contratado no nome do gestor (como um secretário de estado, por exemplo), diretores ou superintendentes cujo cargo exija compras ou contratações.

Os titulares podem usar esse cartão para compras de insumos e produtos, bem como viagens a trabalho. Ele facilita a gestão financeira de forma considerável e, por isso, é importante saber o que é um cartão corporativo e também como pode contratá-lo.

Para que serve o cartão corporativo?

O cartão corporativo, de forma geral, facilita os gastos da empresa ou organização. Os titulares podem usá-lo para as seguintes finalidades:

  • Pagamento de serviços terceirizados;
  • Reposição de estoque;
  • Compras de insumos e produtos;
  • Viagens corporativas (diárias de hospedagem, despesas com alimentação e transporte);
  • Compra de materiais de escritório e construção.

É importante ter em mente que seu uso deve ser responsável e estar de acordo com as despesas e gastos da empresa e controlado pela contabilidade para que ele cumpra sua função.

Sempre que houver dúvidas, entre em contato com o seu escritório de contabilidade para que os contadores possam instruí-lo sobre o uso correto desse cartão.

Quais são as vantagens do cartão corporativo?

Saber apenas o que é um cartão corporativo, sem conhecer suas vantagens, de nada adianta. Por isso vamos entrar nesse tópico tão importante.

Afinal, se não houver algum ponto positivo, para que ter um em sua empresa, não é mesmo? Mas há vantagens sim e vamos falar um pouco sobre elas.

A primeira é a facilidade para conferir os gastos, pois substitui notas fiscais e comprovantes que, inclusive, podem se perder. As despesas são todas lançadas em uma só fatura. Além disso, centraliza as compras, o que facilita a conciliação contábil, o planejamento e o controle financeiro.

Ademais, os próprios gastos durante viagens a trabalho são facilitados, uma vez que dispensa notas e comprovantes.

No caso das empresas públicas, ele agiliza a compra de materiais urgentes, desde que respeitando as leis de responsabilidade. Isso porque o cartão permite gastos específicos e, também, um limite para cada um.

Como funciona o cartão corporativo?

O cartão corporativo, assim como qualquer outro, tem anuidade, limite e contrato para modalidade nacional ou internacional.

Sua diferença para o cartão empresarial é ser destinado a organizações de faturamento maior, o que permite:

  • Mais prazo para pagar a fatura;
  • Planos especiais de benefícios;
  • Isenção de redução de taxas.

Conheça os tipos de cartões corporativos

Depois de entender melhor o que é um cartão corporativo, vamos ver quais são os tipos disponíveis para que você possa fazer a melhor escolha para sua empresa.

Veja como funciona cada um e qual pode ser mais vantajoso para suas necessidades.

Cartão corporativo pré-pago (débito)

Funciona como um cartão de débito para pessoa física. Na opção pré-paga, a empresa faz uma espécie de recarga, delimitando os gastos por colaborador.

É indicado, por exemplo, para despesas fixas, o que permite maior personalização.

Cartão corporativo pós-pago (crédito)

Já o cartão pós-pago, ou crédito, também tem limite de gastos, porém, a fatura é paga após o vencimento.

Ainda que a empresa também possa determinar o que pode ou não ser gasto, exige auditoria quando a fatura chegar para averiguar se tudo segue as regras estabelecidas.

Como contratar um cartão corporativo?

O cartão corporativo pode ser contratado por empresas de qualquer tamanho, ou seja, de pequeno, médio e grande porte. Para isso, é necessário ter a conta jurídica, pois ele só é feito pelo CNPJ.

Além disso, é necessário que a conta seja aberta em uma instituição que ofereça o cartão corporativo e não o empresarial.

Antes de fazer a contratação, converse com o seu contador de confiança e receba uma orientação profissional sobre o seu uso, regras e limites. Isso vai lhe ajudar a estabelecer um padrão de uso e evitar dores de cabeça no futuro.

A partir daí, é interessante também saber como controlar seu uso. Por exemplo:

  • Contratar uma plataforma para gestão de reembolso das despesas;
  • Estabelecer limites de gastos;
  • Não permitir saques com o cartão corporativo;
  • Criar políticas internas que estabeleçam os gastos com ele;
  • Definir titulares para o cartão;
  • Fiscalizar seu uso mediante o comprovante das necessidades de cada um.

Agora que você sabe o que é um cartão corporativo, pode avaliar se a ferramenta vale ou não para sua empresa. Se for um gestor público, conheça as leis que regulam o uso no seu município ou estado.

E se precisar de ajuda para administrar o seu negócio, conte com os trabalhos do nosso escritório de contabilidade. Vamos cuidar de toda a parte burocrática da sua empresa, isso lhe permitirá focar em outras atividades essenciais!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O segredo para economizar impostos

Se você está em busca do segredo para economizar impostos, saiba que ele está diretamente ligado ao planejamento tributário e financeiro do seu negócio. 🔍💼 Um bom planejamento nessa área pode representar uma significativa economia para a sua empresa, garantindo

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Organização de empresas para atuar no Brasil

Organizar uma empresa para atuar no Brasil envolve diversas etapas e considerações legais, fiscais e operacionais. Aqui estão alguns pontos importantes para ter em mente ao planejar a estruturação de uma empresa no país: 1. Escolha do Tipo de Empresa

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dificuldades de empreender no Brasil

Empreender no Brasil pode ser desafiador devido a uma série de fatores econômicos, regulatórios e sociais. Aqui estão algumas das principais dificuldades que os empreendedores enfrentam no país: 1. **Burocracia Excessiva**: O Brasil é conhecido por sua carga burocrática pesada.

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe para que serve uma Auditoria?

🔍 A auditoria é um processo de verificação e análise das demonstrações financeiras, registros contábeis e procedimentos internos de uma empresa. Seu objetivo principal é garantir a precisão e a confiabilidade das informações financeiras, bem como identificar possíveis irregularidades, fraudes

Postagem Agosto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quem é obrigado a emitir Nota Fiscal ?

Se você tem um negócio, é importante entender suas obrigações fiscais para evitar problemas com o fisco. 💡📊 A nota fiscal não é apenas um documento de venda; ela é um registro legal e obrigatório para várias transações comerciais. 📝✅

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Assuntos relacionados com a contabilidade do negócio costumam parecer extremamente…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top