Como funciona a abertura de empresa para médicos?

Como Funciona A Abertura De Empresa Para Médicos - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Qualquer profissional, independente da área, pode abrir uma empresa. Os motivos para isso são variados, mas a motivação geralmente envolve atuar de maneira autônoma. Ter um negócio legal acarretará algumas obrigações e burocracias, mas também segurança e confiabilidade.

Existem diferenças em todo esse processo, de acordo com a sua atuação. Embora algumas etapas sejam semelhantes, outras são específicas. Se você é um profissional da saúde, entender como funciona a abertura de empresa para médicos pode facilitar a sua vida. É justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Neste artigo você saberá o que precisa para realizar esse processo, como ele deve ser feito e como funciona a lei neste caso.

Este texto faz parte de um especial criado pela Aspecto Contabilidade para orientar pequenos empreendedores sobre as fases de formalização de um negócio. Já explicamos aqui o que é a consulta de viabilidade, as vantagens de ser MEI, os tipos de sociedade que existem e até se pode ou não ter duas empresas em um mesmo CPF. Boa leitura!

O que é necessário para um médico abrir uma empresa?

Começando pelo aspecto mais básico de todos: o que é preciso para um profissional da área médica abrir a própria empresa? Ser formado, é claro, e em seguida ter registro no Conselho Regional de Medicina (o conhecido CRM).

Médicos são considerados profissionais liberais, o que significa que, depois de formados, podem escolher a forma com a qual irão trabalhar.

As principais opções são o regime CLT (ser contratado por uma instituição privada ou órgão público), a prestação de serviços de maneira autônoma ou a abertura de um consultório próprio (individual ou em sociedade, mas vamos falar sobre isso mais abaixo ao explicar como funciona a abertura de empresa para médicos).

Como profissional autônomo, o médico pode prestar serviço para uma instituição ou para pessoas físicas.

As três categorias possuem muitas diferenças, prós e contras. Embora profissionais autônomos e aqueles que têm uma empresa compartilhem alguns aspectos, as peculiaridades das duas opções existem especialmente na forma de tributação e pagamento de impostos.

Como funciona a abertura de empresa para médicos?

Os tipos mais comuns de empresas para médicos são a Sociedade Simples Pura, Sociedade Simples LTDA, Sociedade Empresarial LTDA e a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), modalidade que substituiu a antiga EIRELI.

Se você é médico, saiba que o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é essencial para qualquer trabalho fora do regime CLT. Depois de conhecer os requisitos de cada modalidade, as atividades econômicas que serão desenvolvidas, será a hora de buscar a formalização da sua empresa.

Em qual área da medicina pretende atuar? Você vai ter sócios ou abrir o negócio sozinho?  Responder essas questões antes de formalizar a sua decisão é extremamente importante. É recomendado também, se possível, buscar a ajuda de um profissional da área de contabilidade na abertura da sua empresa.

Este tipo de orientação especializada lhe ajudará na consulta de viabilidade e enquadramentos que possam gerar uma menor carga tributária. Caso contrário, sem entender como funciona a abertura de empresa para médicos, você pode perder tempo com questões burocráticas e com a falta de compreensão sobre assuntos fiscais.

Com as primeiras perguntas respondidas, outras surgem. Primeiro: qual será o porte da sua empresa? Você pode ter uma Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa de Médio Porte, por exemplo. Existem diferenças entre elas, é claro.

Em seguida, é necessário também escolher um regime de tributação, que pode ser o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Veja que, ao buscar informações sobre como funciona a abertura de empresa para médicos, o assunto é bem complexo e não ter familiaridade com ele pode tornar o processo bem mais difícil, não é mesmo? Mas não se preocupe que vamos falar um pouco mais sobre esse tema.

Aspectos técnicos da abertura de uma empresa por médicos

Até 2019, médicos só podiam abrir empresas realizando uma sociedade com outros profissionais. Nos últimos anos, porém, isso não é mais necessário. Se você quer formalizar um negócio, saiba que o seu primeiro passo será fazer um registro de contrato e da organização com a Junta Comercial do seu estado e com o Conselho Regional de Medicina.

Também será preciso fazer um registro no Cartório de Pessoa Jurídica, a fim de liberar o seu CNPJ médico. Depois de superada estas etapas, será o momento de acionar a Receita Federal e a prefeitura para conseguir o alvará de funcionamento e demais cadastros obrigatórios.

Benefícios da abertura de uma empresa

Abrir uma empresa acarreta encargos, e isso não é diferente para os médicos. Na verdade, esses profissionais têm algumas obrigações a mais, como a responsabilidade técnica e a obrigação acessória da Declaração de Serviços Médicos (DMED).

Apesar disso, os benefícios de saber como funciona a abertura de empresa para médicos (e colocar em prática) também são numerosos, como a possibilidade de emitir notas fiscais (algo pedido por muitos clientes) e conseguir linhas de crédito com condições especiais.

Empresas gozam de privilégios financeiros consideráveis, especialmente na hora de conseguir financiamentos e empréstimos.

Por fim, a abertura de uma empresa aumentará a sua confiabilidade como profissional médico, além de lhe permitir uma rentabilidade muito maior do que a que teria se estivesse atuando somente de maneira autônoma ou sob o regime CLT.

Se a medicina é a sua área de atuação e você tem pretensões de trabalhar por conta própria, entender como funciona a abertura de empresa para médicos é a melhor escolha. Como você pode ver neste artigo, o processo é relativamente simples e irá trazer benefícios únicos para a sua carreira.

Porém, assim como vários assuntos especializados como tecnologia e contrato de aluguel, talvez seja mais interessante que você tenha um escritório de contabilidade cuidando de toda a parte burocrática. Isso lhe permitirá focar naquilo que domina: a saúde dos pacientes. Pense nisso!

Caso precise de ajuda especializada, pode contar com os trabalhos da Aspecto Contabilidade! Nós também estamos no Linkedin.

Você viu aqui como funciona a abertura de empresa para médicos. Além deste tema, já explicamos também como é feita a migração de MEI para microempresa e mostramos algumas dicas de como empreender com pouco dinheiro.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abrir uma empresa é uma iniciativa que requer uma série…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top