Como funciona a previdência privada empresarial?

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou.

Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade. Os colaboradores estão em busca dela para que possam ter um complemento de renda quando se aposentarem.

Apesar de existir há bastante tempo, a previdência privada ainda é um assunto desconhecido para muitos. Então, aproveite para entender como ela funciona e tirar suas dúvidas neste artigo elaborado pela Aspecto Contabilidade!

Entenda como funciona a previdência privada empresarial

Antes de falar sobre isso, é preciso entender melhor o que ela é. Esse é um plano de previdência que as empresas disponibilizam a seus colaboradores como um benefício corporativo e também um investimento de médio e longo prazo.

No Brasil, essa prática ainda é tímida e atinge menos de 10% das organizações, mas tende a crescer.

A previdência privada empresarial não possui nenhuma ligação com o governo, sendo um acordo entre empregado e empregador. Trata-se de um fundo que visa garantir a saúde financeira do trabalhador.

Vamos explicar agora como funciona a previdência privada empresarial: este é um fundo previdenciário formado por um aporte financeiro realizado pelo empregador e empregado.

O colaborador contribui com uma porcentagem de seu salário todos os meses. A empresa investe o mesmo valor. O percentual pode variar de acordo com a renda e o que foi determinado entre as partes.

Há casos em que apenas o empregado contribui com os valores. A empresa apenas viabiliza esse processo.

Como é feito o resgate?

Depois de entender melhor como funciona a previdência privada empresarial, deve-se pensar no resgate desta aplicação. Existe o período de arrecadação, ou seja, os meses em que os valores são depositados e depois disso pode ser feito o resgate.

Os valores depositados pelos funcionários podem ser resgatados a qualquer momento. É preciso apenas respeitar o período de carência, que costuma ser superior a 60 dias a contar do aporte.

Se precisar de um valor de emergência, ele pode ser retirado, apesar do objetivo da previdência privada não ser esse.

Já os valores de contribuição da empresa têm um processo de resgate diferente. Ele depende da contratação que foi realizada com o trabalhador e estabelece prazos mais longos, que são sempre superiores a 5 anos.

No caso de rescisão de contrato, o valor depositado pela instituição poderá ser resgatado. As regras de vesting são definidas pelas empresas e visam reduzir o turnover.

Por exemplo, se o profissional sair da organização em até 5 anos, poderá resgatar até 50% do valor. Se permanecer na empresa por 10 anos ou mais, poderá sacar 100% da contribuição.

Quais são os tipos de previdência privada empresarial?

Já que você chegou aqui para entender como funciona a previdência privada empresarial, é importante que saiba que existem diferentes tipos dela. Veja os detalhes abaixo!

Previdência empresarial aberta

Esse é o tipo de previdência oferecido pelas seguradoras que qualquer pessoa ou empresa tem acesso e se divide em dois.

O VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) permite acumular os valores e rendimentos. No momento do saque, a cobrança de impostos incide apenas sobre os ganhos.

No PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) há a possibilidade de dedução no Imposto de Renda. Entretanto, no momento do resgate o IR incidirá sobre o valor total, investimento mais rendimentos.

Previdência empresarial fechada

Esse é um fundo criado pela empresa para atender apenas a seus colaboradores.

Ele também pode fazer parte dos fundos multipatrocinados, no qual o plano fechado inclui mais de uma instituição.

Previdência empresarial averbada

O plano é facilitado pela organização, porém, ela não contribui com ele. Será apenas uma averbadora que trará benefícios ao colaborador.

Previdência empresarial instituída

É nessa situação que empresa e colaborador contribuem, podendo ser de forma igualitária. Vale ressaltar que as regras desse fundo de previdência privada são definidas pela organização.

Quais as vantagens da previdência privada?

Sabendo como funciona a previdência privada empresarial, há quem pense que ela traz benefícios apenas para os colaboradores. As organizações também ganham, pois dessa forma se tornam um local mais atrativo para trabalhar. As pessoas querem benefícios para usar no futuro.

Além disso, o gestor consegue disponibilizar benefícios que motivam o funcionário. Dessa forma, todos se dedicam ao trabalho e se tornam produtivos.

Outro ponto importante para saber como funciona a previdência privada empresarial é entender que ela ajuda na redução do turnover. Principalmente quando há contribuição da organização com o fundo e regras para resgate, as pessoas tendem a ficar na empresa para aproveitar ao máximo os valores.

Os colaboradores a veem de uma outra forma. Essa é uma maneira de juntar dinheiro para o futuro, ajudando quem não consegue poupar por conta própria.

As preocupações financeiras reduzem, pois, sabem que em caso de emergência terá um valor para utilizar. Por fim, os trabalhadores terão recursos financeiros para usar na aposentadoria. Esse poderá ser um complemento de renda ou a realização de algum sonho.

Conhecer como funciona a previdência privada empresarial ajuda a planejar o futuro dos colaboradores, sendo este um diferencial competitivo para sua organização ao reter bons talentos.

E se, após ler aqui como funciona a previdência privada empresarial, você tiver interesse em implementá-la em sua empresa, nosso conselho é que busque orientação profissional. Somos uma contabilidade em São Paulo e teremos o maior prazer em ajudá-lo. Fale com o nosso time!

Veja ainda:

Quais são os tipos de empresas ou sociedades empresariais existentes?

Como melhorar o clima organizacional?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Se você é empresário ou está pensando em se tornar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top