Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável pelos seus lucros e, consequentemente, o sucesso da organização.

Existem diferentes objetivos que levam pessoas a empreender, mas ganhar dinheiro, com certeza, está associado a eles. Por mais altruísta que seja a sua visão, nenhuma empresa se sustenta sem que exista um balanço positivo entre os ganhos e os custos.

O lucro é obtido quando o valor que você gasta para oferecer um produto ou serviço é inferior ao que irá receber por ele. E é aí que chegamos a uma importante questão: como saber qual preço cobrar por um bem ou serviço?

Precificar o que oferece pode ser uma tarefa desafiadora. Não importa se o seu negócio envolve vender produtos de beleza ou oferecer consultoria financeira: a linha do valor “justo” é tênue.

Para que não existam mais dúvidas sobre este assunto, nós da Aspecto Contabilidade elaboramos este artigo para lhe orientar. Boa leitura!

7 dicas sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço

São vários os métodos e ferramentas que você pode utilizar para descobrir como precificar um produto ou serviço. Embora seja impossível estabelecer parâmetros únicos aplicáveis para todas as possibilidades, alguns princípios permanecem os mesmos.

Por isso, nessa lista abaixo apresentaremos sete dicas que vão ajudá-lo a calcular o preço do que você oferece!

1 – Organize os seus gastos

Se você tem dúvidas de como calcular o preço de venda de um produto ou serviço, tudo começa aqui. O primeiro passo é saber o quanto gasta para produzir.

Produtos e serviços diferentes terão gastos associados variados, por isso é importante sempre ter tudo anotado.

Se você lida com produtos, precisa considerar, por exemplo, matéria-prima, gastos de produção e fixos, mão de obra etc. Com serviços, os custos são um pouco diferentes e subjetivos, mas eles também podem e devem ser registrados.

2 – Faça uma pesquisa de mercado

Mesmo o mais inovador dos negócios terá algum equivalente existente no mercado. Por isso, observar a maneira como empresas que oferecem itens semelhantes precificam é um passo importante na hora de saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço.

O mais indicado é realizar uma pesquisa de mercado. Observe os valores cobrados pelos concorrentes e leve-os em consideração na hora de fazer a sua precificação.

Um “porém” importante é que essa pesquisa não pode ser a sua etapa final. Isso porque – embora você saiba o quanto outros cobram -, não sabe o quanto gastam. Se tiver uma empresa menor, por exemplo, provavelmente terá proporcionalmente mais custos.

3 – Não ignore a existência dos tributos

Obrigações fiscais fazem parte de qualquer negócio. Seja você um empresário ou profissional autônomo, a fatia do leão sempre é cobrada. Os valores dependem de uma série de critérios, mas os impostos existem para todo tipo de produtos e serviços.

Quanto estiver considerando os seus gastos, mantenha os custos dos tributos entre eles. Essa tarefa vai ser diferente para profissionais autônomos e empresários de diferentes categorias, então é necessário prestar bastante atenção na hora de fazer as contas para saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço.

4 – Considere a mão de obra

Outro gasto associado importante é a mão de obra. Embora seja o principal fator quando falamos sobre oferecer serviços, ele também existe na produção de bens. Independente do tamanho, a sua empresa precisará de colaboradores.

Se você é um profissional autônomo, considere as etapas que te capacitaram a oferecer aquele serviço. De maneira geral, quanto mais tempo e esforço investiu, maior deverá ser o valor cobrado pelo serviço que irá prestar.

5 – Descubra a sua margem de lucro

Que você e a sua empresa precisam obter lucros não é necessário dizer. A verdadeira pergunta então é: quais serão esses valores?

Essa pergunta é extremamente importante para saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço porque uma empresa ou profissional obterão diferentes valores, dependendo de uma série de fatores como reconhecimento da marca ou do trabalho, experiência, qualidade etc.

6 – Aprenda com a prática

É importante começar dizendo que o objetivo dessa dica não é incentivar que se “chutem” valores. Todos os passos anteriores são necessários para se chegar neste. Você só colocará na prática aquilo sobre o qual pesquisou e tem as melhores chances de funcionar.

Baseado na pesquisa de mercado e na consideração de todos os valores associados ao seu produto ou serviço, você irá estabelecer um valor X. Ótimo! Agora, coloque-o no mercado e observe como as coisas irão seguir.

Se você tiver feito tudo direitinho, provavelmente não terá muitas surpresas. A partir disso, perceba o que funciona e o que pode ser aprimorado na hora de fazer o seu cálculo. Isto é: se deve cobrar mais ou menos, pois já saberá como calcular o preço de venda de um produto ou serviço.

7 – Utilize ferramentas ao seu dispor

Estimar o preço “correto” de um item é algo necessário para qualquer negócio ou profissional. Com isso, podemos concluir que esse caminho que você está percorrendo agora já foi feito por outros antes.

Ferramentas como planilhas eletrônicas e calculadoras específicas existem e devem ser utilizadas para aprimorar o seu negócio e trabalho.

Acima de tudo, o mais importante na hora de fazer todos esses cálculos é a atenção. Com uma boa pesquisa de mercado, organização e o auxílio de ferramentas e profissionais especializados, você terá maiores chances de ser bem-sucedido em sua empreitada.

E então, ficou claro como calcular o preço de venda de um produto ou serviço? Ainda tem alguma dúvida? E qual dica acha que funciona melhor para o seu negócio?

Caso precise, nós temos uma equipe profissional que vai ajudá-lo a entender os diversos regimes tributários, o CNAE ideal para o tipo de produto/ serviço que você vai ofertar e ainda temos uma consultoria que fará um planejamento empresarial para que a sua empresa prospere. Fale com o nosso time!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top