Qual é a importância da medicina do trabalho?

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema.

É fato que as empresas precisam se preocupar com o seu negócio, mas isso inclui saber cuidar da saúde dos trabalhadores. O capital humano exige cuidado, assim como a manutenção de talentos e a redução do turnover.

Cada dia que um funcionário fica ausente impacta na produtividade e reduz as chances de alcançar as metas planejadas. Fora este aspecto, existe a possibilidade de gastos com a reposição e outras questões legais, o que poderia ser evitado com um trabalho preventivo, focado na saúde de todos.

E é exatamente por isso que vamos falar mais sobre a importância da medicina do trabalho neste artigo, criado pela equipe da Aspecto Contabilidade, e de que maneira ela contribui com o crescimento da sua empresa. Vamos lá?

O que é a medicina do trabalho?

Também chamada de medicina ocupacional, essa área focada na saúde do trabalhador surgiu após a 2ª Guerra Mundial em países industrializados, como nos Estados Unidos da América.

Naquela época, as atividades industriais colocavam em risco a saúde dos empregados. Movimentos sociais passaram a se preocupar com a integridade dos profissionais e nesse momento surgiu a medicina do trabalho.

Podemos dizer qual é a importância da medicina do trabalho quando olhamos para seu papel. Ela deve promover a saúde dos funcionários dentro e fora do ambiente da empresa.

Algumas de suas preocupações são avaliar os riscos ambientais na organização e como eles impactam as pessoas. Deve-se realizar esforços para minimizar os problemas encontrados e, desta forma, preservar a saúde de todos.

A atuação da medicina do trabalho deve ser, preferencialmente, de maneira preventiva, cuidando da saúde e bem-estar. Para isso, ela segue uma série de normas trabalhistas que atendem a legislação.

O que faz o médico do trabalho?

Boa parte da atuação dessa área é realizada pelo médico do trabalho em parceria com outros profissionais, como enfermeiros, RH, etc. e é importante você saber disso para entender qual é a importância da medicina do trabalho.

O profissional de saúde deve avaliar as condições de trabalho e identificar riscos para que estes sejam eliminados. Cabe ao médico realizar os exames, como os admissionais e demissionais. Com eles é possível ter um panorama do estado atual do trabalhador e entender se ele está apto a exercer a função ou não.

No caso de desligamento, é preciso identificar se ele não sofreu nenhum prejuízo em decorrência das atividades laborais.

Outro exame realizado é o periódico, feito de tempos em tempos para avaliar a saúde do colaborador e saber se existe algum risco. Dependendo da atividade e perigos envolvidos, a frequência dele pode ser diferente.

Entenda a importância da medicina do trabalho

A medicina ocupacional é valiosa tanto para o empregado como para o empregador. Destacaremos algumas destas vantagens!

Cuidar da saúde do trabalhador

O cuidado com o trabalhador é essencial, afinal, sem ele uma empresa não produz. O acompanhamento das pessoas deve ser feito desde o momento em que elas ingressam na companhia até a sua saída.

Isso permite avaliar a saúde e saber se possuem condição de exercer uma determinada atividade. Possibilita também a identificação de problemas no início para que seja feita a tratativa adequada.

Adequar as normas de segurança e saúde

Sem que haja o esforço da medicina do trabalho, dificilmente a empresa cumprirá com todas as leis. A organização deve oferecer um ambiente adequado para que sejam realizadas as atividades e boas condições para isso.

A medicina do trabalho consegue fazer essa avaliação e ajustar se alguma coisa não estiver de acordo com as normas.

Redução de acidentes

Com todos os padrões de segurança e preservação da saúde do trabalhador, as chances de acidente diminuem. Isso acontece porque os riscos podem ser eliminados.

Medidas simples podem reduzir drasticamente os indicadores de acidentes. Isso está diretamente relacionado ao aumento da segurança e, consequentemente, menos afastamentos do trabalho.

Proporcionar um ambiente mais agradável

Um móvel quebrado, condições de temperaturas inadequadas e outros itens são verificações que cabem a essa área. Qual é a importância da medicina do trabalho nesse aspecto?

Garantir que tudo esteja em boas condições. Por exemplo, uma cadeira sem encosto possivelmente causará desconforto e seu uso contínuo pode trazer problemas de saúde.

Ao cuidar de alguns pontos, o ambiente se torna mais agradável e saudável. As pessoas conseguem trabalhar melhor e isso aumenta a motivação e o clima organizacional.

Aumentar a produtividade

Quando o trabalhador percebe que existe uma preocupação com o seu bem-estar, ele fica mais motivado. Ou seja, terá condições de realizar suas tarefas da melhor maneira, sem que seja interrompido com dores ou problemas estruturais que afetam sua saúde.

Consequentemente, consegue manter o seu foco nas atividades e isso o motiva. O ganho na produtividade é um desdobramento do cuidado com o bem-estar.

Evitar problemas jurídicos

Como dito, existem leis que determinam as condições adequadas de trabalho e devem ser seguidas.

Quando a empresa não entende qual é a importância da medicina do trabalho, isso não acontece, e podem ser feitas denúncias contra a organização. Se uma fiscalização detectar que elas procedem, a companhia pode ser multada e ter suas atividades interrompidas.

Outro ponto é que se um trabalhador se acidentar por falta de cuidado por parte da empresa, pode processá-la. Ele pode pedir indenização pelo dano sofrido e isso custar caro.

São diversos problemas jurídicos que podem ser evitados. Isso reforça a importância da medicina do trabalho e a necessidade de aplicar as medidas necessárias para evita essa situação.

Conhecer essa relevância é essencial a todos os gestores, pois, muitas vezes as decisões partem deles. São eles que dão os primeiros passos para garantir que se cuide da saúde ocupacional e que os trabalhadores tenham um ambiente adequado para exercer suas atividades.

Você chegou até aqui? Saiba que somos a Aspecto Contabilidade e ajudamos os nossos clientes em diversas necessidades na gestão do negócio. Conheça nossas soluções e venha falar com nossos consultores, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Veja também:

Como fazer o parcelamento do Simples Nacional?

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top